Flash
Câmara de Brasileia vai realizar audiências públicas, para discutir regularização de loteamentos no município.
A décima sessão ordinária do 3° ano legislativo, da 14° legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã terça-feira, 23, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.
Participaram da sessão os vereadores, Antônio Francisco (PT), Edu Queiroz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Joelso Pontes (PP),Reinaldo Gadelha (MDB),Rozevete Honorato (PSB), Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB), e o Presidente Rogério Pontes(MDB).
Durante a ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade, o requerimento do vereador Joelso Pontes(PP), para realização de uma audiência pública com a participação de imobiliária, prefeitura de Brasileia. Para debater e encontrar soluções para condições dos loteamentos José Rabelo, Francisco Peixoto, São João e outros que poderão estar de forma irregular.
Os VEREADORES usaram a tribuna da casa legislativa, para fazer as suas reivindicações, junto à comunidade. E comentar as matérias aprovadas durante a sessão.
Vejam o que disseram.
Vereador Antônio Francisco(PT),
“A festa do trabalhador já está sendo organizada pela prefeitura e o sindicato do trabalhadores rurais. Peço melhorias para a comunidade do km 26 em caráter de urgência já que o 1 de maio será realizado lá.
E a manhã acontecerá a primeira reunião com comissões prontas de limites territoriais das câmaras e prefeituras de Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia. Para elaboração do termo de cooperação técnica entres os três municípios mais prejudicados com os limites territoriais de 2006.
Inclusive a prefeita Fernanda Hassem já iniciou a recuperação do ramal pega fogo e ela precisa do termo de cooperação técnica para continuar os trabalhos assim como os demais prefeitos”. Destacou.
Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT),
“É fundamental a questão fundiária. Os moradores ficam habilitados até pra fazer financiamentos daí também a sua importância.
Peço Expediente a prefeitura solicitando tapa buracos em frente ao antigo mercado Zé Luiz como é mais conhecido por todos.
Peço ainda que os Correios permaneçam no centro da cidade. Aqui é a nossa identidade, não podemos deixar morrer. Tem que botar é segurança.
Muitos moradores me pediram também para voltar o programa cultural Festa no seringal, do radialista Raimundo Lacerda, as pessoas da zona rural e da cidade escutam. E por essa razão peço que seja encaminhado um documento para Chiquinho Chaves e a Secretária de Comunicação. Pedindo a volta do programa. Que foi tirado do ar na nova gestão este ano, da Rádio Aldeia fm 90.3 de Brasileia, sem justificativa e até agora o programa continua fora do ar.
E a prefeita está organizando a cidade, esse ano vai ter muito trabalho realizado, acredito que vamos avançar muito no tocante à ramais”. Enfatizou.
Vereador Joelson Pontes(PP),
“Estive na feira do peixe e acredito que dar pra investir cada vez mais na Feira do Peixe. Trago uma indicação para cometer do programa Luz Para Todos. A energia tá na colocação baixa verde km 84 ela tem que ir a diante…Pega Fogo e outros.
Quero que envie um ofício ao Interacre, que ele explique como vai ser os serviços do instituto em Brasiléia.
Solicito informações sobre o Memorial Wilson Pinheiro, foi inaugurado e ainda não está funcionando.
O Imac tem que dizer porque não concedeu licença do loteamentos Francisco Peixoto e Zé Rabelo. E temos também outros bairros e loteamentos irregulares. E audiência pública vai ser importante exatamente por isso. Para discutir e esclarecer juntos aos envolvidos, comunidade, poder público e imobiliária. Todas essas questões de interesse de todos os moradores, que passaram por essa questão, de morar em lugar e não poder fazer um documento, por que aquele bairro ou loteamento está irregular” Frisou.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS),
“Quero aqui parabenizar a prefeitura de Brasiléia através da Secretaria de Agricultura. Que em parceria com o Sebrae realizaram a feira do Peixe em Brasiléia, onde gerou renda economia para os produtores e para cidade também.
O Bairros três botequins, tem a rua Francisco de Assis, que precisa realizar um tapa buracos e um bueiro. Na rua São Francisco de Assis, precisa da troca de lâmpada, na mesma rua, peço que envie documentos para o Depasa fazer reparos nos canos também na mesma rua.
Na avenida Manoel Marinho Monte, tem casinha em frente o ICMBIO, peço a prefeitura faço uma revitalização.
A questão da água, diversos bairros são abastecido com o caminhão pipa como escolas e outros espaços e bairros, chácaras…
Quero que envie documentos ao Depasa para rever essa decisão, aumentar a quantidade de carro pipas. Bairro Nazaré é questão de prioridade, as famílias estão ficando sem água porque o carro pipa não pode entrar por causa de uma vala. E que seja encaminhado também documentos para o Secretário de obras, informando sobre ao assunto”. Destacou.
Vice Presidente Vereador Marquinho Tibúrcio(PSDB),
“Faço indicação para rua Pedro Alexandrino as pessoas estão jogando lixo nas margens do rio.
Na rua Alberto Castro foi feito melhorias, mas a última rua está precisando de melhoria, não dar pra fazer uma e deixar outras.
E reconheço a secretaria de obras pelo trabalhos feitos.
É de fundamental importância a realização de audiência pública para discutir situação dos loteamentos.
É preciso haver a legalização de aplicativos de transportes, não dar pra criar grupo e sair prejudicando os taxistas que estão ai vários anos.
Que esses aplicativos venham se legalizar. Quero também pedir que o Depasa instale rede de água nos bairros 8 de março, Zé Rabelo e Nazaré”. Reivindicou.
Vereador Presidente da Câmara Rogério Pontes (MDB),
“Parabenizo a prefeitura de Brasileia pela realização da feira do peixe, Sebrae, secretaria de obras, e a prefeita Fernanda Hassem.
Sobre os atendimentos do Banco do Brasil e Bradesco, è uma vergonha uma pessoa passar mais de 2 horas pra ser atendido. As pessoas precisam ser atendidas com carinho.
Peço gerencia da energiza, coloque mais funcionários para atender a população.
O povo do Porto Carlos está esperando pra arrumar a ponte, já falei com o Secretário Carlinhos sobre isso. E estamos fazendo na aquilo é possível fazer investimentos nas dependências da casa legislativa com aquisição de equipamentos e cadeiras para serem usados pelos servidores da câmara municipal. E a população ficar mais acomodada quando visitar a casa do povo principalmente nas sessões”. Frisou.
Vereador Rozevete Honorato(PSDB),
“Parabenizou a realização da feira do Peixe, gerou uma renda de mais de 81 mil reais para os produtores. Peço
Melhoria no ramal Nazaré, ruas das hortas, bairro Alberto Castro. Peço melhoramento para a Rua Maria Anunciação – quebra molas e nas demais que precisa desse serviço.
Está acontecendo o curso de tratoristas no km 26 muito importante para a comunidade.
Estão acontecendo também serviços de melhoramento no ramal do km 10.
Peço melhoramento para o ramal do km 7, que tá sem trafegabilidade.
Ramal do 6, que acesso aos Vieiras precisa de piçarramento.
Que a prefeitura conceda Sessão de uso dos pontos que fica atrás do mercado que estão fechado. “Enfatizou.
Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.
Comentários
Flash
Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.
Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.
O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC
“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.
A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.
A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.

Comentários
Flash
Americano recém-chegado ao Acre é brutalmente assaltado no Segundo Distrito de Rio Branco

Vítima foi atacada por quatro criminosos, teve documentos e dinheiro roubados e acabou gravemente ferida
Um cidadão norte-americano, identificado como Joseph Thomas Fratantoni, de 43 anos, foi vítima de um assalto seguido de agressão na noite desta quarta-feira (3), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. O homem havia acabado de chegar ao Brasil no mesmo dia, entrando pela fronteira do Acre.
Segundo informações, Joseph foi surpreendido por quatro homens que levaram cerca de R$ 1 mil, além de seu celular e passaporte. Após o roubo, os criminosos passaram a espancá-lo com pedras, chutes e ripas, causando cortes profundos na cabeça e fortes dores na região das costas e costelas. Em seguida, fugiram.

Mesmo ferido, o estrangeiro conseguiu correr até um hotel próximo para pedir socorro. Funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros atendimentos e o encaminhou ao Pronto Socorro de Rio Branco. Ele está estável.
A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso segue em investigação.












Você precisa fazer login para comentar.