Acre
Cada haitiano que entra no Brasil custa cerca de 420 dólares americanos aos coiotes
Taxa e cobrada desde o Equador até ser entregues na cidade de Assis Brasil
Alexandre Lima – Brasiléia, Acre
Uma informação adquirida na cidade de Assis Brasil (Acre), localizada na fronteira com o Peru, extremo norte do Brasil, dão conta de uma prática ilegal que vem sendo usada para que refugiados do Haiti e outros países, entre em solo brasileiro.
Segundo um morador da cidade de Assis Brasil que pediu para não ser identificado, essa onda de imigrantes que vem entrando no Brasil através do Acre, acontece devido um ‘atravessador’ que vem tirando vantagens da situação daqueles que querem uma vida melhor.
A cena pode ser confirmada com a chegada de imigrantes aos montes e que dão entrada através do serviço de imigração no posto da Polícia Federal em Assis Brasil. São apenas cinco agentes federais que se desdobram para carimbar os passaportes do estrangeiros.

Posto da Polícia Federal em Assis Brasil, no Acre, tem apenas cinco agentes para atender uma demanda de 50 refugiados ao dia – Foto: Alexandre Lima
Na manhã desta sexta-feira, dia 5, o movimento de taxis da cidade rumo à Brasiléia, distante cerca de 110 quilômetros pela BR 317, Estrada do Pacífico, foi intenso e foi contado cerca de 17 veículos fretados que viajaram sem qualquer problema.
Na cidade de Brasiléia, neste final de semana, já pode ter ultrapassado os 1500 refugiados de vários países. Além do Haiti tem; Bangladesh, Equador, República Dominicana, Senegal e até esta segunda-feira, dia 8, já pode ter superado o registro de 2010, quando chegou à 1300.
O local onde estão sendo postos àqueles que dão entrada nos documentos provisórios de refugiado, tendem a esperar por cerca de dois meses ao menos. Neste período, recebem uma ajuda do Governo do Acre, que por sua vez, recebe do Governo Federal, onde oferecem atendimento médico, dentário, refúgio (mesmo que precário) e alimentação três vezes ao dia, se gastando pouco mais de R$ 1,5 milhões dos cofres públicos.
Nesse período em que se vem chegando mais refugiados, alguns se destacam na multidão. Diferente dos primeiros a dois anos atrás, alguns possuem computadores, celulares e até mesmo vem frequentando academias de ginástica existente na cidade.
Pequenos comércios se criaram ao redor dos refugiados. Vendas de aparelhos celulares e cartões com créditos é o mais comum. Muitos perambulam pela cidade e são vistos sentados pelas praças a espera do visto que pode durar dois meses.
A redução pela procura de mão-de-obra por empresários de outros estados brasileiros, segundo Damião Borges, representante da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos do Acre em Brasiléia e que tenta organizar a situação, a redução da mão-de-obra por parte de empresários das regiões sul, centro-oeste e sudeste, é um fato preocupante todo o dia.
Caos social e inconveniência
O caos social já está sendo visível na pequena cidade de Brasiléia. O local improvisado, um antigo clube esportivo, está pequeno para abrigar os mais de 1500 refugiados e que tem apenas dois banheiros para atender homens, mulheres e crianças.
Sem ter o que fazer, a maioria ficam perambulando pelas ruas ocupando calçadas, bancos de praça e assediando moradores pedindo algum tipo de ajuda, como dinheiro próximos às agencias bancarias ou pelas residências.
No clube onde estão ‘morando’, não está suportando uma demanda tão grande de pessoas. Para os moradores localizados nas redondezas, o cheiro insuportável da fossa já não passa desapercebido e já está causando um desconforto.
O governador do Acre, Senadores e políticos em geral, já estão se pronunciando para que o Governo Federal tome providencias imediatas sobre o caso que está fugindo de controle.
Comentários
Acre
Energisa Acre oferece vagas de emprego; saiba como se inscrever
A Energisa, reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está com seu banco de talentos aberto para o Acre. Sempre em busca de profissionais qualificados para integrar seu time, a concessionária está recebendo currículos para futuras oportunidades em Rio Branco.
Quem busca oportunidades em cargos como assistente administrativo, atendente comercial, assistente logística, auxiliar comercial (leiturista de medidores de energia), técnico de distribuição, entre outros, pode se inscrever no banco de talentos da empresa. As
oportunidades são elegíveis para pessoas com deficiência.
Também no banco de talentos, é possível cadastrar o currículo para cargos de eletricista de distribuição, eletricista de inspeção e eletricista de Linha Viva.
Para se inscrever e conferir mais informações, basta acessar o link: AQUI.
É necessário ter:
● Mais de 18 anos;
● Ensino médio completo;
● Curso de eletricista de redes de distribuição, além de certificados de NR 10, NR 10
SEP, NR 35;
● Laudo médico com o CID atualizado e/ou certificado de reabilitação do INSS;
● Carteira Nacional de Habilitação;
● Desejável que os candidatos tenham conhecimento do Pacote Office
Mais detalhes sobre o banco de talentos estão disponíveis no link: AQUI.
O banco de talentos está recebendo, ainda, currículos de quem quer atuar como técnico de distribuição, técnico de operação do sistema, técnico de inspeção, entre outros. É necessário preencher alguns pré-requisitos, como:
● Ser maior de 18 anos;
● Ter ensino médio completo;
● Ser técnico em eletrotécnica ou técnico em eletrônica, e algumas certificações.
Mais informações sobre a oportunidade podem ser acessadas no link: AQUI.
A gestora de Recursos Humanos da Energisa Acre, Katianes dos Santos, destaca que a empresa hoje está presente em 22 municípios do Acre e está entre as que mais geram empregos e renda no Estado. “Além disso, no ano passado, a Energisa foi reconhecida como a segunda melhor empresa para se trabalhar na região Norte do Brasil. Estamos noRanking Great Place To Work (GPTW), conhecido, em português, como Melhores Empresas Para Trabalhar, o que demonstra o cuidado com as nossas pessoas”, afirmou.
Comentários
Acre
Segunda será de tempo instável e chuvas no Acre

Foto: Sérgio Vale
A aproximação e chegada de uma onda de frio polar nesta segunda-feira, 28, deixam o tempo instável em diversas áreas do país e em países vizinhos. No Acre, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, além de áreas do Mato Grosso, o dia será marcado por chuvas a qualquer hora, com possibilidade de temporais.
No Acre, o comportamento do tempo varia conforme a região. No leste e sul do estado, que compreendem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia começa quente. No entanto, a chegada de uma fraca onda de frio polar entre a noite e a madrugada seguinte deve mudar o cenário, trazendo instabilidade e chuvas a qualquer hora, com risco de temporais. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 65% durante a tarde, e atinge valores entre 90% e 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram entre fracos e calmos, com rajadas moderadas vindas do sudeste, com variações do sul e leste.
Já nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, no centro e oeste do Acre, o tempo será quente, com sol e formação de nuvens, além de chuvas passageiras e localizadas. Apesar do predomínio do tempo firme, há alta probabilidade de pancadas fortes em pontos isolados. A umidade relativa do ar mínima deve oscilar entre 50% e 60% à tarde, chegando a 90% a 100% durante o amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, também com direção predominante do sudeste e variações do sul e leste.
Comentários
Acre
Homem é preso após sequestrar, torturar e raspar cabelo de ex-mulher em motel
Um homem foi preso neste domingo (27) em um motel na zona Leste de Manaus, suspeito de sequestrar, torturar, espancar e raspar o cabelo da ex-mulher. De acordo com a polícia, o crime foi motivado pela não aceitação do fim do relacionamento. O nome do suspeito não foi divulgado.
Segundo informações, o agressor marcou um encontro com a vítima sob o pretexto de discutir a pensão alimentícia do filho do casal, um bebê de apenas 9 meses. Durante o encontro, ele a ameaçou e a levou à força para um motel, onde cometeu as agressões.
No local, a mulher foi obrigada a consumir drogas e bebidas alcoólicas, além de ser brutalmente espancada. Em seguida, teve o cabelo raspado. Familiares da vítima, após receberem um vídeo mostrando a jovem machucada, acionaram a polícia, que conseguiu localizá-la e realizar o resgate.
O quarto do motel foi encontrado em estado de extrema sujeira, com marcas de sangue e vômito. A vítima apresentava o rosto deformado pelas agressões, vários cortes no couro cabeludo e estava visivelmente abalada.
O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), onde o caso foi registrado.
Você precisa fazer login para comentar.