Conecte-se conosco

Acre

Câmara de Brasileia Volta de recesso com Sessão lotada

Publicado

em

DSC_0312

Vereadores fizeram um minuto de silêncio em memória ao ex-vereador Teixeira

Assessoria de Comunicação – CMB

Com Plenária lotada, aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 16 de Fevereiro, a volta do recesso parlamentar na Câmara Municipal de Brasileia. O retorno das atividades do Legislativo foi marcado pela presença de secretários municipais e do Prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes.

Em uso a Tribuna o Vereador Bil Rocha (PMDB), parabenizou os professores pelo início do ano letivo e aos repórteres pelo seu dia. O vereador apresentou indicação para que os órgãos competentes consertem o semáforo e luminária da ponte Wilson Pinheiro. Que a Secretaria de obras desobstrua o bueiro localizado na Rua Marechal Rondon, próximo ao mastro. Sobre a quadra da praça Hugo Poli, o vereador Bil Rocha solicitou providências em relação ao péssimo estado em que se encontra aquela quadra, não oferecendo condições de uso por parte dos desportistas de Brasileia. E solicitou que a secretaria de obras providencie luminárias para a quadra do bairro Samaúma II. Encaminhou Moção de aplauso aos organizadores do carnaval em Brasileia, Chiquinho Chaves, Carlos Rêgo, Gláucio e Raimundo Lacerda. “Para realizar um evento como esse não é fácil, e esses guerreiros foram lá e conseguiram organizar a festa popular”, afirmou. Bil Rocha solicitou, ainda, Moção de aplauso ao delegado Sérgio Lopes pelos relevantes serviços prestados no município. E que seja encaminhado documento à Secretaria Municipal de Saúde a respeito da situação da Unidade de Saúde José Maria de Souza Santos. “A população que depende dessa unidade de saúde se encontra desassistida” enfatizou. Sobre o ramal do quilômetro 35, o vereador solicitou que seja realizado um trabalho paliativo. O mesmo pedido foi feito pelo vereador em relação a limpeza do parque centenário. E finalizou parabenizando a organização da manifestação SOS Marinho Monte.

DSC_0300

O vereador Carlinho do Pelado (PSB), a exemplo de Bil Rocha, parabenizou os organizadores pelo movimento SOS Marinho Monte, e sugeriu que o mesmo movimento seja feito com o slogan: SOS Brasileia, em virtude das condições das ruas do município. Solicitou que o Executivo seja feito a manutenção de bueiros para evitar os transtornos em decorrência das chuvas. Que a prefeitura fiscalize a construção das calçadas, já que o acesso aos portadores de necessidades especiais não está sendo feito em toda a extensão das calçadas. E solicitou que sejam regularizadas as perdas salarias dos garis do município. Solicitou trabalho de recuperação do ramal Esperança, Porongaba, até o Riozinho. E que o Executivo recupere os ramais dos quilômetros 35 e 38, bem como ramal da Cantina, até a colocação Limoeiro. E apresentou indicação solicitando limpeza nas calçadas do município. Que o Executivo realize reforma nas quadras do parque Centenário. E finalizou apresentando indicação para que o Poder Executivo construa uma rampa de acesso ao Rio Acre.

A vereadora Erizete Lima (PT) solicitou que a prefeitura retire os entulhos das ruas de Brasileia. Sobre a inundação da cidade em virtude das chuvas e obstrução dos bueiros, a vereadora afirmou que ainda não tinha visto tal fato acontecer. “O Executivo tem suas atribuições, e a desobstrução de bueiros compete ao Poder Executivo”, Disse. Sobre a Rua Maria das Neves, a vereadora afirmou que em virtude das chuvas aquela rua foi atingida e as famílias tiveram suas casas alagadas. Que seja concluído o Plano de reformulação do PCCR. Erizete solicitou Moção de Aplauso a gerência do Bradesco e Caixa Econômica Federal, como reconhecimento do esforço para melhorar os serviços oferecidos a população. A vereadora afirmou seu apoio ao movimento SOS Brasileia.

A vereadora Fernanda Hassem (PT) também falou a respeito da construção de calçadas e parabenizou as Emendas alocadas pelos parlamentares. No entanto, de acordo com a Vereadora, é preciso respeitar o plano Diretor do município. “O município praticamente rasga o Plano Diretor quando constrói calçadas fora dos parâmetros, estreitando as ruas. As obras precisam ser executadas com critério”, Salientou. Em relação ao Detran, Fernanda Hassem solicitou que ali nas proximidades da Escola Valéria Bispo Sabala seja realizado trabalho de sinalização, pois os moradores e alunos correm perigo devido à falta de sinalização. Em relação a saúde, Fernanda Hassem afirmou na importância de uma campanha de prevenção efetiva, mas com o Executivo realizando trabalho de limpeza na cidade. E apresentou indicação para que venha à Câmara de Brasileia, o coordenador do Programa “Luz Para Todos”. E finalizou falando a respeito do movimento SOS Brasileia. “Eu parabenizo o movimento, que não é partidário, mas que está interessado em resolver um problema que não é de sigla partidária. É de todos nós, que moramos em Brasileia e estamos tristes em ver nossa cidade nessas condições. O prefeito deveria vim aqui e ter outro discurso. Por isso eu solicitou ao Tribunal de Contas e ao Executivo o dinheiro que veio em virtude da alagação”, Afirmou.

O vereador Joelso Pontes (PP) solicitou Moção de Pesar para a família, em virtude do falecimento do Ex vereador Teixeira. “Foi um grande homem, com uma história escrita no município de Brasileia”. E solicitou que seja encaminhada Moção de Aplauso a professora Vilma Galli, pelos relevantes serviços prestados à frente da direção da Escola Kairala José Kairala. Em relação ao ramal do quilômetro 17, o vereador solicitou que o Executivo coloque em seu planejamento, incluindo todas as rotas onde tem escolas. “A comunidade tem se mobilizado para tentar amenizar alguns problemas e o município deve entrar dando apoio, pois mesmo sem grandes recursos, mas alguma coisa dar para ser feita”, Disse. O vereador solicitou que a Prefeitura encaminhe a esta Casa relação nominal das ruas que serão contempladas com os convênios.

O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) em uso a Tribuna, parabenizou o movimento SOS Marinho Monte em relação ao grande movimento mobilizado. E solicitou que o Executivo dê continuidade aos dois banheiros para atender os taxistas, localizado na praça dos seringueiros. E que seja realizado trabalho de piçarramento no ramal do Nazaré, bem como trabalho de calçamento. O vereador apresentou indicação para que seja resolvida a situação do desbarrancamento em virtude da construção do Novo hospital regional, no bairro Alberto Castro. No mesmo bairro, o vereador observou a falta de estrutura e saneamento básico. E solicitou que seja construída uma ponte no Riozinho, ramal do quilômetro 19. E que realize trabalho de tapa-buracos no ramal do quilômetro 13.

O vereador Marivaldo Oliveira (PMDB) apresentou indicação para que seja realizado trabalho de melhoramento na Rua Odilon Pratagi. Marivaldo mencionou a situação da cheia nas ruas em virtude das chuvas e salientou que o problema é muito difícil de resolver, uma vez que a estrutura dos bueiros em Brasileia é complicada. E mencionou o movimento SOS Marinho Monte, afirmando que o referido movimento é importante para resolver o problema. No entanto, disse ser importante lembrar que o hospital e outros setores do Estado também pedem socorro.

O vereador Rosildo Freitas (PT) apresentou indicação para que a secretaria de Estado de Educação que concluíram o ensino médio, possam receber seus certificados aqui no município de Brasileia.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo