Acre
Câmara de Brasileia Realiza 8ª Sessão Ordinária de 2014
Assessoria – CMB
A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira (08) a Segunda Sessão Ordinária de 2014. Com a presença de todos os Vereadores do Poder Legislativo, que usaram a Tribuna para apresentação de indicações e Projetos em prol dos munícipes de Brasiléia.
Em uso a Tribuna, o Vereador Bil (PMDB):
“Parabenizou a iniciativa do Senhor Dimas Gurgel, pelo abaixo assinado que fez para que fossem tomadas providências quanto a permanência dos Haitianos no município de Brasileia”.
- Solicitou da Prefeitura através da Secretaria de Obras, que realize melhorias no ramal do Picadão, pois o ramal está quase intrafegável para os alunos.
Em uso a Tribuna, a Vereadora Erizete (PT):
- Solicitou que a prefeitura, através da Secretaria de Obras, providencie uma limpeza em todas as localidades do município, bem como, a retirada do lixo nas proximidades do bar do Gilson;
- Solicitou da Prefeitura, mais agilidade quanto ao Programa Nacional de Habitação Rural;
- Solicitou da Prefeitura através do setor competente, que realize uma reforma na Escola Antônio Carneiro no ramal do Polo, e também requer informações, se a mesma foi contemplada com o PROACRE.
Em uso a Tribuna, o Vereador Naldo (SOLIDARIEDADE):
- Solicitou que o Governo do Estado através do DERACRE ou DNIT, realize um novo paliativo na ponte José Augusto, que liga os municípios de Brasileia e Epitaciolândia;
- Solicitou que seja enviado ao Silo de Brasileia um documento, para que seja esclarecido os erros de cálculos que ocorreu no município.
Em uso a Tribuna, o Vereador Joelson Pontes (PP):
- Solicitou que a Prefeitura, através da Secretaria de Obras faça melhorias na Rua Joaquim Falcão Macedo, no bairro Alberto Castro;
- Solicitou que a Secretaria de Industria e Comércio, envie para esta casa a lista dos contemplados com os galpões de marceneiros;
- Solicitou que a Secretaria de Obras providencie melhorias em alguns ramais onde há o transporte de alunos, pois os transportes escolares estão tendo dificuldades, bem como, no km 26,17 e na Filipinas.
Em uso a Tribuna, o Vereador Marquinhos (PSDB):
- Solicitou que seja enviado um documento para o INSS, para que sejam tomadas providencias mediante o mal atendimento prestado aos munícipes de Brasileia pelo Doutor Rodrigo;
- Solicitou da Secretaria de obras, que seja providenciado lixeiras para colocar nas laterais da Av. Manoel Marinho Monte;
- Solicitou ao Governo do Estado, que seja vista a possibilidade de alterar a localidade de construção da nova ponte;
- Solicitou da Secretaria de Obras, que seja feito o trabalho de roçagem, nas laterais da comunidade do Nazaré;
- Solicitou ao Poder Executivo, que seja visto a possibilidade de construir casinhas nos pontos de paradas dos Taxistas;
- Solicitou da Secretaria de Obras, que sinalize os buracos de maiores proporções abertos nas ruas contempladas com o Programa Ruas do Povo no bairro Alberto Castro.
Em uso a Tribuna, o Vereador Rosildo (PT):
- Solicitou da Secretaria Estadual de Educação, que seja criado um programa especifico para as reservas extrativistas;
- Solicitou ao Núcleo de Educação, que providencie uma lousa (quadro branco) para suprir as novas necessidades da escola Giselda de Freitas;
- Solicitou que a UFAC, possa receber as capacitações do INCRA que são alocadas para o município de Brasileia.
- Solicitou da Secretaria Municipal de Educação, que reveja a qualidade de ensino dos alunos que estudam com uma só professora do 1° ao 5° ano.
Em uso a Tribuna, a Vereadora Tereza (PT):
- Solicitou da Prefeitura, através da Secretaria de Obras, que faça um trabalho de melhorias no ramal do 59, para que seja dado acessibilidade aos moradores do ramal;
- Solicitou ao Cartório Eleitoral, que seja providenciado uma campanha na Escola Estadual Kairala José Kairala, para os alunos de 16 anos acima, para que sejam informados sobre o direito ao voto e aprenderem a votar;
- Convidou a ex Secretaria de Saúde, a Senhora Aldenice Ferreira, juntamente com o Excelentíssimo Prefeito Everaldo Gomes, para prestar esclarecimentos quanto ao desvio dos 400 mil reais da Secretaria Municipal de Saúde.
Lista de Presença dos Vereadores na Sessão do dia 08 de abril de 2014.
Benedito Lima Rocha
Carlos Armando de Souza Alves
Erizete Lima de Moraes
Fernanda de Souza Hassem Cesar
Ivanaldo da Costa Rufino
Joelson dos Santos Pontes
Marcos Tibúrcio dos Santos
Mário Jorge Gomes Fiesca
Marivaldo da Silva Oliveira
Rosildo Rodrigues de Freitas
Tereza Xavier de Lima Oliveira
Comentários
Acre
Câmara aprova desconto no salário dos vereadores que faltarem às sessões sem justificativa
Os vereadores que não apresentarem justificativas adequadas terão parte de seus subsídios descontados, uma medida que, segundo os parlamentares, visa fortalecer a participação nas atividades legislativas e evitar que a falta de quórum comprometa o trabalho da Casa.
Com assessoria
Nesta terça-feira, 10, a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, por unanimidade, o requerimento do vereador João Marcos Luz (PL) que estabelece o desconto no subsídio dos parlamentares que faltarem às sessões sem justificativa. A proposta foi amplamente debatida entre os vereadores e tem como objetivo garantir a presença dos parlamentares nas sessões, visando o bom andamento dos trabalhos legislativos.
O vereador João Marcos Luz explicou que, para que uma falta seja considerada justificada, é necessário apresentar um documento oficial. “Queremos que o trabalho permaneça nesta casa. É um requerimento para que os trabalhos não sejam prejudicados. Agradeço o voto da vereadora Elzinha Mendonça”, declarou.
O vereador Fábio Araújo (MDB) destacou que o requerimento prevê um desconto significativo: “quase R$ 500,00 por falta não justificada dos parlamentares.”
O vereador Samir Bestene (PP) também elogiou a iniciativa e fez um comentário irônico sobre a situação: “Chegamos na Câmara e vimos 12 vereadores presentes. A gente fica triste quando vê o que ocorreu na última quarta, que acabou sem quórum. É triste.”
Com a aprovação, os vereadores que não apresentarem justificativas adequadas terão parte de seus subsídios descontados, uma medida que, segundo os parlamentares, visa fortalecer a participação nas atividades legislativas e evitar que a falta de quórum comprometa o trabalho da Casa.
Comentários
Acre
MPAC instaura investigação para apurar suposta compra de votos na tríplice fronteira do acre, cidade de Assis Brasil
A investigação teve início após o recebimento de uma Notícia de Fato Eleitoral, na qual foram relatadas irregularidades que indicam possível compra de votos
O Ministério Público do Estado do Acre, por meio do Promotor de Justiça Luã Brito Barbosa, instaurou o Procedimento Preparatório 06.2024.00000457-5 para investigar um suposto crime eleitoral descrito no artigo 299 do Código Eleitoral. A portaria nº 0006/2024 foi publicada nesta terça-feira (27) e envolve apurações na 6ª Zona Eleitoral, localizada em Assis Brasil.
A investigação teve início após o recebimento de uma Notícia de Fato Eleitoral, na qual foram relatadas irregularidades que indicam possível compra de votos, um crime previsto no Código Eleitoral. O procedimento tem como objetivo reunir os elementos necessários para delimitar os fatos e esclarecer as eventuais responsabilidades civis e criminais.
Segundo a portaria, além da abertura formal do procedimento preparatório, foram nomeados servidores da Promotoria da 6ª Zona Eleitoral para atuar no caso. Cópias do documento também foram enviadas à Procuradoria Regional Eleitoral e ao Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAOP Eleitoral) para conhecimento.
O promotor Luã Brito Barbosa destacou que o Ministério Público Eleitoral tem como missão defender a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis. O procedimento agora seguirá com a coleta de provas e deliberações futuras.
Comentários
Acre
MPAC discute criação de força-tarefa para intensificar fiscalização na fronteira com a Bolívia
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Cível de Brasileia em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, realizou nesta segunda-feira, 9, uma reunião com diversas instituições para definir estratégias de atuação com o objetivo de reforçar a fiscalização nas fronteiras dos municípios acreanos que fazem limite com a Bolívia.
Na ocasião, foi debatido o problema do intenso fluxo de produtos que cruzam a fronteira para serem comercializados no estado sem a fiscalização adequada. Esses produtos abrangem desde eletrônicos e alimentos até materiais de construção e outros itens diversos.
Participaram da reunião, o procurador de Justiça Carlos Maia, o promotor de Justiça Juleandro Martins, além de representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal e Receita Federal.
Além dessas instituições, também fariam parte da força-tarefa o Exército e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron).
“Ficou decidido que será elaborado um plano de ação conjunto. O objetivo é unir esforços para aprimorar a fiscalização na região fronteiriça”, explicou o promotor Juleandro Martins.
Gabriel Vitorino – Estagiário
Agência de Notícias MPAC
Fonte: Ministério Publico – AC
Você precisa fazer login para comentar.