fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Campanha do MP aborda superlotação em unidades de saúde e reforça isolamento social no Acre

Publicado

em

Objetivo é alertar população sobre riscos do aumento constante da doença no estado e possível falta de atendimento na saúde.

Por G1 AC — Rio Branco

Com o objetivo de incentivar a população a cumprir o isolamento social, como ferramenta de combate ao novo coronavírus, a campanha ‘Isolamento Social Salva Vidas’ do Ministério Público Estadual (MP-AC), orienta a população a sair de casa apenas para realização de atividades essenciais.

Um vídeo de 30 segundos traz o alerta à população sobre a falta de uma vacina para a Covid-19; sobre o risco de muita gente ser contaminada ao mesmo tempo que pode ocasionar a falta leitos nos hospitais e reforça que o isolamento salva vidas. O objetivo é alertar sobre a gravidade do problema.

A campanha foi lançada na quarta-feira (6) e vai ser veiculada e em emissoras de rádio, Tvs, jornais impressos, outdoor, transporte público, terminais rodoviários, lotéricas, cartórios, supermercados, entre outros.

Até esta quarta-feira (6), foram registrados 943 casos da doença em 13 cidades do estado. Com o crescimento do número de contágio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco não tem mais vagas para atender pacientes com sintomas da doença e a entrega das obras do hospital de campanha, instalado no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), foi adiada novamente.

O promotor Glaucio Oshiro, em entrevista à Rede Amazônica Acre, nesta quarta-feira (6), falou sobre a campanha e reforçou que é importante para que todos tenham conhecimento sobre a importância do isolamento social.

“Nós estamos observando que nos últimos dias, essa curva tende ao crescimento, então colocamos a importância do isolamento para preservar não somente a vida da sociedade como um todo, como também preservar quem nos cuida. Os profissionais de saúde, cada vez mais, estão se afastando por conta dessas comorbidades”, disse.

O promotor afirma que o isolamento social ainda é a melhor opção para a pandemia. E caso, as pessoas não entendam essa importância, podem ser necessárias medidas mais drásticas.

“A gente está fazendo um retrato do futuro, o que fizermos no dia de hoje, a gente vê uma repercussão daqui 15 dias que é o período aproximado de desenvolvimento do vírus. Então se temos um distanciamento social inadequado no dia de hoje, daqui 15 dias a gente vai observar a necessidade desse ‘lockdown’”, pontuou.

O MP informou que a iniciativa leva em consideração as recomendações sanitárias de enfrentamento a Covid-19, como os decretos dos governos estadual e municipais para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Além disso, o órgão leva em consideração a taxa de isolamento social no estado que fechou o mês de abril com 51%, conforme dados do inloco, ferramenta do Google que acompanha a movimentação das pessoas por meio do celular. Mas, chegou a ficar com 46% do isolamento durante o mês.

O MP alerta que o momento exige uma mudança de comportamento, e que ficar em casa pode contribuir para a redução do número de casos.

Pico da pandemia

Um estudo do Centro de Saúde e Desporto do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) aponta que o pico da pandemia de Covid-19 na capital deve ocorrer na segunda quinzena de maio e seguir até início de setembro, quando deve ser registrado o fim da primeira onda da doença.

A pesquisa destaca que até o fim da primeira onda da pandemia (início de setembro), é de que ocorram 289 mortes, podendo aumentar para mais de 500 a depender da oferta e resposta ao tratamento.

Para fazer as projeções, os pesquisadores levam em consideração o número de leitos e pacientes internados.

Fernando de Assis, médico e presidente do Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19 da Ufac, diz que casos confirmados não foram levados em consideração porque a testagem é muito baixa.

Comentários

Continue lendo

Flash

Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá

Publicado

em

Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local

Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.

O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.

Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas

Publicado

em

Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.

Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.

A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.

A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.

Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.

” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.

O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu

Comentários

Continue lendo

Flash

Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico

Publicado

em

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.

Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.

No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.

O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.

Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.

Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.

Comentários

Continue lendo