Flash
Câmara de Brasileia vai realizar audiências públicas, para discutir regularização de loteamentos no município.
A décima sessão ordinária do 3° ano legislativo, da 14° legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã terça-feira, 23, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.
Participaram da sessão os vereadores, Antônio Francisco (PT), Edu Queiroz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Joelso Pontes (PP),Reinaldo Gadelha (MDB),Rozevete Honorato (PSB), Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB), e o Presidente Rogério Pontes(MDB).
Durante a ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade, o requerimento do vereador Joelso Pontes(PP), para realização de uma audiência pública com a participação de imobiliária, prefeitura de Brasileia. Para debater e encontrar soluções para condições dos loteamentos José Rabelo, Francisco Peixoto, São João e outros que poderão estar de forma irregular.
Os VEREADORES usaram a tribuna da casa legislativa, para fazer as suas reivindicações, junto à comunidade. E comentar as matérias aprovadas durante a sessão.
Vejam o que disseram.
Vereador Antônio Francisco(PT),
“A festa do trabalhador já está sendo organizada pela prefeitura e o sindicato do trabalhadores rurais. Peço melhorias para a comunidade do km 26 em caráter de urgência já que o 1 de maio será realizado lá.
E a manhã acontecerá a primeira reunião com comissões prontas de limites territoriais das câmaras e prefeituras de Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia. Para elaboração do termo de cooperação técnica entres os três municípios mais prejudicados com os limites territoriais de 2006.
Inclusive a prefeita Fernanda Hassem já iniciou a recuperação do ramal pega fogo e ela precisa do termo de cooperação técnica para continuar os trabalhos assim como os demais prefeitos”. Destacou.
Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT),
“É fundamental a questão fundiária. Os moradores ficam habilitados até pra fazer financiamentos daí também a sua importância.
Peço Expediente a prefeitura solicitando tapa buracos em frente ao antigo mercado Zé Luiz como é mais conhecido por todos.
Peço ainda que os Correios permaneçam no centro da cidade. Aqui é a nossa identidade, não podemos deixar morrer. Tem que botar é segurança.
Muitos moradores me pediram também para voltar o programa cultural Festa no seringal, do radialista Raimundo Lacerda, as pessoas da zona rural e da cidade escutam. E por essa razão peço que seja encaminhado um documento para Chiquinho Chaves e a Secretária de Comunicação. Pedindo a volta do programa. Que foi tirado do ar na nova gestão este ano, da Rádio Aldeia fm 90.3 de Brasileia, sem justificativa e até agora o programa continua fora do ar.
E a prefeita está organizando a cidade, esse ano vai ter muito trabalho realizado, acredito que vamos avançar muito no tocante à ramais”. Enfatizou.
Vereador Joelson Pontes(PP),
“Estive na feira do peixe e acredito que dar pra investir cada vez mais na Feira do Peixe. Trago uma indicação para cometer do programa Luz Para Todos. A energia tá na colocação baixa verde km 84 ela tem que ir a diante…Pega Fogo e outros.
Quero que envie um ofício ao Interacre, que ele explique como vai ser os serviços do instituto em Brasiléia.
Solicito informações sobre o Memorial Wilson Pinheiro, foi inaugurado e ainda não está funcionando.
O Imac tem que dizer porque não concedeu licença do loteamentos Francisco Peixoto e Zé Rabelo. E temos também outros bairros e loteamentos irregulares. E audiência pública vai ser importante exatamente por isso. Para discutir e esclarecer juntos aos envolvidos, comunidade, poder público e imobiliária. Todas essas questões de interesse de todos os moradores, que passaram por essa questão, de morar em lugar e não poder fazer um documento, por que aquele bairro ou loteamento está irregular” Frisou.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS),
“Quero aqui parabenizar a prefeitura de Brasiléia através da Secretaria de Agricultura. Que em parceria com o Sebrae realizaram a feira do Peixe em Brasiléia, onde gerou renda economia para os produtores e para cidade também.
O Bairros três botequins, tem a rua Francisco de Assis, que precisa realizar um tapa buracos e um bueiro. Na rua São Francisco de Assis, precisa da troca de lâmpada, na mesma rua, peço que envie documentos para o Depasa fazer reparos nos canos também na mesma rua.
Na avenida Manoel Marinho Monte, tem casinha em frente o ICMBIO, peço a prefeitura faço uma revitalização.
A questão da água, diversos bairros são abastecido com o caminhão pipa como escolas e outros espaços e bairros, chácaras…
Quero que envie documentos ao Depasa para rever essa decisão, aumentar a quantidade de carro pipas. Bairro Nazaré é questão de prioridade, as famílias estão ficando sem água porque o carro pipa não pode entrar por causa de uma vala. E que seja encaminhado também documentos para o Secretário de obras, informando sobre ao assunto”. Destacou.
Vice Presidente Vereador Marquinho Tibúrcio(PSDB),
“Faço indicação para rua Pedro Alexandrino as pessoas estão jogando lixo nas margens do rio.
Na rua Alberto Castro foi feito melhorias, mas a última rua está precisando de melhoria, não dar pra fazer uma e deixar outras.
E reconheço a secretaria de obras pelo trabalhos feitos.
É de fundamental importância a realização de audiência pública para discutir situação dos loteamentos.
É preciso haver a legalização de aplicativos de transportes, não dar pra criar grupo e sair prejudicando os taxistas que estão ai vários anos.
Que esses aplicativos venham se legalizar. Quero também pedir que o Depasa instale rede de água nos bairros 8 de março, Zé Rabelo e Nazaré”. Reivindicou.
Vereador Presidente da Câmara Rogério Pontes (MDB),
“Parabenizo a prefeitura de Brasileia pela realização da feira do peixe, Sebrae, secretaria de obras, e a prefeita Fernanda Hassem.
Sobre os atendimentos do Banco do Brasil e Bradesco, è uma vergonha uma pessoa passar mais de 2 horas pra ser atendido. As pessoas precisam ser atendidas com carinho.
Peço gerencia da energiza, coloque mais funcionários para atender a população.
O povo do Porto Carlos está esperando pra arrumar a ponte, já falei com o Secretário Carlinhos sobre isso. E estamos fazendo na aquilo é possível fazer investimentos nas dependências da casa legislativa com aquisição de equipamentos e cadeiras para serem usados pelos servidores da câmara municipal. E a população ficar mais acomodada quando visitar a casa do povo principalmente nas sessões”. Frisou.
Vereador Rozevete Honorato(PSDB),
“Parabenizou a realização da feira do Peixe, gerou uma renda de mais de 81 mil reais para os produtores. Peço
Melhoria no ramal Nazaré, ruas das hortas, bairro Alberto Castro. Peço melhoramento para a Rua Maria Anunciação – quebra molas e nas demais que precisa desse serviço.
Está acontecendo o curso de tratoristas no km 26 muito importante para a comunidade.
Estão acontecendo também serviços de melhoramento no ramal do km 10.
Peço melhoramento para o ramal do km 7, que tá sem trafegabilidade.
Ramal do 6, que acesso aos Vieiras precisa de piçarramento.
Que a prefeitura conceda Sessão de uso dos pontos que fica atrás do mercado que estão fechado. “Enfatizou.
Comentários
Flash
Motoboy fica gravemente ferido após colisão com carro no Conjunto Habitasa
O motoboy Daniel de Souza D’Ávila, de 28 anos, ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito ocorrido no final da tarde desta quarta-feira (24), no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua Santa Catarina, no Conjunto Habitasa, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Daniel realizava entregas de presentes de Natal e trafegava no sentido centro–bairro da Avenida Ceará em uma motocicleta CG Titan, de cor preta, quando um veículo modelo Montana, de cor cinza, que seguia no sentido bairro–centro, saiu da Rua Santa Catarina e cruzou a frente do motociclista, provocando a colisão.
A condutora do carro, que ainda não teve o nome divulgado, permaneceu no local após o acidente.
Com o impacto, o motoboy foi arremessado ao solo e sofreu fraturas nos dois fêmures, além de suspeita de fratura no quadril.
Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. A equipe realizou os primeiros atendimentos no local, imobilizou a vítima e a encaminhou ao Pronto-Socorro de Rio Branco. O estado de saúde de Daniel é considerado estável.
O Policiamento de Trânsito esteve no local, isolou a área e acompanhou o trabalho da perícia. Após os procedimentos, os veículos foram liberados e entregues aos familiares dos envolvidos.
Comentários
Flash
Municípios do Acre mantém mobilização para aumentar coberturas vacinais de crianças e adolescentes
Pais, mães e responsáveis, devem procurar postos de vacinação e vacinem crianças e adolescentes
Os 22 municípios da Macrorregião Única de Saúde do Acre – entre eles Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.
As coberturas vacinais registradas desde janeiro preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em Cruzeiro do Sul, a técnica de laboratório Catiane Alencar, de 45 anos, mantém a caderneta da filha, de 10 anos, sempre atualizada. Para a moradora do bairro Arthur Maia, vacinar é um gesto de amor.
“Minha filha tem 10 anos, tomou todas as vacinas, todas as vacinas que têm na rede pública. Acredito nas vacinas porque, hoje em dia, existem muitas doenças que foram erradicadas a partir do surgimento das vacinas.”
Para ampliar a imunização, o estado Acre realiza uma classificação de risco para cada município. Com base nela, são definidas estratégias específicas. A informação é da coordenadora de imunização do Acre, Renata Aparecida Quiles.
A Operação Gota, vacinação realizada pela Força Aérea com helicóptero em áreas de difícil acesso, é uma dessas ações.
A coordenadora reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia.
“Precisa vacinar e vacinar na idade preconizada pelo Ministério da Saúde, com isso a criança obtém a melhor resposta imunológica e com isso também resulta na diminuição da circulação das doenças.”
O esforço é para garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!
As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e Covid-19.
Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. . É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!
O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre as coberturas vacinais impede o retorno de das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!
“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”
Atenção, pais e responsáveis do Acre! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.
Saiba mais em gov.br/vacinacao.
Comentários
Flash
Motociclista fica ferido após colisão com táxi em Epitaciolândia
Acidente ocorreu na Avenida Santos Dumont e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira, por volta das 10h30, deixou um motociclista ferido na Avenida Santos Dumont, em Epitaciolândia, no interior do Acre. A ocorrência mobilizou equipes de resgate do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
No local, os socorristas encontraram a vítima, identificada como Erivelton da Silva, de 34 anos, caída ao solo. Ele apresentava ferimento cortante no supercílio esquerdo e escoriações pelo corpo, mas, segundo a equipe de resgate, não havia sinais aparentes de fraturas.
De acordo com as informações repassadas, Erivelton conduzia uma motocicleta preta de origem boliviana, placa NN-3822, quando colidiu com um táxi de cor branca, placa QLW1J64. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde para avaliação médica.
As circunstâncias da colisão não foram detalhadas e o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

























































Você precisa fazer login para comentar.