Geral
Campanha SOS Acre é lançada pelo MPAC em parceria com TJAC
O Acre encontra-se em situação de emergência devido ao agravamento da pandemia do coronavírus, surto de dengue, enchentes, além da crise migratória. Diante desse cenário, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realiza a campanha ‘SOS Acre’, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre, para ajudar as famílias atingidas.
A campanha ganhou força nas redes sociais neste sábado, 20, a partir da mobilização liderada pela acreana, Gleici Damasceno e o jornalista Rene Silva, coordenador do Voz das Comunidades.
Outros artistas e digital influencers fizeram coro na divulgação da campanha, entre eles, a escritora de novelas Glória Perez, DJ Alok, Luciano Huck, Preta Gil, Ana Moser, entre outros.
A campanha também ganhou apoiadores, são eles: Tribunal Regional do Trabalho da 14ª região (Rondônia e Acre), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra14), o Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre (Sinsjustra), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA).
O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) também manifestou apoio à iniciativa, que é coordenada pelo Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade Devido à Ocorrência de Desastres (GPRD) do MPAC.
“Reafirmamos o nosso compromisso de continuar trabalhando incansavelmente para que, em união com o poder público e a sociedade civil, possamos superar esse momento dramático. Conclamamos a sociedade para nos unirmos em solidariedade e ajudar a quem mais precisa”, ressaltou a procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues.
A presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro, falou da importância da iniciativa neste momento. “O Acre passa por situação muito delicada, enfrentando tantas adversidades ao mesmo tempo. Tivemos a boa notícia da mobilização dos artistas que estão contribuindo com a divulgação dessa situação no estado e apoiando a campanha realizada pelo Ministério Público em parceria com o Tribunal de Justiça de Acre. Agora precisamos agir rápido, unidos e ajudar o maior número possível de pessoas”, disse.
A presidente e corregedora do TRT14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, ressaltou neste sábado (20), que “aderir a essa campanha é de fundamental importância, pois é um ato de humanidade e por isso conclamo a todos os magistrados, servidores, advogados e população em geral para que apoiem e contribuam, e assim nos unirmos em solidariedade à população do Acre”.
O momento é de união
Com mais de 50 mil casos confirmados e perto de mil mortes, a pandemia do coronavírus tem levado ao colapso o sistema de saúde local, com falta de leitos e médicos para atender a grande demanda, o que fez as autoridades retomarem o estado de alerta máxima.
Soma-se a esse quadro a explosão no número de infectados por dengue, sobrecarregando ainda mais os serviços de saúde e seus profissionais.
As fortes e ininterruptas chuvas que castigam todo o estado neste período invernoso preocupam ainda mais. Com o transbordamento de rios e igarapés, algumas cidades já se encontram parcialmente submersas e milhares de famílias desabrigadas, a exemplo de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira.
Na fronteira com o Peru, a cidade de Assis Brasil vive uma crise humanitária envolvendo imigrantes retidos. Enfrentando dificuldades para abrigar essas pessoas, o município decretou estado de calamidade pública.
As doações para a campanha podem ser feitas em dinheiro por transferência ou depósito bancário (Ag.: 2359-0 / Conta Corrente: 14.300-6), ou (PIX: 63.598.899/0001-40).
Em Rio Branco e no interior, o MPAC está recebendo alimentos, água potável, roupas e material de limpeza. O Tribunal de Justiça do Acre também está mobilizando campanha de arrecadação de doações entre servidores e magistrados.
Comentários
Geral
Presidente do Saneacre participa de agenda estratégica em Brasília para avançar no Saneamento básico do Acre
O presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), José Bestene, está em Brasília para uma série de reuniões estratégicas sobre saneamento, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. As audiências, iniciadas nesta quarta-feira, 29, na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), seguem até sexta-feira, 31, com o objetivo de alinhar a retomada dos estudos técnicos para avaliar a viabilidade da prestação integrada desses serviços nos municípios acreanos.
Na abertura da agenda, Bestene participou de encontro na Funasa, onde foram discutidas as bases para a estruturação dos estudos voltados ao tratamento dos resíduos sólidos. Ainda na quarta-feira, reuniu-se com o Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Côrrea Tavares, para tratar da organização e viabilização de estudos na área de saneamento.
Na quinta-feira, 30, estão programadas reuniões com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani, no Ministério das Cidades, momento fundamental para o alinhamento das ações da Política Nacional de Saneamento e o fortalecimento das parcerias institucionais.
O ciclo de encontros será encerrado na sexta-feira, 31, com uma reunião na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que contará com a presença da diretora-presidente Veronica Sánchez da Cruz Rios, do diretor Nazareno Araújo, do superintendente de Regulação de Saneamento Básico, Alexandre Anderáos, além do secretário de Planejamento do Acre, Cel Ricardo Brandão, do presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) Luiz Almir e do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
“É uma agenda essencial para garantir que o Acre avance no saneamento básico, com o apoio do governador Gladson Cameli, que tem dado todo suporte para levar serviços de qualidade à população”, destacou Bestene.
Comentários
Geral
Em Sena, homem furta bandeja de frango de supermercado e esconde dentro do short
Câmeras de segurança registraram, no último domingo (27), um furto em um supermercado localizado no Centro de Sena Madureira. As imagens mostram o momento em que um homem, ainda não identificado, vai até o setor de frios do comércio, pega uma bandeja de peito de frango e esconde o item nas partes íntimas antes de deixar o local.
O caso aconteceu em plena luz do dia. Segundo relatos, o suspeito seria o mesmo que tem sido visto em diferentes bairros do município, sempre utilizando estratégias discretas para furtar mercadorias de estabelecimentos.
“Ele está agindo há um bom tempo. Sempre durante o dia, como se nada estivesse acontecendo”, contou um comerciante da região, que preferiu não se identificar.
Assista:
Comentários
Geral
Operação Álibi de Vidro cumpre cinco mandados contra tráfico no Acre
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 29, a Operação Álibi de Vidro, com o objetivo de desarticular uma célula de facção criminosa com atuação nacional, responsável pelo tráfico interestadual de drogas e operante no estado do Acre.
A ação cumpre cinco mandados judiciais em Rio Branco, sendo três de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, todos expedidos pela Vara de Garantias do Tribunal de Justiça do Acre.
As investigações tiveram início após a apreensão de duas remessas de entorpecentes enviadas pelos Correios para os municípios de Dom Eliseu e Belém, no Pará. As drogas foram interceptadas durante fiscalizações de rotina, com apoio de cães farejadores da Polícia Federal.
Os investigados poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
Com informações da ASCOM PF
Você precisa fazer login para comentar.