Acre
Quinteto é preso em flagrante com maconha e arma em Epitaciolândia

Droga e a arma foram apreendidos com o quinteto durante abordagem das polícias em Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima, com vídeo de Almir Andrade
Estão detidos na delegacia de Epitaciolândia, cinco jovens (dois são menores) que são acusados de portarem quase meio quilo de maconha e um revolver calibre 38. A detenção aconteceu no período da tarde desta quinta-feira, dia 10, quando o delegado titular, Sérgio Lopes, comandou o cerco e detenção.
Segundo foi informado pelo delegado, ele estava passando próximo a rodoviária da cidade, quando percebeu o grupo em atitude suspeita. Como estava sozinho, buscou reforço com seus comandados e policiais militares para realizar o cerco.
Durante a abordagem, foram identificados os maiores; Evaristo Rufino Gomes (19), José Bezerra Maciel (18) e Elder Rogério Souza Costa (26), os dois menores tem 16 e 17 anos, sendo que um, já foi preso por tráfico dia 1º de janeiro com cerca de 20 trouxinhas de cocaína escondidas dentro de um sapo de borracha, mas foi liberado por ser réu primário e menor de idade.
Com este menor, foi localizado um revolver calibre 38 municiado e dentro de uma mochila, estava 400 gramas de maconha, sendo que uma parte já estava pronta para comercializada e/ou consumida pelo quinteto.
Foi realizado o auto de apreensão dos dois menores que serão transferidos para um centro de custodia e prisão em flagrante delito com os maiores, que irão para o presídio estadual na Capital nas próximas horas. O delegado está averiguando se poderão responder pelo crime de comércio e tráfico internacional.
Matéria relacionada: Polícia Civil prende ‘sapo cururu’ guloso em Epitaciolândia « O Alto …
Veja vídeo com Almir Andrade abaixo.

Da esquerda para direita: Evaristo Rufino Gomes (19), José Bezerra Maciel (18) e Elder Rogério Souza Costa (26). Os dois menores tem 16 e 17 anos
Comentários
Acre
Inmet emite alerta para chuvas intensas e ventos fortes em todo o Acre
Aviso de “perigo potencial” prevê acumulados de até 50 mm e ventos de até 60 km/h até a manhã de quarta-feira (30)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (29), um alerta amarelo para chuvas intensas em todo o estado do Acre. O aviso, que segue válido até as 10h da quarta-feira (30), prevê pancadas de chuva com acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia. Também há previsão de ventos fortes, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h.
Classificado como de “perigo potencial”, o alerta indica baixo risco de transtornos, como alagamentos, quedas de galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas atmosféricas. Ainda assim, o Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas.
Precauções indicadas pelo Inmet:
Evite se abrigar sob árvores, por conta do risco de quedas e raios;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas durante as chuvas, para evitar danos causados por descargas elétricas.
O órgão meteorológico reforça a importância de acompanhar atualizações dos boletins e seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.
Comentários
Acre
Rodeio inicia às 18h e show de Fernanda Brum às 21h na Expoacre
A terça-feira, 29, promete emoções na Expoacre 2025, que celebra sua 50ª edição, com duas atrações que devem atrair grande público ao Parque de Exposições de Rio Branco. A cantora gospel Fernanda Brum se apresenta às 21h, enquanto a competição de rodeio tem início marcado para as 18h.
De acordo com comunicado do governo do Acre, as provas da primeira noite do rodeio, inicialmente previstas para a segunda-feira, 28, foram adiadas devido às fortes chuvas que atingiram a capital. Com isso, as disputas foram remarcadas para esta terça, com a realização das provas programadas para as duas noites.
A apresentação de Fernanda Brum é aguardada com expectativa pelos fiéis e fãs da música cristã. O show faz parte da programação cultural da Expoacre e promete uma noite de fé, emoção e conexão espiritual.
Comentários
Acre
Entidades repudiam impedimento de intérpretes de Libras durante show de Zezé Di Camargo e Luciano na Expoacre
Uma nota de repúdio foi publicada por entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência após um episódio ocorrido na noite desta segunda-feira (28), durante o show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, na Expoacre 2025. Tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), contratados pelo Governo do Estado do Acre para promover acessibilidade no evento, foram impedidos de atuar pela produção do show.
O caso gerou ampla repercussão, especialmente por envolver um evento público, financiado com recursos estatais e que havia se comprometido a garantir medidas de acessibilidade como parte da programação oficial.
Na nota, publicada nas redes sociais do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/AC), as entidades lamentam a conduta da produção do espetáculo e afirmam que o impedimento representa uma grave violação aos direitos fundamentais da pessoa com deficiência.
“Repudiamos qualquer tipo de negação de direito à acessibilidade”, diz a publicação, reforçando que a presença dos intérpretes é essencial para garantir a participação plena das pessoas surdas nos eventos culturais.
O Governo do Estado do Acre havia anunciado publicamente que trabalharia para assegurar a acessibilidade durante toda a Expoacre 2025, e a contratação de profissionais intérpretes fazia parte desse compromisso.
Esta não é a primeira vez que a dupla sertaneja se envolve em episódios semelhantes. Em 2019, Zezé Di Camargo e Luciano foram acusados de infringir a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), após impedirem a atuação de uma intérprete de Libras durante apresentação realizada em Imperatriz (MA), contratada em parceria com o governo estadual. À época, o caso foi repercutido pelo jornal Folha de Pernambuco.
Você precisa fazer login para comentar.