Flash
Câmara de Vereadores de Brasileia aprova a LOA 2020 e mais seis Projetos de Lei durante a última Sessão Ordinária do Ano
Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes, a 39° Trigésima Nona e última Sessão Ordinária, do 3° ano Legislativo. Aconteceu no Plenário José Cordeiro Barbosa da Câmara Municipal na terça-feira,03.
Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador Mário Jorge(MDB), Joelso Pontes(PP), Vereador Rosildo Rodrigues(PT), Vereador Reinaldo Gadelha(MDB), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), e o Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB).
Durante a ordem do dia, os parlamentares votaram e aprovaram o segundo turno da Lei Orçamentária Anual (LOA), de 2020 no valor de R$ 66.028.100,00(Sessenta e Seis Milhões, Vinte Oito Mil e Cem reais), que foi votada em dois turnos, sendo que no primeiro turno foram votadas também as emendas e pareceres.
O bloco de oposição formado pelo os Vereadores Charbel Saady(PP), Joelso Pontes(PP), Reinaldo Gadelha(MDB), propuseram uma emenda modificativa N°001/2019 de 03 de dezembro deste ano ao Projeto de Lei N° 025 de 30 de setembro do corrente ano que estima a receita fixa a despesa do município de Brasileia para o exercício 2020. A mudança proposta pelos Vereadores de oposição na LOA foi no Art.6° que autorizava até 20% (Vinte por cento), ao invés de 30% (Trinta por cento), como está no Projeto original a abertura de crédito suplementar para a Prefeitura de Brasileia. A Emenda da oposição foi derrubada pela segunda vez, sendo nesta votação por 7 a 2 votos.
Os Vereadores votaram aprovaram ainda mais cinco Projetos de Lei.
Projeto de Lei N°031 de 4 de dezembro de 2019 Autoriza a Constituição de gestão associada com o estado do Acre e entes da administração pública estadual, para execução de funções públicas relativas ao serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Projeto de Lei N°032 de 9 de novembro de 2019, acrescenta alínea “e” no Art.11 da Lei Municipal nº 1060 de 13 de novembro de 2019.
Projeto de Lei Nº 33 de 9 de Dezembro de 2019, que Altera e adéqua os Anexos I e II referente ao ano de 2019, da Lei Nº 1011/2017 que dispõe sobre o Plano Plurianual, Altera e adéqua os Anexos da Lei 1023/2018 que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Altera e adéqua os anexos da Lei 1028/2018 que estima a receita e Fixa a despesa do município para o exercício de 2019.
Projeto de Lei Nº 034 de 9 de Dezembro de 2019, que altera e adéqua ou anexo I e II referente aos anos de 2020 e 2021 da Lei 1011/2017 que dispõe sobre o plano plurianual altera e adéqua os anexos da Lei 1023/2018 que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Altera e adéqua os anexos da Lei N°1028/2018 que Estima a Receita e Fixa a despesa do município para o exercício de 2019.
Projeto de Lei N°035 de 9 de dezembro de 2019, que Altera os Anexos de Metas Fiscais da Lei N°1042/2019 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2020.
Os projetos foram encaminhados pelo Prefeito em exercício, Carlos Armando de Souza Alves.
No Grande expediente, os Parlamentares usaram a Tribuna da Casa do Povo para debater os assuntos mais relevantes de interesse da comunidade.
Veja o que disseram:
O presidente da Câmara, Rogério Pontes(MDB), destacou a aprovação da LOA, parabenizou a todos os funcionários da câmara pela dedicação e todos os vereadores pelo trabalho realizado em conjunto.
“A LOA deu entrada na terça-feira dia 3, o nosso papel é votar favorável porque o executivo só trabalha bem se tiver com recurso. Agente espera que a nossa gestora possa fazer muito mais, e as polêmicas que tem no poder legislativo é normal, tem vereador que as vezes que passar por cima do regimento e temos que ter regras no legislativo, pode dizer que não sei de nada, mais sou o presidente até dezembro de 20020 e temos que fazer o melhor para Brasiléia.
Eu quero desejar a população de Brasiléia, um bom final de ano, um Feliz Natal, e que 20020 venha cheio de paz, alegria, e muita saúde para todas as famílias de Brasiléia, e parabenizar também os nossos funcionários que se dedicam bastante em suas funções nesta casa. Deixo um abraço a todos os vereadores, as discussões acontecem aqui, já mais vou levar magoa para a rua”, salientou o Vereador Presidente.
Vereador Vice Presidente Marquinhos Tibúrcio(PSDB), parabenizou a Deputada Federal Vanda Milane pela emenda destinada para Brasiléia para aquisição de uma patrulha. Parabenizou a prefeitura pelo trabalho feito no ramal da Liberdade e pela reforma na parada dos taxistas na Praça dos Seringueiros.
“Fui atacado com cobrança pelo Coordenador do Luz para Todos, o qual reclamou da necessidade de um trator de esteira para continuar os trabalhos de distribuição de energia na zona rural do município. Eu queria saber se a prefeitura é obrigada a dar esse trator de esteira ou se a empresa teria que vir com esse trator? Porque ele coloca a prefeita e os vereadores como não estivesse fazendo nada.
Quero parabenizar a equipe da prefeitura através da Secretaria de Obras pela melhoria no ramal da Liberdade, ficou bem feito o trabalho de piçarramento. As pessoas estão contentes com a melhoria que foi feita. Quero parabenizar a prefeitura pela benfeitoria que está sendo feito para os nossos taxistas na Praça dos Seringueiros e também o compromisso que foi firmado para fazer outra paradinha depois Zé Luiz. Peço a Secretaria de Obras que seja feito uma limpeza e tapa buracos no ramal do 13 e Polo”, reivindicou
Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT), destacou a realização da última sessão deste ano, os trabalhos realizados pela gestão da prefeita Fernanda Hassem e afirmou que muitas coisas realizadas no município têm a digital dos vereadores de Brasiléia.
“Nós temos em Brasiléia uma das maiores gestoras do Acre, isso não é pouca coisa, mediante as dificuldades existentes, a prefeita vem fazendo um excelente mandato, evidentemente que tem alguns que contestam, mais isso é um direito deles, ela vem trabalhando com as condições que tem dentro dos ramais, vem melhorando a trafegabilidade na cidade, inclusive com pavimentação, vem com o pagamento dos funcionários em dia, mantendo medicamento nos postos de saúde, investindo na educação, é uma gestão que trabalha para fazer o melhor para a população de Brasiléia. Estamos enfrentando turbulência, mais problemas maiores vão enfrentar os próximos vereadores. Cobrou o funcionamento Universidade Federal do Acre, Campus de Brasiléia. Pediu encaminhamento de um documento para as três esferas do governo solicitando o funcionamento da universidade com cursos para atender a população e principalmente a juventude que está saindo do ensino médio. Falou ainda que tem 32 anos dedicada à política e que a eleição de 2022 já está sendo pensada, antes da conclusão dos mandatos”.
O Vereador e Segundo Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), fez pedidos de providências para o governo do estado e o governo municipal
“Estamos encerrando o ano legislativo, eu peço que a Secretaria de Obras faça um melhoramento nos ramais que dar acesso os produtores do Polo Agroflorestal. Quero dizer vereador Reinaldo, o senhor disse que a prefeita não construiu nada nesse mandato, eu mostro ao senhor que está sendo construído: a nova escola Socorro Frota, o CRAS, várias unidades de saúde, Tufic Mizael, outra na comunidade do 19, e já vai ser inaugurado outro no bairro Marcos Galvão, todos os dias temos ruas sendo pavimentadas , construção de e pontes e ramais . O que fizemos durante o nosso mandato foi tudo legal, foi citado e discutido sobre regime jurídico, eu nunca votei projetos sem amparo jurídico”.
E Pediu ao governo do estado a contratação de uma psicóloga para atender Centro de Referência para Mulheres.
O Vereador José Gabriele(PSB), destacou trabalho que vem sendo realizado pela gestão da prefeita Fernanda Hassem, e fez pedido de providencias.
“Gostaria de destacar o excelente trabalho que vem sendo feito pelo poder municipal, a prefeita Fernanda com sua equipe tem se esforçado ao máximo, e a câmara está trabalhando em conjunto. Solicito a recuperação da ponte sobre o Igarapé Riozinho. Reitero pedido para saúde, sobre a médica que atende na unidade do km 68. Agradeço a Deputada Vanda Milani pela emenda para aquisição de uma patrulha para Brasiléia. Proponho ainda um documento para que deputada Vanda Milani aloque emenda para fazer um canal no Bairro Alberto Castro. A prefeita Fernanda Hassem pegou o município quebrado, a gestão anterior não teve responsabilidade, hoje Brasiléia está bem administrada, a prefeita Fernanda tem trabalhado dia e noite para fazer o melhor para a população”, salientou.
O Vereador Mario Jorge Fiesca(MDB), parabenizou a prefeitura pelos serviços realizadas no município, como o recapeamento de ruas em diversos bairros, disse que tem visto o empenho dessa gestão. E fez uma avaliação positiva do seu mandato.
“Vou usar a tribuna para fazer uma reflexão do meu mandato, muitas pessoas quiseram me tirar. Eu faço um balanço positivo do meu retorno, e graças à Deus. Nós estamos aqui para cumprir o nosso papel, o nosso processo caiu em mãos de pessoas sérias lá em Brasília, e estamos aqui para cumprir o papel que foi delegado pela nossa população. Enfrentamos algumas dificuldades, mais quem não quer enfrentar dificuldades, não entra para política. Faço um balanço de um ano positivo onde votamos várias matérias que
trouxeram benefício para a nossa população, enfrentamos algumas dificuldades, mais quem não quer enfrentar dificuldade não entra na política.
Disse ainda que acredita que no próximo ano, a gestão dará prioridade para a zona rural,” tenho certeza que os benefícios irão chegar”, enfatizou.
O vereador Reinaldo Gadelha(MDB), avaliou seu trabalho em prol da população, afirma ter feito o melhor que pode através de suas indicações que alcançou principalmente a zona rural.
“Eu acho que fiz o melhor para a população de Brasiléia, fiz muitas indicações para a zona rural, são três anos, acho que fiz o melhor para a população de Brasiléia. Acho que sou um dos vereadores que fiz mais indicação para a zona rural. Quero fazer um pedido de indicação para a Secretaria Agricultura, para saber por que caminhão da agricultura não está fazendo a linha do ramal 19? As pessoas ficaram tristes comigo eu já vinha com a camionete lotada e não poderia trazer mais ninguém.
Pediu a Secretaria de Obras que seja feito piçarramento em 2 ou 3 ladeiras que ficam depois do bairro Nazaré.
Disse que faltou diálogo quanto ao projeto que muda a Regime Jurídico dos servidores municipal e que voltou contra a forma como foi feito e não ao projeto”, disse.
O vereador Rosildo Rodrigues(PT), destacou a realização da última sessão do ano, fez avaliação de sua atuação no parlamento e cobrou mais investimento para o setor produtivo.
“Essa é a última sessão, e todos nós vereadores temos o direito de fazer uma avaliação negativa ou positiva. Eu vou fazer um pouco dessa avaliação, antes disso quero fazer um pedido a prefeita Fernanda, que ela possa incluir a construção de banheiros na comunidade do km 26, são quase 200 famílias que residem ali. Peço que sejam feitas melhorias também nas as ruas. Quero fazer um registro de uma participação em um encontro em Rio Branco, com empresários da área de alimentos e confesso que não voltei muito otimista, cada dia que passa, vemos nossos direitos escapando pelos dedos. O Acre é o maior exportador de banana, limão, manga através do Araújo. O Acre não produz feijão para o acreano comer nem por 30 dias. Porque que isso acontece? E a falta de incentivo, políticas públicas, conhecimentos dos nossos produtores. E aqui quero fazer um pedido para prefeita Fernanda, nós vereadores também somos responsável por isso, de trazer políticas públicas que inclua a sociedade do cidade e da zona rural do município”, Enfatizou.
O Vereador Joelso Pontes(PP), falou da aprovação do orçamento para 2020, avaliou sua atuação no parlamento.
“Estamos encerrando a última sessão, tivemos debates, apresentamos os nossos pontos de vistas acerca do projeto de Lei Nº28, volto repetir que esse projeto que altera o regime dos servidores do município deveria ter sido discutido com as categorias, audiências públicas e superados as dúvidas. O Orçamento é 66 milhões para o ano de 2020, apresentamos uma emenda para que fosse autorizado 20% desse valor, lamentavelmente esse valor foi derrubado. Foi um ano produtivo votamos várias matérias apresentei projetos de Lei e indicações. Aproveito esse momento para me dirigir as famílias de Brasiléia, desejar um bom Natal, um bom Ano Novo, que possamos em 2020 estar aqui com o mesmo sentimento de continuar lutando por melhorias para a população, e agradecer toda a população que tem me acompanhado nos acompanhado nesse 3º mandato”, concluiu.
Vereador Antônio Francisco(PT), iniciou seu pronunciamento fazendo uma avaliação positiva de seu mandato, dos desafios enfrentados, onde em 2017 teve a oportunidade de assumir a Secretaria de Agricultura, disse que trabalhou para fazer o melhor em prol do povo rural.
“Estamos terminando o ano de cabeça erguida. Como vereador fizemos as nossas indicações tanta na zona rural como na zona urbana, o nosso sonho é que pelos menos 30% dos nossos produtores com máquinas em suas propriedades para trabalhar. Essa sessão encerra mais um ano de mandato, em 2017 me licenciei a convite da prefeita Fernanda para assumir a Secretária de Agricultura, fiquei até 2018. Naquele momento uma coisa essencial de toda a equipe da prefeita Fernanda era a reestruturação de todas as secretarias para poder apresentar um trabalho para a comunidade. Tivemos uma programação de muitas reuniões nas comunidades, já em 2018 conseguimos apoiar os pequenos produtores com maquinas e equipamentos, na área de piscicultura construímos tanques e reformamos açudes. No final de 2018 reassumi o mandato de vereador e apresentamos nosso trabalho com responsabilidade a altura dos anseios da nossa população”, ressaltou.
Comentários
Flash
Governo mobiliza secretarias para apoio a famílias atingidas pela cheia dos rios
Pela primeira vez desde o início do monitoramento hidrológico, o Rio Acre transbordou ainda no mês de dezembro, configurando uma cheia histórica no estado. Diante do cenário atípico, o governo do Acre intensificou, neste domingo, 28, as ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, com foco no monitoramento dos rios, retirada preventiva de famílias e apoio humanitário às populações atingidas.
Na capital, Rio Branco, na última medição das 12h deste domingo, o Rio Acre chegou a marca de 15,04m. O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, aproveitou para visitar pontos de alagação e acompanhou o funcionamento de abrigos públicos, incluindo uma unidade administrada pelo Estado na Escola Estadual Leôncio de Carvalho, destinada exclusivamente ao acolhimento de indígenas do contexto urbano. Atualmente, quatro escolas estão sendo utilizadas como abrigo na capital.
Ao todo, 47 indígenas residentes em seis bairros da capital, especialmente na região do Bairro da Base, às margens do Rio Acre, foram retirados preventivamente e acolhidos no abrigo administrado pela Secretaria de Estado de Povos Indígenas (SEPI), onde recebem acompanhamento social e apoio humanitário.
Segundo o coronel Carlos Batista, o nível do Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento de forma incomum para o período. “Historicamente as grandes cheias costumam ocorrer entre fevereiro e março. O fenômeno é atribuído ao volume intenso de chuvas registrado nos últimos dias em todo o estado e também nas áreas de cabeceira do rio”, afirmou.

Coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista, destacou a ação do Estado para mitigar os danos causados pela cheia. Foto: Jean Lopes/Secom
Até a manhã deste domingo, mais de 50 famílias haviam sido retiradas de áreas alagadas em Rio Branco, principalmente de regiões afetadas pelas enxurradas dos igarapés Dias Martins, Batista e São Francisco. Atualmente, 34 famílias, totalizando 115 pessoas, estão acolhidas em abrigos municipais.
A secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, destacou que o Estado vem se preparando de forma antecipada para enfrentar eventos climáticos extremos e garantir suporte às comunidades indígenas afetadas pela enchente.
“Nós estamos tranquilos aqui, recebendo alimentação, água e apoio. O governo está dando esse suporte para nós, e isso deixa nossas famílias mais seguras enquanto o rio não baixa”, relatou.
Além da atuação do poder público, a cheia também mobilizou ações solidárias da sociedade civil. No bairro Hélio Melo, famílias atingidas pela elevação dos igarapés receberam apoio de voluntários da igreja Comunidade Batista Vida (CB Vida).
O voluntário Miqueias Gonçalves explicou que a igreja atua diretamente no auxílio às famílias afetadas, levando itens essenciais e apoio emocional neste momento difícil.
“A nossa igreja CB Vida sempre foi pautada para ajudar quem precisa. Diante da situação do bairro Hélio Melo, causada pela força da natureza, estamos aqui levando um pouco de dignidade, com materiais de limpeza, água e palavras de conforto para as pessoas que estão passando por esse momento de transtorno e tristeza”, destacou.
Cidades do Acre
No interior do estado, a situação segue em alerta. Em Tarauacá, o Rio Tarauacá ultrapassou a cota de transbordamento, resultando na retirada de famílias ribeirinhas. Em outra região, o Rio Purus transbordou em Santa Rosa do Purus, atingindo cerca de 60 famílias. Em Plácido de Castro, a elevação de igarapés também provocou alagamentos e a retirada de moradores de áreas de risco.
As ações do Estado ocorrem de forma integrada entre Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, secretarias estaduais e órgãos parceiros, com foco no monitoramento hidrológico contínuo, ações preventivas e resposta humanitária.
Os dados de chuvas reforçam a gravidade do cenário. Em Rio Branco, o acumulado de dezembro já soma 483 milímetros, quase o dobro da média esperada para o mês. Em Brasileia, o volume chegou a 436,8 milímetros, 82% acima da média histórica.
A Defesa Civil orienta que a população evite áreas alagadas, siga as recomendações das equipes de campo e busque informações apenas pelos canais oficiais. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193 e a Polícia Militar pelo 190.
Comentários
Flash
Brasiléia conquista o tetracampeonato acreano de futsal com goleada histórica sobre o Quinari
A equipe de futsal de Brasiléia escreveu mais um capítulo de glória no esporte acreano ao conquistar, neste sábado (27), o tetracampeonato do Campeonato Acreano de Futsal – Série A, após uma vitória contundente por 14 a 1 sobre o Quinari, no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco. A atuação dominante confirmou a força do time, que voltou ao topo da modalidade após dois anos.
Depois do empate em 4 a 4 no jogo de ida, em Senador Guiomard, a expectativa era de uma final equilibrada. No entanto, dentro de quadra, o que se viu foi uma equipe de Brasiléia organizada, intensa e superior do início ao fim, mesmo atuando fora de casa.
Ainda no primeiro tempo, o time abriu ampla vantagem com gols de Eduardo (2), Gilvan, Antônio e Angelo, demonstrando eficiência ofensiva e solidez defensiva. O goleiro Kauan também foi destaque, garantindo segurança e neutralizando as tentativas do adversário.
Na etapa final, o domínio continuou. Eduardo marcou mais três vezes, Alcione balançou as redes duas vezes, além dos gols de Victor Hugo, Gilvan, João Emanuel e Bruno. O gol de honra do Quinari foi anotado por Kaylan.
Com a conquista, o Brasiléia encerra a campanha com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, somando 41 gols marcados e 20 sofridos. O título também garantiu à equipe vaga na Taça Brasil de Futsal 2026, além de premiação de R$ 12 mil. O Quinari, vice-campeão, recebeu R$ 2 mil.
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, destacou alegria pela conquista e o investimento contínuo no esporte do município.
“Esse título representa muito mais do que uma vitória esportiva. É resultado de planejamento, apoio da gestão e do talento dos nossos atletas. O esporte é uma ferramenta de inclusão e de alegria para o nosso povo, e Brasiléia mostra mais uma vez sua força no esporte e no cenário estadual”, afirmou o prefeito.
O gerente municipal de Esportes, Clebson Venâncio, também celebrou o desempenho da equipe e ressaltou o trabalho coletivo.
“Essa conquista é fruto de muito esforço, disciplina e compromisso de todos: atletas, comissão técnica e apoio da Prefeitura. O futsal de Brasiléia vive um grande momento, e esse título mesmo fora de casa jogando há 230 KM de distância consolida o trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos”, destacou.
Além do título coletivo, o Brasiléia também dominou as premiações individuais. Eduardo, autor de cinco gols na final, terminou como artilheiro do campeonato, com 13 gols, enquanto Kauan foi eleito o melhor goleiro da competição. Ambos receberam troféus e premiação em dinheiro.
Com mais esse feito, o município reafirma sua tradição esportiva e projeta novas conquistas para o cenário estadual e nacional.
- Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil
Comentários
Flash
Operação da PM prende suspeitos armados e apreende drogas em Assis Brasil
Ação do GIRO do 5º BPM ocorreu após denúncias de crimes graves e resultou na apreensão de armas, entorpecentes e dinheiro
A Polícia Militar do Estado do Acre, por meio da equipe do GIRO do 5º Batalhão, com apoio de uma guarnição da Radiopatrulha da Operação Bioma, intensificou o policiamento no município de Assis Brasil após levantamento de informações que apontavam a recorrência de crimes graves na região.
Segundo a PM, havia registros de homicídios consumados e tentados, disparos de arma de fogo em via pública e tráfico de drogas, o que levou ao reforço das ações ostensivas em áreas consideradas sensíveis.
Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram indivíduos em frente a um imóvel. Ao perceberem a aproximação das viaturas, um dos suspeitos tentou se desfazer de uma arma de fogo, o que motivou a abordagem.
Na ação, foram apreendidas substâncias entorpecentes, uma balança de precisão, certa quantia em dinheiro, duas armas de fogo e munições.
Os envolvidos foram presos e apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, corrupção de menores e organização criminosa.
A Polícia Militar informou que as operações continuam no município com o objetivo de coibir a criminalidade, preservar a ordem pública e garantir a segurança da população.
bb2da7e5-4c83-4774-a40a-7de82761a1e9
















































Você precisa fazer login para comentar.