Extra
Câmara de Vereadores de Brasiléia realiza Audiência Pública para Regularização de Loteamentos e Regularização Fundiária do município.
O Promotor do Ministério Público, Carlos Pescador, falou da participação do MP na audiência.
Audiência Pública proposta pelos vereadores Joelso Pontes (PP) e Rosildo Rodrigues (PT), no Centro Cultural Sebastião Dantas.

Ascom Fernando Oliveira – Com Vídeos Marcus José
Com intuito de esclarecer e tirar dúvidas de moradores que residem em loteamentos vendidos por imobiliárias, o Poder Legislativo de Brasiléia realizou nesta quinta-feira, 16, uma Audiência Pública proposta pelos vereadores Joelso Pontes (PP) e Rosildo Rodrigues (PT), no Centro Cultural Sebastião Dantas.
Na ocasião foram abordados os temas: regularização dos loteamentos, José Rabelo, Francisco Peixoto, São João e outros, além da regularização fundiária, urbana e rural de Brasileia. Assunto de grande interesse dos moradores, já que os mesmos buscam responsáveis para melhorias nas ruas e serviços básicos.
A solenidade foi ministrada pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes, acompanhado dos vereadores propositores Joelso Pontes (PP) e Rosildo Rodrigues (PT), além de Mário Jorge (MDB), Jurandir Queiroz (PROS) e Marquinhos Tibúrcio (PSDB). Também da Prefeita Fernanda Hassem, Promotor do Ministério Público, Carlos Pescador, representante do Setor de Cadastro, secretaria de Obras, Juiz Cível da Comarca de Brasileia, ITERACRE, INCRA, ENERGISA, Imobiliária Campos Imóveis, Cartório de Registro de Imóveis, IMAC, DEPASA, Entidades civis organizadas e não governamentais.
Rogério Pontes, vereador Presidente destacou a importância da audiência pública.
“Estamos nessa importante audiência, pois aqui em Brasiléia, nós vereadores sofremos muito com a cobrança da população pedindo soluções. As pessoas estão cansadas de tanto sofrimento e estamos aqui tomando importantes decisões pelo bem da população que merece uma rua bem feita. E estamos aqui na qualidade de vereador fazendo o possível pela população”, disse Rogério.
A Prefeita Fernanda Hassem que participou, falou a respeito da audiência com autoridades e moradores.
“Quero aqui cumprimentar o Poder Legislativo, em nome do Presidente Rogério Pontes, em nome dele cumprimento os demais vereadores e autoridades que se fizeram presentes, representantes e, sobretudo a nossa população dos nossos loteamentos que estiveram aqui.
O que a gente deseja como prefeitura é que chegue em um consenso e que a população que merece tenha seus direitos garantidos”, destacou a Prefeita.
O Promotor do Ministério Público, Carlos Pescador, falou da participação do MP na audiência.
“Tentamos resolver ainda neste ano por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, mas não foi possível. Nessa audiência pretendemos decidir com aval dos moradores da área, quais serão as próximas medidas a serem adotadas. Se permanecerá tentando realizar um TAC ou se partirá pra execução da condenação já imposta judicialmente”, finalizou o Promotor.
Comentários
Extra
Homens são flagrados furtando fios elétricos durante dois dias em Brasiléia
Ações foram registradas por câmeras de segurança no Centro Antigo; moradores e empresários reclamam da recorrência do crime
Câmeras de segurança flagraram dois homens furtando fios elétricos durante a noite e madrugada em Brasiléia, em mais um caso que evidencia a recorrência desse tipo de crime nas cidades da fronteira entre Brasiléia e Epitaciolândia. As imagens foram registradas na noite da última segunda-feira (19), na Avenida Rolando Moreira, no Centro Antigo da cidade.
O primeiro flagrante ocorreu por volta de 1h40 da madrugada, em frente ao prédio abandonado do antigo Banco da Amazônia. Aproveitando-se da baixa iluminação no local, a dupla agiu com tranquilidade para cometer o furto, mesmo com a circulação de veículos pela via. Os ladrões estavam precavidos e utilizaram de uma chave para retirar os parafusos da placa.

Segunda ação dos ladrões de fios aconteceu no dia seguinte, dia 20, mas foi interrompida e a dupla foi embora.
Na noite seguinte, por volta das 23h30 do dia 20, uma nova tentativa foi registrada no mesmo local. As imagens mostram os indivíduos iniciando o furto, mas a ação foi interrompida após a chegada de um homem em uma motocicleta. Após uma breve conversa, os suspeitos fugiram correndo.
Segundo relatos de moradores, comerciantes e representantes do poder público municipal, a maioria dos envolvidos nesse tipo de crime seriam dependentes químicos, que se aproveitam de falhas no sistema judicial para permanecer em liberdade. A situação tem gerado sensação de impotência e insegurança na população, diante da repetição dos furtos e dos prejuízos causados.
Ainda de acordo com as reclamações, as autoridades policiais enfrentam dificuldades para conter os crimes, já que, mesmo identificados, os suspeitos acabam retornando às ruas, agravando os transtornos à comunidade local.
Veja a ação dos ladrões:
Primeiro dia
Segundo dia
Comentários
Extra
Procissão de São Sebastião reúne fiéis, movimenta Xapuri e cidades do Acre
Considerada a segunda maior festividade religiosa do estado, celebração atrai cerca de 15 mil pessoas e contou com missas, quermesses e show nacional
A tradicional procissão de São Sebastião, realizada no município de Xapuri, reafirmou neste ano sua posição como a segunda maior festividade religiosa do Acre e uma das mais prestigiadas do Brasil. O evento, que tradicionalmente reúne cerca de 15 mil fiéis, mobilizou moradores, romeiros e visitantes de diversas regiões do estado e do país.
A Paróquia São Sebastião preparou uma programação extensa, com missas diárias a partir das 19h, celebradas por padres convidados. Além das celebrações religiosas, o novenário contou com apresentações artísticas e quermesses ao final de cada noite, fortalecendo o caráter religioso e cultural da festividade.
As comemorações em Xapuri tiveram início na última sexta-feira (16) e trouxeram uma novidade neste ano. Na noite de segunda-feira (19), o cantor nacional Wanderley Andrade realizou um show com duração aproximada de duas horas e meia, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. Segundo a organização, a apresentação foi marcada por forte interação e grande participação popular.
Na capital acreana, a paróquia dedicada a São Sebastião também promoveu celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção ao santo no estado. As atividades religiosas e culturais envolveram a comunidade local e fiéis de diferentes bairros.
Na regional do Alto Acre, o município de Epitaciolândia também celebrou o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A programação incluiu missas, bingos e outras atividades religiosas, reunindo fiéis da Paróquia de São Sebastião em momentos de fé e confraternização.
Comentários
Extra
No governo Lula, Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: média de 4 mortes por dia

Arte/Metrópoles
O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, indicando um aumento mínimo de 0,41%.
A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025.
Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 233 casos, mesmo sem os dados de dezembro. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e o Rio de Janeiro, com 104 registros.
Veja número de casos por estado:
Ao longo de 2025, os números oscilaram entre meses de alta e queda. Abril concentrou o maior número de ocorrências, com 138 feminicídios, seguido por outubro e novembro, ambos com 135 casos.
O país também registrou um avanço nas tentativas de feminicídio. Em 2025, foram 3.702 ocorrências, contra 3.185 em 2024, uma alta de 16,3%.
A média diária passou de oito tentativas por dia em 2024 para dez em 2025, reforçando o agravamento da violência contra mulheres no país.
Lei do Feminicídio
- Em 2026, a Lei do Feminicídio, completa 11 anos desde a sanção da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 9 março de 2015.
- Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que endurece a pena para quem cometer o crime.
- Agora, a prisão pelo crime pode ser de até 40 anos.
- A pena é a maior prevista no Código Penal do país e, com a nova lei, haverá maior punição também para ocorrências de lesão corporal e violência doméstica.
Como denunciar violência contra as mulheres
A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, é um serviço público que atua no combate à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Ele oferece os seguintes serviços:
- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços disponíveis na rede de apoio;
- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede.
As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e é possível acessar o serviço por meio do chat no WhatsApp, pelo número (61) 99610-0180.
Em situações de emergência, deve-se acionar a Polícia Militar, pelo número 190.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

































Você precisa fazer login para comentar.