Acre
Câmara realiza 24ª Sessão Ordinária de 2015
Assessoria de Comunicação – CMB
A Câmara Municipal de Brasileia realizou, excepcionalmente na manhã desta quarta-feira (16), a Vigésima Quarta Sessão Ordinária de 2015. Em virtude do feriado municipal a Sessão foi adiada para este dia.
Estiveram presentes na referida sessão os vereadores Marivaldo Oliveira (PMDB), Rogério Pontes (PMDB), Tereza Xavier (PT), Erizete Lima (PT), Rosildo Freitas (PT), Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Bil Rocha (PMDB), Joelson Pontes (PP) e o presidente da Câmara, Mário Jorge (SDD)).
Em uso a Tribuna o vereador Joelson Pontes (PP) iniciou seu pronunciamento Apresentando indicação para que seja recuperada uma ponte no quilômetro 04, ramal do Jarinal, no intuito de facilitar o transporte e escoamento da produção e que o mesmo oficio seja encaminhado à Secretaria de Planejamento do município. E solicitou de saber a origem da água destinada a atender a escola e unidade de saúde do quilômetro 19. E solicitou que seja providenciado reservatório para abastecimento de água para os moradores da Agrovila do quilômetro 26. Apresentou indicação para que o DEPASA realize trabalho de limpeza no reservatório de água da mesma comunidade. Solicitou que seja encaminhado oficio para a Acre aves para que seja informada a quantidade de funcionários existentes ali, quantos sócios existem e quantos galpões funcionam em Brasileia.
O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) apresentou indicação sobre a ponte localizada no quilômetro 19 e em relação ao ramal do Nazaré, solicitou que a secretaria de Obras providencie o referido reparo nas duas pontes localizadas ali. Solicitou trabalho de roçagem nas margens do ramal do Pólo Agroflorestal em Brasileia. O vereador solicitou que a Prefeitura dê continuidade a construção dos banheiros localizados na praça dos seringueiros, uma vez que os moradores cobram esse serviço. Marquinhos pediu providências em relação aos serviços de estrutura básica para o loteamento José Rabelo. Em relação ao Hospital de Clínicas Raimundo Chaar, a pedido dos moradores que o procuraram, o vereador solicitou que sejam providenciados medicamentos para atender a comunidade.
O vereador Marivaldo Oliveira (PMDB) solicitou que a Secretaria de Obras providencie uma Patrol para realizar trabalho de melhoria em todos os ramais. E apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia monte uma equipe no intuito de limpar as ruas do município e que seja providenciado trabalho de reparo no esgoto localizado no bairro Areal e outro na rua Wanderley Dantas. Marivaldo apresentou solicitação pedindo trabalho paliativo nas ruas Olegário França e Francisco Correia, no bairro José Braúna. Em relação ao Programa “Luz Para Todos”, o vereador solicitou que o município disponibilize um trator de esteira para dar suporte nos ramais.
O vereador Rogério Pontes (PMDB) solicitou que o DERACRE dê continuidade aos serviços de melhoria do ramal do Porto Carlos.
O presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge Gomes Fiesca, ao utilizar a Tribuna falou a respeito da reunião que ele participou no seringal Tabatinga e avaliou a mesma como positiva, onde na oportunidade pôde ouvir as reivindicações daquela comunidade. “Conversamos bastante com aquela comunidade, e pudemos ouvir os anseios daqueles produtores, que reivindicam a saúde itinerante, reparos em ramal e a criação da cooperativa daquele núcleo. Avalio a reunião como bastante proveitosa”, disse. Apresentou indicação para que o Executivo realize trabalho de melhoria nas praças dos bairros Sumaúma e Leonardo Barbosa. Apresentou indicação para que a Secretaria de Obras construa uma ponte no ramal do quilômetro 59. Que a Secretaria de Saúde realize trabalho de saúde itinerante para atender aquela comunidade.
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.









Você precisa fazer login para comentar.