Conecte-se conosco

Acre

Câmara de Brasileia Volta de recesso com Sessão lotada

Publicado

em

DSC_0312

Vereadores fizeram um minuto de silêncio em memória ao ex-vereador Teixeira

Assessoria de Comunicação – CMB

Com Plenária lotada, aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 16 de Fevereiro, a volta do recesso parlamentar na Câmara Municipal de Brasileia. O retorno das atividades do Legislativo foi marcado pela presença de secretários municipais e do Prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes.

Em uso a Tribuna o Vereador Bil Rocha (PMDB), parabenizou os professores pelo início do ano letivo e aos repórteres pelo seu dia. O vereador apresentou indicação para que os órgãos competentes consertem o semáforo e luminária da ponte Wilson Pinheiro. Que a Secretaria de obras desobstrua o bueiro localizado na Rua Marechal Rondon, próximo ao mastro. Sobre a quadra da praça Hugo Poli, o vereador Bil Rocha solicitou providências em relação ao péssimo estado em que se encontra aquela quadra, não oferecendo condições de uso por parte dos desportistas de Brasileia. E solicitou que a secretaria de obras providencie luminárias para a quadra do bairro Samaúma II. Encaminhou Moção de aplauso aos organizadores do carnaval em Brasileia, Chiquinho Chaves, Carlos Rêgo, Gláucio e Raimundo Lacerda. “Para realizar um evento como esse não é fácil, e esses guerreiros foram lá e conseguiram organizar a festa popular”, afirmou. Bil Rocha solicitou, ainda, Moção de aplauso ao delegado Sérgio Lopes pelos relevantes serviços prestados no município. E que seja encaminhado documento à Secretaria Municipal de Saúde a respeito da situação da Unidade de Saúde José Maria de Souza Santos. “A população que depende dessa unidade de saúde se encontra desassistida” enfatizou. Sobre o ramal do quilômetro 35, o vereador solicitou que seja realizado um trabalho paliativo. O mesmo pedido foi feito pelo vereador em relação a limpeza do parque centenário. E finalizou parabenizando a organização da manifestação SOS Marinho Monte.

DSC_0300

O vereador Carlinho do Pelado (PSB), a exemplo de Bil Rocha, parabenizou os organizadores pelo movimento SOS Marinho Monte, e sugeriu que o mesmo movimento seja feito com o slogan: SOS Brasileia, em virtude das condições das ruas do município. Solicitou que o Executivo seja feito a manutenção de bueiros para evitar os transtornos em decorrência das chuvas. Que a prefeitura fiscalize a construção das calçadas, já que o acesso aos portadores de necessidades especiais não está sendo feito em toda a extensão das calçadas. E solicitou que sejam regularizadas as perdas salarias dos garis do município. Solicitou trabalho de recuperação do ramal Esperança, Porongaba, até o Riozinho. E que o Executivo recupere os ramais dos quilômetros 35 e 38, bem como ramal da Cantina, até a colocação Limoeiro. E apresentou indicação solicitando limpeza nas calçadas do município. Que o Executivo realize reforma nas quadras do parque Centenário. E finalizou apresentando indicação para que o Poder Executivo construa uma rampa de acesso ao Rio Acre.

A vereadora Erizete Lima (PT) solicitou que a prefeitura retire os entulhos das ruas de Brasileia. Sobre a inundação da cidade em virtude das chuvas e obstrução dos bueiros, a vereadora afirmou que ainda não tinha visto tal fato acontecer. “O Executivo tem suas atribuições, e a desobstrução de bueiros compete ao Poder Executivo”, Disse. Sobre a Rua Maria das Neves, a vereadora afirmou que em virtude das chuvas aquela rua foi atingida e as famílias tiveram suas casas alagadas. Que seja concluído o Plano de reformulação do PCCR. Erizete solicitou Moção de Aplauso a gerência do Bradesco e Caixa Econômica Federal, como reconhecimento do esforço para melhorar os serviços oferecidos a população. A vereadora afirmou seu apoio ao movimento SOS Brasileia.

A vereadora Fernanda Hassem (PT) também falou a respeito da construção de calçadas e parabenizou as Emendas alocadas pelos parlamentares. No entanto, de acordo com a Vereadora, é preciso respeitar o plano Diretor do município. “O município praticamente rasga o Plano Diretor quando constrói calçadas fora dos parâmetros, estreitando as ruas. As obras precisam ser executadas com critério”, Salientou. Em relação ao Detran, Fernanda Hassem solicitou que ali nas proximidades da Escola Valéria Bispo Sabala seja realizado trabalho de sinalização, pois os moradores e alunos correm perigo devido à falta de sinalização. Em relação a saúde, Fernanda Hassem afirmou na importância de uma campanha de prevenção efetiva, mas com o Executivo realizando trabalho de limpeza na cidade. E apresentou indicação para que venha à Câmara de Brasileia, o coordenador do Programa “Luz Para Todos”. E finalizou falando a respeito do movimento SOS Brasileia. “Eu parabenizo o movimento, que não é partidário, mas que está interessado em resolver um problema que não é de sigla partidária. É de todos nós, que moramos em Brasileia e estamos tristes em ver nossa cidade nessas condições. O prefeito deveria vim aqui e ter outro discurso. Por isso eu solicitou ao Tribunal de Contas e ao Executivo o dinheiro que veio em virtude da alagação”, Afirmou.

O vereador Joelso Pontes (PP) solicitou Moção de Pesar para a família, em virtude do falecimento do Ex vereador Teixeira. “Foi um grande homem, com uma história escrita no município de Brasileia”. E solicitou que seja encaminhada Moção de Aplauso a professora Vilma Galli, pelos relevantes serviços prestados à frente da direção da Escola Kairala José Kairala. Em relação ao ramal do quilômetro 17, o vereador solicitou que o Executivo coloque em seu planejamento, incluindo todas as rotas onde tem escolas. “A comunidade tem se mobilizado para tentar amenizar alguns problemas e o município deve entrar dando apoio, pois mesmo sem grandes recursos, mas alguma coisa dar para ser feita”, Disse. O vereador solicitou que a Prefeitura encaminhe a esta Casa relação nominal das ruas que serão contempladas com os convênios.

O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) em uso a Tribuna, parabenizou o movimento SOS Marinho Monte em relação ao grande movimento mobilizado. E solicitou que o Executivo dê continuidade aos dois banheiros para atender os taxistas, localizado na praça dos seringueiros. E que seja realizado trabalho de piçarramento no ramal do Nazaré, bem como trabalho de calçamento. O vereador apresentou indicação para que seja resolvida a situação do desbarrancamento em virtude da construção do Novo hospital regional, no bairro Alberto Castro. No mesmo bairro, o vereador observou a falta de estrutura e saneamento básico. E solicitou que seja construída uma ponte no Riozinho, ramal do quilômetro 19. E que realize trabalho de tapa-buracos no ramal do quilômetro 13.

O vereador Marivaldo Oliveira (PMDB) apresentou indicação para que seja realizado trabalho de melhoramento na Rua Odilon Pratagi. Marivaldo mencionou a situação da cheia nas ruas em virtude das chuvas e salientou que o problema é muito difícil de resolver, uma vez que a estrutura dos bueiros em Brasileia é complicada. E mencionou o movimento SOS Marinho Monte, afirmando que o referido movimento é importante para resolver o problema. No entanto, disse ser importante lembrar que o hospital e outros setores do Estado também pedem socorro.

O vereador Rosildo Freitas (PT) apresentou indicação para que a secretaria de Estado de Educação que concluíram o ensino médio, possam receber seus certificados aqui no município de Brasileia.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rainha Trans e Rainha Gay são eleitas no segundo dia de folia na Praça da Revolução

Publicado

em

Nem mesmo a chuva forte que caiu sobre Rio Branco na noite de sábado (14) foi capaz de apagar o brilho, a alegria, o encanto e a magia da 2ª noite do Carnaval 2026 – Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, onde foram escolhidas as Rainhas Trans e Gay, que junto ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval irão comandar a folia, durante os cinco dias de folia na capital acreana.

Fantasias exuberantes, muito brilho, plumas e paetês fizeram parte do figurino das candidatas, que mostraram muita desenvoltura e samba no pé. Muito além de um concurso de beleza, fantasias e adereços marcantes e chamativos, a 2ª noite do carnaval de Rio Branco mostrou muito glamour, dignidade, sonhos, representatividade e inclusão.

Ao todo 11 candidatas disputaram o título nas duas categorias. Na categoria Rainha Trans foram sete candidatas que disputaram o título com muita leveza e graça: Paulina Martins, Brenda Strass, Liah Souza, Vitória Bogéa, Israely Lima, Ketlyn Esmeralda e Beth Alessandra. Já na categoria Rainha Gay, quatro candidatas disputaram ao título, Beatriz Brasil, Bianca Lins, Gabrielle Brasil e Isabella Santos.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 10 1
Liah Souza é eleita Rainha Trans do Carnaval 2026: Rio Branco Folia, Tradição e Ealegria (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Ao final da disputa, apenas um décimo separou a primeira da segunda colocada. Representando o bloco Unidos do Fuxico, a grande campeã foi Liah Souza. Com 1,70m, de altura a escorpiana e flamenguista recebeu 198,9 pontos dos jurados, enquanto a vice-campeã, a libriana e também flamenguista Vitória Bogéa, de 1,88m recebeu 198,8 pontos.

“É uma emoção única. Eu já tinha concorrido outras duas vezes e esse ano falei que era meu último ano e o título veio. Eu só queria ganhar uma vez”, revelou Liah Souza.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 7 1
Na categoria Rainha Gay a vencedora foi Bianca Lins (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Na categoria Rainha Gay a grande vencedora foi Bianca Lins que recebeu 200 pontos dos jurados e teve a melhor avaliação da noite entre todas as candidatas. Esse foi o terceiro título de Bianca Lins. Ela já havia conquistado os títulos do carnaval de 2017 e 2024.

“Agora que a gente consegue respirar aliviado, são noites e dias acordados fazendo a fantasia. Eu mesmo confecciono a minha roupa desde a cabeça até o costeiro. E quando a gente é coroado é só a gratificação de um trabalho, de um esforço”, comemorou.

1a NOITE DE CARNAVAL 13.02.26 M.A 8
“Uma festa com todo o glamour, que a Prefeitura, através da gestão do prefeito Tião Bocalom, preparou para gente, para população de Rio Branco”, comemorou Alysson (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene, assim como na primeira noite de folia, elogiou a organização do Carnaval 2026, destacando a segurança como ponto forte do evento.

“Uma festa com todo o glamour, que a Prefeitura, através da gestão do prefeito Tião Bocalom, preparou para gente essas cinco noites, para população de Rio Branco. Essa festa popular é pro povo, é tradição, é folia, é alegria. A gente tem que aproveitar esses momentos. A vida é muito rápida, e nada mais justo do que a gente comemorar nesse espaço. Um espaço maravilhoso, que é a Praça da Revolução, onde a Prefeitura teve todo esse cuidado, ampliou, deixou um espaço seguro para as famílias” afirmou Bestene.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 23
“Venham com seus familiares. Um ambiente super bem preparado e seguro para as suas famílias”, destacou Roberta Lins (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Roberta Lins, esposa de Alysson Bestene, também comemorou o sucesso que está sendo o Carnaval 2026.

“Segura, com vários entretenimentos. Como o Alysson falou, amanhã tem o baile dos idosos, das crianças aqui. Então venham com seus familiares. Um ambiente super bem preparado e seguro para as suas famílias”.

2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 29
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 28
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 27
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 19
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 20
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 21 e1771184265628
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 22
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 17
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 16
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 14
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 13
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 12
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 6
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 9
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 11
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 4
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 2
2a NOITE CARNAVAL 2026 MA 14.02 1

<p>The post Rainha Trans e Rainha Gay são eleitas no segundo dia de folia na Praça da Revolução first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

“Encantados na Amazônia” encerra circulação após alcançar cerca de 700 crianças com apresentações gratuitas

Publicado

em

Última sessão foi realizada no sábado (14), no Horto Florestal, marcando o fim da programação

Dry Alves, Ascom

O projeto “Encantados na Amazônia” encerrou oficialmente sua circulação no último sábado (14), com uma apresentação aberta ao público no Horto Florestal, em Rio Branco (AC). Ao longo da programação, cerca de 700 crianças foram alcançadas pela iniciativa, que levou cultura, imaginação e conscientização ambiental a diferentes comunidades da capital e municípios próximos.

Durante a trajetória, o espetáculo percorreu bairros populares e espaços públicos como Comunidade Esperança, Praça da Semsur, Quinari – Senador Guiomard, Conjunto Cidade do Povo, Praça do João Eduardo, Hospital da Criança e Educandário, reunindo famílias e ampliando o acesso à arte de forma gratuita.

A proposta resgatou personagens marcantes do imaginário amazônico, como Mapinguari, Mãe da Mata, Rasga Mortalha e Matinta Perera. De forma lúdica e acessível, as histórias despertaram o interesse das crianças pelas tradições regionais e reforçaram valores como o respeito à natureza e o orgulho da identidade acreana.

Além da contação de histórias, o projeto promoveu momentos de interação com o público, incentivando reflexões sobre preservação ambiental e pertencimento cultural, especialmente entre crianças em situação de vulnerabilidade social.

A produtora cultural Naiara Pinheiro, responsável pela realização da iniciativa, destacou a emoção de concluir o ciclo de apresentações. “Eu amo fazer isso. Ver o brilho nos olhos das crianças e perceber que elas se reconhecem nas histórias da nossa terra é algo transformador. A cultura tem um papel fundamental na vida das crianças acreanas, porque fortalece a identidade, desperta sonhos e mostra que a nossa história tem valor”, afirmou.

Financiado pelo Governo Federal, por meio da Fundação Elias Mansour, o “Encantados na Amazônia” se despede deixando como legado o fortalecimento da cultura regional e o incentivo à preservação ambiental por meio da arte.

Comentários

Continue lendo

Acre

Saúde reforça alerta sobre Síndrome Alcoólica Fetal e prevenção de ISTs na segunda noite de folia em Rio Branco

Publicado

em

A segunda noite do Carnaval Rio Branco, Folia, Tradição e Alegria foi marcada não apenas pela animação dos foliões, mas também por informação e cuidado com a saúde. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou ações educativas na tenda instalada no circuito da festa, chamando a atenção para um tema sério e ainda pouco discutido: a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

SAF 2a NOITE SEMSA 7
Profissionais de saúde abordavam o público para um diálogo direto e esclarecedor sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gestação (Foto: Átilas Moura/Secom)

Em meio à programação carnavalesca, profissionais de saúde abordaram o público para um diálogo direto e esclarecedor sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gestação. A SAF é a forma mais grave dos Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF) e provoca alterações físicas, neurológicas e comportamentais irreversíveis, causadas pela exposição do feto ao álcool. O alerta foi claro: a síndrome é totalmente evitável e, durante a gravidez, não existe dose segura de álcool.

De forma acessível, as equipes explicaram que o álcool atravessa a placenta e atinge diretamente o bebê em formação, interferindo principalmente no desenvolvimento do sistema nervoso central. Por isso, mesmo pequenas quantidades podem gerar consequências permanentes para a criança.

Além da conscientização sobre a SAF, a Secretaria Municipal de Saúde também intensificou a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Durante a ação, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e autotestes de HIV, ampliando o acesso a insumos essenciais de prevenção e estimulando escolhas mais seguras durante o período de festa.

Semsa Carnaval 1a noite 1
“A festa reúne milhares de pessoas e, por isso, é um momento oportuno para levar informação e cuidado”, destacou Rennan Biths (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, o Carnaval é um espaço estratégico para promover saúde de forma próxima da população.

“A festa reúne milhares de pessoas e, por isso, é um momento oportuno para levar informação e cuidado. A SAF é totalmente evitável, e a nossa mensagem é clara: gravidez e álcool não combinam. Ao mesmo tempo, reforçamos a prevenção das ISTs, garantindo acesso a preservativos e autotestes”, destacou.

SAF 2a NOITE SEMSA 4
“Com apenas um gole, a mãe pode comprometer o desenvolvimento da criança por toda a vida”, alertou Rafaela (Foto: Átilas Moura/Secom)

A chefe da Divisão dos Ciclos de Vida, Rafaella Chagas, enfatizou a importância de ampliar o debate sobre o tema.

“O consumo de bebida alcoólica costuma ser visto como uma escolha individual, mas deixa de ser quando interfere em outra vida, que não pediu para ser gerada. Não existe quantidade mínima segura de álcool durante a gestação. Com apenas um gole, a mãe pode comprometer o desenvolvimento da criança por toda a vida”, alertou.

SAF 2a NOITE SEMSA 9
“A Síndrome Alcoólica Fetal provoca um conjunto de alterações no desenvolvimento da criança e é totalmente evitável”, afirmou Clever (Foto: Átilas Moura/Secom)

A ação também contou com a participação da sociedade civil. Clever Lima, membro da Família SAF Brasil, reforçou a importância da conscientização.

“A Síndrome Alcoólica Fetal provoca um conjunto de alterações no desenvolvimento da criança e é totalmente evitável. O que nós pedimos é que, durante a gravidez, a mulher não consuma bebida alcoólica, porque qualquer quantidade pode causar prejuízos permanentes ao bebê”, afirmou.

As ações fazem parte da política de promoção da saúdda Prefeitura de Rio Branco, que aposta na informação, na prevenção e no cuidado integral para proteger vidas antes mesmo do nascimento e garantir que a folia aconteça com mais consciência e responsabilidade.

SAF 2a NOITE SEMSA 2
SAF 2a NOITE SEMSA 3 e1771172043847
SAF 2a NOITE SEMSA 6
SAF 2a NOITE SEMSA 5
SAF 2a NOITE SEMSA 8
SAF 2a NOITE SEMSA 10
SAF 2a NOITE SEMSA 11
SAF 2a NOITE SEMSA 12

<p>The post Saúde reforça alerta sobre Síndrome Alcoólica Fetal e prevenção de ISTs na segunda noite de folia em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo