Acre
Cameli visita ribeirinhos e discute apoio para comunidades da região
Intensificando suas ações durante o recesso parlamentar, o deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) visitou neste final de semana, várias comunidades do rio Envira para prestar contas do mandato as famílias da região e discutir propostas que atendam as necessidades locais.
O seringal Porto Rubin foi um dos primeiros a receber a visita do parlamentar, que após viajar dez horas de barco com sua equipe, conversou com moradores de sete comunidades, entre elas Vila Alves, Formoso, Samaúma, Nova Olinda, Santa Rosa, Vista Alegre, Cidade e Quatro Jota.
O líder do Seringal Porto Rubin, Zeca Porto, agradeceu a presença do deputado e apresentou a real situação vivenciada entre eles. “Os problemas são diversos, mas o principal deles é a saúde, pois estamos a mercê da sorte. Uma outra situação que nos incomoda bastante é o fato dos nossos filhos terminarem a quarta série e serem obrigados a parar os estudos, pois não temos meios para levá-los a cidade”, desabafou o senhor João, também descontente por não poder fazer sequer o roçado para a plantação de legumes na região.
Cameli ouviu atentamente todas as lideranças e se dispôs a buscar alternativas viáveis que ajudem as famílias a produzir e a permanecer em suas localidades, apesar das dificuldades encontradas, oferecendo melhoria de vida para os cidadãos que vivem isolados. Para ele, a saúde e a ajuda a produção são prioridades aos moradores daquela região tão carente e necessitada.
“Infelizmente ainda existem lugares onde a forma de sobrevivência é precária, a saúde está fora do alcance das pessoas, o ensino tem limitações e não existem perspectivas de melhorias de vida para as famílias do Acre. Além disso, o estado tem que dar alternativas para que essas famílias possam produzir, já que não podem desmatar e nem usar o fogo na limpeza dos seus roçados. Precisamos de um olhar amplo e de iniciativas que garantam soluções para esses problemas”, disse.
Na comunidade, Gladson Cameli encontrou ainda membros da WWF-Brasil, que realizam desde 2002 o projeto Alto Purus, um trabalho em toda extensão do rio Envira, através do manejo do pirarucu em parceria com a colônia de pescadores da região, gerando o manejo participativo, e a colaboração dos moradores para a preservação e limpeza dos lagos. Cameli vem fortalecendo as atividades de pesca no estado, com recursos destinados a melhoria da infraestrutura das colônias de pescadores dos municípios.
Na comitiva, acompanharam o deputado o vereador Charles Guimarães (PP), Neto Ribeiro e Renê Sales, Kiefer Cavalcante e Gilberto Braga.
Comentários
Acre
Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março
Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas
Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.
Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.
A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.
Catalisa
O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.
Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.
Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Comentários
Acre
Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso
Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.
Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.
As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.
Comentários
Acre
PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317
Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.
No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.
Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.
Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.
Você precisa fazer login para comentar.