Extra
Câmara de Brasiléia realiza a 3ª Sessão aprovando Projeto que diminui recesso dos Vereadores
Participaram os vereadores Antônio Francisco (PT), Charbel Saady (PP), Edu Queiroz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Joelso Pontes (PP), Mário Jorge (MDB), Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB) e o Presidente Rogério Pontes (MDB).
Os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos de emendas modificativas e uma subemenda que diminui o recesso parlamentar em 15 dias e com isso ocorre também mudanças na sessão legislativa da câmara municipal. Objetivo dos parlamentares é equiparar com início dos trabalhos legislativos as demais casas como por exemplo o Congresso nacional.
Através do Projeto de Emenda Modificativa n° 1 e 2, de 25 de fevereiro de 2019 que modifica o Artigo 31 da Lei Orgânica do município de Brasiléia e o Art.109 do regimento interno da Câmara Municipal de Brasileia.A sessão legislativa anual fica do dia 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro.
E foi modificado também o §3° aditivado ao art.109 do regimento interno da câmara, alterado pela emenda aditiva n°02/2014. Que estabelece novo recesso legislativo nos períodos de 1º a 31 de Julho e de 15 de dezembro a 1º de fevereiro.
O Presidente Rogério Pontes autorizou ainda a criação de uma comissão de vereadores para discussão do serviço da operadora Vivo em Brasiléia a pedido do vereador Joelson Pontes(PP).E que a mesma comissão possa discutir também autos preços de energia elétrica cobrados no talão de luz dos moradores do município pelo grupo Energisa antiga Eletrobrás.
Os parlamentares vão a Rio Branco na próxima semana para se reunir com a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte no Acre(DNIT).Para buscar soluções sobre os quebra-molas ao longo da avenida Dr Manoel Marinho Montes e os trabalhos feito pelo órgão ao longo da BR 317 estrada do pacifico.
No grande expediente os vereadores destacaram suas ações parlamentares junto à comunidade e fizeram suas reivindicações na tribuna da casa do povo.
O vereador Antônio Francisco (PT), destacou a realização do carnaval legal 2019 de Brasiléia realizado pelos os amigos da folia. Falou ainda da visita ao prefeito de Xapuri acompanhado da comissão dos limites territorial da câmara.Onde dia 15 será realizada uma reunião ampliada para construir um termo de cooperação para auxiliar as comunidades que estão sendo prejudicados neste municípios por conta destes limites territoriais.
Falou a respeito ainda da operação inverno que a prefeitura realiza na zona rural mesmo com inverno rigoroso para não deixar os produtores sem acesso. Solicitou o melhoramento das duas pontes do km 13, que precisa de recuperação. E falou sobre os ante projetos de lei n 01, 02, que trata do nome das ruas da agrovila Vila do km 26.
E apresentou ofício da Senhora Franciele que trata da preocupação com a construção de uma distribuidora de gás próximo o ‘Beco do Godô’.
Vereador Joelson Pontes(PP), iniciou o seu discurso na tribuna falando também da importância da regulamentação da Vila do 26. PEDIU ofício aos correios para verificar questão de não entregar correspondências no Bairro Alberto Castro.Usina de asfalto, informação do Deracre. Ruas do areal e outras que está sendo recuperado. Falta várias ruas, e as pessoas estão querendo saber. E a usina poderia recuperar. Citou a rua Joaquim Macedo que precisa de medicamentos. Solicitou Encaminhamento de oficio para superintendente do Banco do Brasil no ACRE, enfatizou que só tinha um caixa funcionando no feriado.
Enfatizou sobre a questão da falta da água em Brasiléia e que a ponte que liga Brasiléia Epitaciolândia virou um caos. Disse ainda que já falou pro governador tirar o mata-burro e trocar o tabuleiro. E fez um pedido a câmara para formar uma comissão de vereadores para discutir os problemas de conexão da operadora vivo em Brasileia. “Venderam chip demais e a torre não suporta mais e ninguém consegue concluir uma ligação usando o chip da referida operadora”, disse Joelso Pontes.
O Vereador pediu ainda para alterar o código tributário do município, onde os moradores da zona rural de Brasiléia possam ficar isentos do pagamento de taxa de iluminação na zona rural.
Vereador Jurandir (PROS), Destacou a importância do Programa Crianças feliz. Parabenizou a prefeita Fernanda Hassem em continuar o programa em no município. Parabenizou também pela operação inverno. Disse que a prefeitura tem se desdobrado para melhorar os pontos de mais difícil acesso.
E que tem acompanhado os trabalhos de perto da secretaria municipal de obras. Falou ainda da situação desconfortável causado pela falta do Instituto médico legal(IML) na região. Pediu que a secretaria de obras realize melhoria na frente da unidade Simão Mansur. Na rua Joaquim de Paula Moreira lá tem uma vala DISSE O o vereador. Pediu também iluminação pública na quadra da comunidade Nazaré. Que a prefeitura possa viabilizar a melhoria da ponte do km 17 mais rápido possível.
Vereador Marquinho Tibúrcio (PSDB), iniciou sua fala parabenizando a prefeita e secretários pela boa gestão no município.
E segundo o parlamentar o tribunal de contas orienta que as secretarias do município tem que está de portas abertas para receber os vereadores são ficais do povo e precisamos que os secretários nos atendas bem. Disse ainda que ficam esperando para serem atendidos vou requerer as informações e quero que seja atendidas, se caso contrário vou procurar o Ministério Público. Isso também vale pro estado.
“O governo não cumpriu com os taxistas, cancelamento de multas. Hoje não consigo falar nem com os assessores dos assessores do governo. O que eu quero é respeito. Coloquei meus amigos e ajudei a eleger. Peço tratamento respeito” disse o vereador. Falou ainda da condição da ponte que liga Brasiléia a Epitaciolândia. E enfatizou também ficou mais de hora esperando um Secretário para ser atendido.
E solicitou as luvas impermeáveis para os garis e Margarida. Melhoria para ramal Chica Pereira. Solicitou o desobstrução do bueiro próximo Frios Vilhena, rua Joaquim Macedo é uma das piores do Alberto Castro. Sua rua tem posto de saúde na frente. Também pediu iluminação na quadra do Nazaré.
Vereador Mário Jorge (MDB), solicitou melhoria no trevo da Samaúma que dá acesso ao bairro Leonardo Barbosa, melhoria no acesso ao bairro Marcos Galvão e iluminação porque segundo o vereador com qualquer chuva a água transborda por cima das ruas do referido bairro.
E reivindicou também tapa buracos na ruas dos catraieiros. E mais melhorias na ruas do Leonardo Barbosa mesmo não estão no planejamento da prefeitura. E destacou ainda a situação do Depasa, sobre a falta de água no município. Pediu um paliativo para o ramal do esperança entre o ramal do jarinal e a colônia do Ze Feitosa ali tem um ramal que tem pessoas que produz verduras disse o vereador.
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB), Disse que devido as forte chuva nos últimos dias a rua do Flamengo está complicada, e pediu por meio da secretaria municipal de obras a desobstrução do bueiro no local.No Ramal do km 59 reivindicou melhorar os pontos críticos porque na localidade tem muita produção. E Fez pedido ao secretário de agricultura que informe sobre o caminhão da linha do 19 que não está fazendo a linha.
Vereador presidente Rogério Pontes (MDB),Fez uma indicação para secretário de obras para melhora o ramal do km 18, mais de 10 anos que não entra máquina lá disse ele.
O presidente da câmara enfatizou que a empresa de energia grupo Energiza antiga Eletrobras Acre está sucateamento o povo. E destacou um posicionamento mais firme dos vereadores.”Temos que agir como vereador” disse Rogério Pontes.
Que solicitou a secretaria da casa para encaminhar com urgência documentos para DNIT sobre os quebra-molas ao longo da avenida Dr Manoel Marinho Montes que podem causar a acidentes por vários motoristas passarem ao lado dos quebra-molas.E encerrou seu pronunciamento da casa legislativa parabenizando a prefeita Fernanda Hassem por está com a operação inverno nas ruas e nos ramais.
Vereador Rosildo Rodrigues (PT), Fez um reconhecimento a equipe de pontes da secretaria de obras na pessoa dos eu Sr Josué porque todas as pontes que estão sendo construídas pela prefeitura estão sendo padronizadas e parabenizou toda equipe. O segundo Reconhecimento ao executivo foi pela operação inverno. E destacou as visitas nas comunidades onde a prefeitura está fazendo a memória. Parabenizou o Secretário Carlinhos pelo trabalho que realiza tirando pontos críticos. “Não podemos deixar de reconhecer o trabalho de uma boa gestora” disse o vereador.
E Solicitou a mesa diretora da câmara que convocasse uma audiência pública para discutir as questões dos trabalhos de estradas feito Denit. E Disse que são de mal qualidade.
E Reivindicou do poder legislativo a necessidade de fazer uma audiência pública com a população para discutir a reforma da previdência. ”Não dar pro produtor pagar 20 anos de 600 reais por ano pra se aposentar.Quero que seja convocada uma audiência. Somos contra com o que estão fazendo com os trabalhadores”. Enfatizou o vereador Rosildo Rodrigues.
Comentários
Extra
Brasiléia é campeã na 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS” e será um dos representantes do estado na fase nacional em Belo Horizonte
Brasiléia foi a vencedora do Alto Acre da 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS” – Modalidade I, etapa estadual da 20ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, com o projeto “Medicamento em Casa” e será uma das representantes do Estado do Acre no Congresso Nacional, que será realizado em Belo Horizonte (MG), no mês de junho.
O projeto vencedor foi apresentado pela farmacêutica municipal Kelly Monteiro, com coautoria de Luiz Marinho. A produção do vídeo de apresentação ficou a cargo do videomaker Matheus Gomes.
O projeto “Medicamento em Casa” tem como objetivo garantir o acesso contínuo, seguro e humanizado aos medicamentos de uso contínuo, promovendo a equidade no cuidado e assegurando o direito à saúde aos usuários em situação de vulnerabilidade no município de Brasiléia.
Instituído pela Lei Municipal nº 1.130, de 24 de maio de 2022, começou a ser executado no ano de 2024. É uma iniciativa que leva dignidade, cuidado e saúde diretamente ao lar de quem mais precisa, destinado principalmente a pessoas idosas, acamadas e com mobilidade reduzida.
O prefeito Carlinhos do Pelado e o secretário de Saúde Francelio Barbosa parabenizaram toda a equipe da Saúde pela performance exitosa durante o evento. Carlinhos ainda destacou: “Esta conquista reflete o compromisso de nossa gestão com uma saúde pública de qualidade e acessível a todos”, pontuou o prefeito.
Comentários
Extra
Prefeito Sérgio Lopes inaugura CRAM em Epitaciolândia ao lado do Governador Gladson Cameli e da Vice-Governadora Mailza Assis
Centro de Referência da Mulher atenderá vítimas de violência no Alto Acre e é a segunda unidade do tipo na região Norte
O município de Epitaciolândia deu um passo significativo no combate à violência de gênero nesta sexta-feira (9), com a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRAM). A solenidade contou com a presença do prefeito Sérgio Lopes, que recepcionou o governador do Acre, Gladson Cameli, e a vice-governadora Mailza Assis — autora da emenda parlamentar que garantiu a construção da unidade.
A estrutura é a segunda do tipo no estado e em toda a região Norte, e terá atuação voltada ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o Alto Acre. O CRAM funcionará com uma equipe multidisciplinar, oferecendo assistência jurídica, psicológica e social às vítimas de violência doméstica e familiar.
O evento reuniu uma série de autoridades públicas, entre elas os prefeitos Carlinhos do Pelado (Brasileia), Jerry Correia (Assis Brasil) e Padeiro (Bujari), além do deputado estadual Tadeu Hassem, vereadores, secretários municipais e estaduais, representantes do Judiciário, das forças de segurança e de movimentos sociais.
Durante o discurso, o prefeito Sérgio Lopes destacou o simbolismo da inauguração como resposta concreta às necessidades das mulheres da região. “É um marco na história de Epitaciolândia e uma ferramenta essencial na proteção e empoderamento feminino”, afirmou.
Já o governador Gladson Cameli reforçou o compromisso da gestão estadual com políticas públicas de inclusão e enfrentamento à violência de gênero. “Esse centro representa acolhimento, respeito e dignidade às mulheres acreanas”, declarou.
O CRAM se soma aos esforços do estado na ampliação da rede de proteção às mulheres e representa uma conquista histórica para o Alto Acre.
Comentários
Extra
Prefeito de Epitaciolândia anuncia liberação de recursos para nova ponte e aguarda aprovação do IMAC
Durante evento realizado nesta quinta-feira (8) na Escola Joana Ribeiro Amed, o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes (PL), anunciou que os recursos para a construção da nova ponte que ligará Epitaciolândia a Brasiléia já foram liberados pela Caixa Econômica Federal. O projeto agora aguarda apenas a aprovação do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) para que as obras possam ser iniciadas. A declaração foi feita na presença do presidente do IMAC, André Hassem, que participou do evento.
“É um sonho antigo da nossa população, e hoje temos a satisfação de informar que o recurso já está garantido na Caixa. Agora, estamos na fase de liberação ambiental, que é responsabilidade do IMAC. Contamos com o apoio do presidente André Hassem para que possamos avançar o mais rápido possível”, disse o prefeito.
A nova ponte, orçada em aproximadamente R$ 17 milhões, será construída em concreto com duas vias e visa desafogar o intenso tráfego da atual ponte José Augusto de Araújo, construída na década de 1980. A obra será executada pela empresa ECO Multi Serviços de Manutenção Ltda, contratada por meio de licitação realizada em junho de 2024. Desde então, a empresa desenvolveu o projeto executivo, que passou por análises técnicas da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) e da Caixa Econômica Federal.
Além das etapas técnicas, a prefeitura de Epitaciolândia concluiu, em dezembro de 2024, o processo de indenização de mais de dez imóveis localizados na área onde será construída a nova ponte. As indenizações, que totalizaram mais de meio milhão de reais, foram pagas com recursos próprios do município.
A ex-deputada federal Mara Rocha, responsável pela destinação de mais de R$ 31 milhões em emendas parlamentares para viabilizar a obra e suas infraestruturas associadas, expressou preocupação com a proximidade do fim do contrato com a empresa executora, previsto para encerrar em cinco meses. Ela enfatizou a importância de iniciar as obras o quanto antes para não prejudicar a população do Alto Acre.
Com a liberação dos recursos pela Caixa e a expectativa de aprovação do IMAC, a prefeitura de Epitaciolândia aguarda iniciar as obras da nova ponte, que é considerada essencial para melhorar a mobilidade urbana e fortalecer a integração entre os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia.
Você precisa fazer login para comentar.