Brasil
Brigitte Bardot falou sobre morte com Rita Lee em entrevista marcante
Anos antes da morte, Brigitte Bardot ficou cara a cara com a também falecida Rita Lee, que entrevistou a atriz francesa para a capa da Revista ELA, em 2018. Estrela de filmes como E Deus Criou a Mulher (1956), Brigitte morreu neste domingo (28/12), aos 91 anos.
A conversa entre os ícones da arte conteceu após Bardot lançar o livro Lágrimas de Combate, em que relata o motivo de deixar o estrelato das telas para se dedicar à luta pelos direitos dos animais – pauta da qual Rita Lee também foi grande defensora no Brasil.
No bate-papo, a estrela da música brasileira fez uma série de perguntas à icônica atriz francesa, desde a relação dela com o cinema, o que Bardot pensava da morte e como ela gostaria de ser lembrada após o falecimento.
“A morte me dá medo porque ela é monstruosa, e eu só gosto do que é belo”, confessou a Rita Lee. “Mas o que ficará marcado para sempre como o mais inesquecível é o combate contra o massacre das focas, que foi uma vitória conquistada depois de 30 anos de espera”, comemorou Bardot.
Em 1977, Brigitte Bardot viajou até o Ártico para chamar a atenção para a proteção dos filhotes de focas. O assunto ganhou repercussão internacional e, em 1986, ela criou a Fundação Brigitte Bardot, que se tornou referência internacional na proteção dos animais.
13 imagens




Herbert Dorfman/Corbis via Getty Images
O encontro com a atriz francesa também marcou a artista brasileira. “A primeira vez que eu a vi quando criança, já me apaixonei por ela. Ensolarada, linda, chique, elegante”, lembrou Rita Lee.
“Fiquei fã. E depois com o tempo comecei a ver que ela defendia os animais. E fiquei enloquecida com ela, com o que ela fazia, os filmes dela. Ela é uma deusa e eu sou louca por ela”, contou a cantora em 2018.
Relembre a entrevista
Rita Lee: Você conta um pouco da sua rotina diária no livro. Diz que entende de bichos mais do que o seu veterinário! Como explica sua ligação com eles?
Brigitte Bardot: É o mistério que existe entre a mãe e seus filhos.
RL: O cinema foi para você o que a música foi para mim: andar sempre à beira do abismo?
BB: O cinema foi uma ajuda formidável para me tornar a celebridade que hoje eu coloco a serviço dos animais. Quando fazia cinema, me dedicava profundamente a ele, assim como a tudo que realizei, a fim de ser a melhor e vencer no que me propus a fazer.
RL: Por que nunca topou fazer filmes em Hollywood?
BB: Porque isso nunca me agradou.
RL: Você se mantém linda e digna sem recorrer a procedimentos estéticos. quando percebeu que esse seria seu caminho?
BB: Eu sou uma mulher natural, aceito o que a natureza e o tempo me impõem.
RL: Como entende Deus através dos animais?
BB: Cada um de nós imagina Deus de uma maneira diferente: será que Ele existe? Será que Ele não existe? Mas, no meu imaginário, penso que Ele deu aos animais tudo que falta ao ser humano: uma beleza natural, uma coragem exemplar, uma dignidade extraordinária diante da morte, uma necessidade de sobreviver ao dia a dia sem fazer disso um comércio, uma fidelidade sem igual ao seu rebanho, a seus congêneres, sem precisar dividir suas terras e seus pertences. Além disso, eles são dotados de uma sabedoria diante das condições inumanas às quais nós os submetemos sem cessar.
RL: No livro, você cita São Francisco, Virgem Maria (adoraria ver sua capelinha na propriedade de La Garrigue!) e Santa Brigitte… como é sua espiritualidade? faz algum ritual? acredita que o espírito continua depois da morte?
BB: Nutro um amor verdadeiro por aquela que chamo de “minha Pequena Virgem”. Mandei construir para Ela uma pequena capela à qual recorro quando preciso me recolher, acompanhada de meus cachorros, de meus gatos e de todos aqueles que querem me seguir. Um porquinho me acompanhou outro dia. É um lugar selvagem e próximo do mar: deixo meu pensamento voar, medito à minha maneira, permito-me ser invadida pela calma, pelo odor selvagem, pelos sons do mar. Eu me reabasteço, então, da coragem que às vezes me falta. A morte me dá medo porque ela é monstruosa, e eu só gosto do que é belo.
RL: O que acha de zoológicos?
BB: Os zoológicos são prisões para inocentes. Um universo carcerário frequentemente insalubre e estreito que leva os animais à loucura, privados de espaço e de companhias.
RL: Como gostaria de ser lembrada, além de a deusa mais sexy do planeta?
BB: A fada dos animais.
Fonte: Conteúdo republicado de METRÓPOLES
Comentários
Brasil
Vivi Fernandez passa Natal em Nova York durante nevasca histórica
A atriz e influenciadora Vivi Fernandez está em Nova York para as celebrações de Natal e acompanhou de perto a forte tempestade de neve que atingiu a cidade nos últimos dias e ganhou destaque no noticiário internacional.
Durante a estadia, Vivi presenciou os efeitos do fenômeno climático, que transformou a paisagem urbana e criou o cenário característico do inverno nova-iorquino. Em declaração, ela afirmou que a experiência representou a realização de um sonho antigo.
Leia também
“Me senti privilegiada”
“Estar presente na maior tempestade de neve, depois de tantos anos, foi mágico. Me senti privilegiada. Vivi meu sonho de passar o Natal e viver essa magia, com muita neve”, disse.
A artista registrou ruas, parques e pontos turísticos cobertos de branco, além do clima natalino que tomou conta da cidade. As imagens mostram a combinação entre a intensidade do inverno e o encanto típico das festas de fim de ano em Nova York.
10 imagens



Fechar modal.![]()

Vivi Fernandez está em Nova York
Reprodução/Redes sociais.
Vivi Fernandez está em Nova York
Reprodução/Redes sociais.
Vivi Fernandez está em Nova York
Reprodução/Redes sociais.
Vivi Fernandez está em Nova York
Reprodução/Redes sociais.
Vivi Fernandez está em Nova York
Reprodução/Redes sociais.
Vivi Fernandez está em Nova York
Reprodução/Redes sociais.
Vivi Fernandez está em Nova York
Reprodução/Redes sociais.
Vivi Fernandez está em Nova York
Reprodução/Redes sociais.
Vivi Fernandez está em Nova York
Reprodução/Redes sociais.
Vivi Fernandez está em Nova York
Saiba mais
De acordo com o serviço de rastreamento de voos FlightAware, ao menos 1,5 mil voos foram cancelados e outros 6.883 sofreram atrasos no nordeste dos Estados Unidos.
A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, decretou situação de emergência em razão da tempestade de inverno que atinge a região. O estado de Nova Jersey também enfrenta as mesmas condições climáticas.
Fonte: Conteúdo republicado de METRÓPOLES
Comentários
Brasil
CGU vê “falhas graves” no Mais Médicos e diz que impacto é limitado
Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou falhas estruturais, insuficiência de transparência e fragilidade na comprovação de resultados no Programa Mais Médicos para o Brasil, uma das principais iniciativas federais de provimento de profissionais na atenção básica.
A auditoria, publicada na quarta-feira (24/12), conclui que, apesar da ampliação da presença de médicos em áreas vulneráveis, a política teve efeito apenas parciais na redução das desigualdades regionais em saúde, mesmo após mais de uma década de execução e R$ 25,8 bilhões empenhados entre 2013 e 2024.
Segundo o documento, embora tenha ocorrido aumento da oferta de profissionais em regiões de maior vulnerabilidade, “a desigualdade regional não apresentou redução significativa, e os resultados de saúde continuam inferiores nessas localidades”. Para a CGU, o Ministério da Saúde carece de instrumentos eficazes para demonstrar o impacto real do programa sobre a saúde da população.
Leia também
-
Mais Médicos: estado de São Paulo ganha reforço de 90 profissionais
-
Médicos criam câmera de cristal que faz exames de imagem mais nítidos
-
Cuba, Bolívia, Venezuela: de onde vêm os estrangeiros do Mais Médicos
O relatório também destaca que “o ato normativo que regulamenta os artigos 19-A e 19-B da Lei nº 12.871/2013 está em tramitação” e que, até o momento, “as indenizações previstas ainda não foram pagas administrativamente”. De acordo com a CGU, essa lacuna prejudica a atratividade da iniciativa e expõe a execução a riscos de inconformidades.
A auditoria ressalta ainda que o regulamento necessário para viabilizar os pagamentos permanece pendente, e o próprio Ministério da Saúde reconheceu que nenhuma indenização foi concedida até hoje. Situação semelhante ocorre com o recesso anual dos médicos: embora o afastamento seja concedido na prática, “a regulamentação complementar ainda está em tramitação”, o que, segundo o órgão de controle, compromete a segurança jurídica do programa.
Falta de transparência na coordenação
A CGU também identificou deficiências graves de transparência ativa na Coordenação Nacional do Mais Médicos. Dados essenciais — como a composição do colegiado, duração dos mandatos, existência de vacâncias e agendas de deliberação — não estão disponíveis nos canais oficiais.
Para o órgão de controle, essa ausência de informações viola os princípios da publicidade e da transparência administrativa, além de dificultar o controle social e o acompanhamento das decisões estratégicas da política. O Ministério da Saúde reconheceu a falha, mas não informou prazos para sanar o problema.
Fonte: Conteúdo republicado de METRÓPOLES
Comentários
Brasil
Flamengo perde e PSG é eleito o time do ano pelo Globe Soccer Awards
Campeão do Intercontinental de Clubes contra o Flamengo, o Paris Saint-Germain venceu o time Rubro-Negro de novo e foi eleito o melhor clube do ano, neste domingo (28/12), durante o Globe Soccer Awards.
Além do título de caráter mundial, o time francês conquistou a Champions League, Ligue 1, Copa da França e Supercopa da França na temporada 2024/25. Na atual, a 2025/26, a equipe treinada por Luis Enrique conquistou a Supercopa da Uefa e o Intercontinental.
3 imagens
Fechar modal.![]()

Dembélé também conquistou a Bola de Ouro e oThe Best
Kristy Sparow – UEFA/UEFA via Getty Images
Safanov defendeu quatro pênaltis contra o Flamengo na final do Intercontinental
Tnani Badreddine/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images
Flamengo concorria como melhor time do ano
Tnani Badreddine/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images
O PSG também dominou os prêmios individuais, com melhor jogador (Ousmane Dembélé), melhor jogador emergente (Désiré Doué), melhor meio-campista (Vitinha) e melhor treinador: Luis Enrique.
Leia também
-
Zico rebate jornalista após polêmica com CFZ e Flamengo
-
Flamengo, PSG, Chelsea e mais: relembre os grandes campeões de 2025
-
Kroos elogia atuação do Flamengo contra o PSG e se diz surpreso
-
PSG campeão e Ancelotti na Seleção: relembre destaques do mês de maio
Veja os principais vencedores da Globe Soccer Awards:
- Melhor clube: PSG
- Melhor clube feminino: Barcelona
- Melhor jogador: Ousmane Dembélé
- Melhor jogador emergente: Désiré Doué
- Melhor meio-campista: Vitinha
- Melhor atacante: Lamine Yamal
- Melhor treinador: Luis Enrique
- Melhor jogadora: Aitana Bonmatí
- Melhor jogador de LaLiga: Raphinha
- Melhor jogador do Oriente Médio: Cristiano Ronaldo
- Retorno do ano: Paul Pogba
Fonte: Conteúdo republicado de METRÓPOLES
