Conecte-se conosco

Geral

Câmara debate trabalho realizado na Cooperativa Unidos Pelo Direito da Vida

Publicado

em

A pedido da senhora Janete Patrícia, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quinta-feira, 14, uma Tribuna Popular no qual debateu sobre os trabalhos da Cooperativa Unidos Pelo Direito da Vida (UDDV) e a importância na sociedade.

Por Marcela Jansen

Na ocasião, o parlamento municipal recebeu a diretora-presidente da UDDV, Janete Patrícia, o diretor de RH da UDDV, Roberto Moura, e a diretora de Comunicação da UDDV, Vanessa Bastos.

A diretora-presidente da UDDV, Janete Patrícia relatou que a UDDV tem como foco auxiliar monitorado por tornozeleira eletrônica na busca por emprego ao sair do sistema prisional. “A importância da UDDV na sociedade é muito grande. Estamos aqui para pedir o apoio desta Casa Legislativa a fim de que possamos desenvolver nossos trabalhos com mais efetividade.

De acordo com Janete, a UDDV tem 496 monitorados agregados. “Temos muitos projetos, mas não temos os insumos, por isso pedimos o apoio dos senhores”, disse ao destacar os projetos. “Roçagem, costureiros, serigrafistas, dentre outros. Não temos como financiar esses nossos projetos, a procura é grande, mas sem o apoio dos senhores isso não vai ser possível acontecer. Dessa forma, gostaria de pedir novamente que olhem pela UDDV e nos deem a mão porque estamos precisando”, frisou.

Roberto relatou a dificuldade enfrentada pelos ex-presidiários.  “Passei 17 anos dentro do presídio e sai há cinco meses e minha mente estava mudada. Tenho filho e esposa, mas encontrei dificuldades. Falta de oportunidade, de emprego e de confiança com a minha pessoa, por que quando se chega a uma empresa com um currículo e veem lá sua experiência, mas quando descobre que você é um ex-presidiário, automaticamente você é tirado da lista”, relatou.

E acrescentou: “muitos acabam voltando para a criminalidade, para evitar que isso corra é que criamos essa cooperativa. Queremos dar a oportunidade para essas pessoas de encontrarem um emprego, uma renda. Muitos são pais de família e precisam levar sustento para seus lares”, frisou Roberto ao pedir a colaboração dos vereadores ao projeto.

Vanessa, que é esposa de um monitorado, ressaltou a importância da sociedade apoiar os ressocializados. Na oportunidade, ela relatou a luta enfrentada desde que decidiu ‘abraçar’ o projeto.

“A luta que passei lá dentro, não só vendo a dele e sim dentre as outras pessoas ali, é muito difícil e complicada. Confesso que a nossa luta no dia a dia não está sendo fácil, principalmente no projeto dela que eu abracei que é, diga-se de passagem, muito significante. Portanto, peço aos senhores que tenham um olhar diferenciado para esse projeto, em busca de recursos para a empresa, por que precisa de apoio”, falou. Disse mais: “a cooperativa teve a ideia de ajudar essas pessoas para não voltarem mais ao mundo da criminalidade, então, a importância da cooperativa é oferecer cursos para essas pessoas, oferecer emprego”, finalizou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo