Acre
Câmara de Brasileia Realiza 8ª Sessão Ordinária de 2014
Assessoria – CMB
A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira (08) a Segunda Sessão Ordinária de 2014. Com a presença de todos os Vereadores do Poder Legislativo, que usaram a Tribuna para apresentação de indicações e Projetos em prol dos munícipes de Brasiléia.
Em uso a Tribuna, o Vereador Bil (PMDB):
“Parabenizou a iniciativa do Senhor Dimas Gurgel, pelo abaixo assinado que fez para que fossem tomadas providências quanto a permanência dos Haitianos no município de Brasileia”.
- Solicitou da Prefeitura através da Secretaria de Obras, que realize melhorias no ramal do Picadão, pois o ramal está quase intrafegável para os alunos.
Em uso a Tribuna, a Vereadora Erizete (PT):
- Solicitou que a prefeitura, através da Secretaria de Obras, providencie uma limpeza em todas as localidades do município, bem como, a retirada do lixo nas proximidades do bar do Gilson;
- Solicitou da Prefeitura, mais agilidade quanto ao Programa Nacional de Habitação Rural;
- Solicitou da Prefeitura através do setor competente, que realize uma reforma na Escola Antônio Carneiro no ramal do Polo, e também requer informações, se a mesma foi contemplada com o PROACRE.
Em uso a Tribuna, o Vereador Naldo (SOLIDARIEDADE):
- Solicitou que o Governo do Estado através do DERACRE ou DNIT, realize um novo paliativo na ponte José Augusto, que liga os municípios de Brasileia e Epitaciolândia;
- Solicitou que seja enviado ao Silo de Brasileia um documento, para que seja esclarecido os erros de cálculos que ocorreu no município.
Em uso a Tribuna, o Vereador Joelson Pontes (PP):
- Solicitou que a Prefeitura, através da Secretaria de Obras faça melhorias na Rua Joaquim Falcão Macedo, no bairro Alberto Castro;
- Solicitou que a Secretaria de Industria e Comércio, envie para esta casa a lista dos contemplados com os galpões de marceneiros;
- Solicitou que a Secretaria de Obras providencie melhorias em alguns ramais onde há o transporte de alunos, pois os transportes escolares estão tendo dificuldades, bem como, no km 26,17 e na Filipinas.
Em uso a Tribuna, o Vereador Marquinhos (PSDB):
- Solicitou que seja enviado um documento para o INSS, para que sejam tomadas providencias mediante o mal atendimento prestado aos munícipes de Brasileia pelo Doutor Rodrigo;
- Solicitou da Secretaria de obras, que seja providenciado lixeiras para colocar nas laterais da Av. Manoel Marinho Monte;
- Solicitou ao Governo do Estado, que seja vista a possibilidade de alterar a localidade de construção da nova ponte;
- Solicitou da Secretaria de Obras, que seja feito o trabalho de roçagem, nas laterais da comunidade do Nazaré;
- Solicitou ao Poder Executivo, que seja visto a possibilidade de construir casinhas nos pontos de paradas dos Taxistas;
- Solicitou da Secretaria de Obras, que sinalize os buracos de maiores proporções abertos nas ruas contempladas com o Programa Ruas do Povo no bairro Alberto Castro.
Em uso a Tribuna, o Vereador Rosildo (PT):
- Solicitou da Secretaria Estadual de Educação, que seja criado um programa especifico para as reservas extrativistas;
- Solicitou ao Núcleo de Educação, que providencie uma lousa (quadro branco) para suprir as novas necessidades da escola Giselda de Freitas;
- Solicitou que a UFAC, possa receber as capacitações do INCRA que são alocadas para o município de Brasileia.
- Solicitou da Secretaria Municipal de Educação, que reveja a qualidade de ensino dos alunos que estudam com uma só professora do 1° ao 5° ano.
Em uso a Tribuna, a Vereadora Tereza (PT):
- Solicitou da Prefeitura, através da Secretaria de Obras, que faça um trabalho de melhorias no ramal do 59, para que seja dado acessibilidade aos moradores do ramal;
- Solicitou ao Cartório Eleitoral, que seja providenciado uma campanha na Escola Estadual Kairala José Kairala, para os alunos de 16 anos acima, para que sejam informados sobre o direito ao voto e aprenderem a votar;
- Convidou a ex Secretaria de Saúde, a Senhora Aldenice Ferreira, juntamente com o Excelentíssimo Prefeito Everaldo Gomes, para prestar esclarecimentos quanto ao desvio dos 400 mil reais da Secretaria Municipal de Saúde.
Lista de Presença dos Vereadores na Sessão do dia 08 de abril de 2014.
Benedito Lima Rocha
Carlos Armando de Souza Alves
Erizete Lima de Moraes
Fernanda de Souza Hassem Cesar
Ivanaldo da Costa Rufino
Joelson dos Santos Pontes
Marcos Tibúrcio dos Santos
Mário Jorge Gomes Fiesca
Marivaldo da Silva Oliveira
Rosildo Rodrigues de Freitas
Tereza Xavier de Lima Oliveira
Comentários
Acre
“Nada substitui a presença de um policial, por isso a importância da Guarda Municipal”, diz Samir Bestene após agressão no Restaurante Popular
Por Dell Pinheiro
O vereador Samir Bestene (PP) voltou a cobrar medidas mais efetivas na área da segurança pública após mais um caso de agressão registrado no Restaurante Popular da Capital. O desabafo foi feito na durante a sessão na Câmara de Rio Branco,
Segundo o parlamentar, o episódio que envolveu uma mulher agredida por uma pessoa em situação de rua, evidencia o agravamento da violência urbana e reforça a necessidade de fortalecimento da segurança no município.
“Isso agrava muito mais a questão da violência da nossa Capital e também levanta um questionamento sobre a atuação da guarda municipal”, afirmou.
Bestene destacou que o tema já vem sendo debatido de forma recorrente no Legislativo municipal e defendeu a criação da chamada polícia municipal, com base em mudanças recentes na legislação federal.
“A segunda mulher agredida ali no restaurante popular demonstra a importância da criação agora da polícia municipal. É mais uma força para contribuir com a Polícia Militar e dar uma sensação maior de segurança à população”, pontuou.
O vereador também ressaltou que, embora o videomonitoramento seja uma ferramenta importante no combate à criminalidade, ele não substitui a presença de agentes nas ruas.
“O videomonitoramento é importantíssimo para identificar ocorrências, mas nada substitui a presença física de um policial, que pode inibir agressões físicas ou verbais”, disse.
Para o parlamentar, o reforço no efetivo e a atuação mais próxima da população são fundamentais para garantir segurança tanto aos servidores públicos quanto aos cidadãos que utilizam os espaços públicos da cidade.
“Precisamos dar essa sensação de segurança para quem trabalha e para quem vive o dia a dia nos espaços públicos de Rio Branco”, frisou o progressista.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco recebe aval do Rio Branco FC para avançar em projeto de revitalização do centro
Comentários
Acre
Temporal alaga ruas e assusta moradores em Brasiléia e Epitaciolândia
Chuva intensa provoca pontos de alagamento; nível do Rio Acre segue em queda
Uma forte chuva registrada na tarde desta terça-feira (31) causou alagamentos e assustou moradores de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija.
De acordo com dados da Agência Nacional de Águas, o volume acumulado foi de aproximadamente 31,8 milímetros nas últimas quatro horas. Apesar da intensidade da chuva, o nível do Rio Acre apresentou queda, passando de 8,42 metros entre domingo e segunda-feira para 5,92 metros ao final do dia.
Em Brasiléia, bairros da parte alta, como José Moreira e Ferreira Silva, registraram ruas alagadas devido ao grande volume de água, evidenciando limitações no sistema de drenagem urbana. Moradores relataram susto com a rapidez do acúmulo de água nas vias.
Até o momento, não há registros de danos materiais em residências atingidas. Segundo informações, a prefeitura trabalha em projetos para melhorar a drenagem e minimizar os impactos de temporais futuros.

















Você precisa fazer login para comentar.