Geral
Brasil registra 12 mortes por dengue em três semanas
DF e Goiás estão em estado de emergência contra a doença que já soma 120 mil casos em todo o Brasil
O Distrito Federal e Goiás já decretaram estado de emergência por conta do aumento nos casos de dengue. O governo de Minas Gerais, que também enfrenta um surto da doença, já declarou que também vai decretar a mesma situação. A preocupação não é à toa, já que nas três primeiras semanas do ano, foram confirmadas 12 mortes pela doença e mais de 120 mil casos prováveis. No mesmo período do ano passado, foram contabilizadas 26 mortes e 44 mil casos prováveis.
Além das mortes já confirmadas pelo Ministério da Saúde, outras 85 ainda estão sendo investigadas. A preocupação nacional com o problema tem um motivo maior, já que foi confirmada a circulação de quatro sorotipos da dengue no país — entre eles, o sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil havia mais de 15 anos.
O infectologista Marcelo Daher explica que o perigo desse novo sorotipo é a falta de imunidade da população, já que os vírus que circulavam no Brasil nos últimos anos eram sorotipos 1 e 2.
“O vírus vai encontrar um número maior de pessoas mais suscetíveis a doenças, sem imunidade — o que aumenta o risco de uma epidemia da doença”.
Enfrentamento no DF
Nas três primeiras semanas do ano, o DF registrou 17.150 casos suspeitos de dengue — um aumento de 646% em relação ao mesmo período do ano passado. Por causa desse aumento, o governador Ibaneis Rocha declarou situação de emergência nesta quinta-feira (25). Além da expansão de casos da dengue, o texto publicado no Diário Oficial cita o “risco de epidemia por doenças transmitidas pelo [mosquito] Aedes aegypti”, o que inclui enfermidades como zika echikungunya, além da febre amarela.
Um dos casos confirmados foi o da professora Loane Perdigão, moradora do Plano Piloto em Brasília. Ela conta que os primeiros sintomas que sentiu foram no começo de janeiro: febre alta e dores muito intensas no corpo. Quando o exame de sangue constatou a infecção e as plaquetas começaram a cair, ela precisou ser hospitalizada. Ela contou ao Brasil 61 os incômodos que a doença provoca:
“É algo que eu nunca tinha sentido, uma dor insuportável no corpo todo, além do mal-estar.” Loane ainda faz um alerta. “Acredito que as pessoas têm que se cuidar, passar repelente, ter cuidado com o lixo, com o armazenamento da água. Se fizermos uma campanha boa, teremos uma redução dos casos de dengue — é o autocuidado e o cuidar dos outros.”

Medidas adotadas em Goiás
Em Goiás, o estado de emergência foi decretado nesta sexta (26) junto com a criação do Gabinete Contra a Dengue — após o estado registrar 13.619 casos notificados e uma morte confirmada em 2024. Segundo o governador Ronaldo Caiado, estratégias como a telemedicina devem ajudar no combate à doença. A iniciativa foi feita em parceria com a Universidade de Goiás, que disponibilizou a estrutura para que os médicos da secretaria de Saúde do estado pudessem estar em contato direto com os médicos das cidades do interior.
“Às vezes o médico está sem saber a dosagem correta para a hidratação, muitos médicos acabam passando apenas 500ml de soro — por isso não resolve nada. O paciente precisa ser hiper hidratado e o médico que está na ponta tem o conhecimento específico e é capaz de responder a todas as perguntas e preocupações do colega médico da outra ponta.”
Segundo o governador, que também é médico, a telemedicina é capaz de dar não só agilidade ao tratamento como confiança ao profissional na linha de frente.
Vacina
Segundo o Ministério da Saúde, a partir de fevereiro a vacinação contra a dengue será feita em 521 municípios que foram selecionados atendendo a três critérios:
- municípios de grande porte — com mais de 100 mil habitantes;
- com alta transmissão de dengue no período 2023-2024;
- cidades com maior predominância do sorotipo DENV-2.
No total, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.
O público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já que essa é uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
lista das cidades onde será feita vacinação contra a dengue
Comentários
Geral
PRF apreende 6 quilos de drogas em ônibus na BR-364 e casal é detido
Cão farejador localizou tabletes de pasta-base e cocaína em pó; destino seria o município de Tarauacá
Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite deste sábado (14), resultou na apreensão de seis quilos de drogas durante fiscalização em um ônibus que fazia o trajeto de Cruzeiro do Sul para Rio Branco, na BR-364.
A abordagem ocorreu em operação conjunta com o Canil da Polícia Militar. Durante a revista, todos os passageiros desembarcaram com suas bagagens de mão. No entanto, uma mochila foi deixada no interior do veículo, o que chamou a atenção dos policiais. O cão farejador indicou a presença de entorpecentes.
Dentro da mochila, os agentes encontraram quatro tabletes de pasta-base de cocaína e dois tabletes de cloridrato de cocaína, totalizando aproximadamente seis quilos de droga.
Uma adolescente de 16 anos se apresentou como responsável pela mochila e assumiu a propriedade do material ilícito. Ela afirmou, inicialmente, que não conhecia o homem que viajava ao seu lado, identificado como Lucas, de 19 anos. O jovem, por sua vez, declarou que não sabia que a namorada transportava drogas.
Apesar da versão apresentada, a menor relatou aos policiais que morava com o rapaz há cerca de seis meses e que ambos levariam o entorpecente para o município de Tarauacá.
Diante das contradições nos depoimentos, os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. O homem foi preso e a adolescente apreendida.
Comentários
Geral
Embrapa oferece curso gratuito, online, para produção de ração de galinha caipira
Por Wanglézio Braga / Foto: Ilustração/Redes Sociais
A Embrapa está com inscrições abertas para um curso online e gratuito sobre produção de ração na propriedade para galinhas caipiras, uma oportunidade estratégica para quem busca reduzir custos, melhorar o desempenho das aves e aumentar a rentabilidade da criação. A capacitação apresenta técnicas práticas para fabricação de ração voltada tanto para aves de corte quanto para poedeiras, respeitando as diferentes fases da criação.
O curso ensina como formular receitas balanceadas, fazer a mistura correta dos ingredientes e armazenar a ração de forma segura, garantindo melhor aproveitamento nutricional e maior produtividade. A formação tem carga horária de quatro horas, é autoinstrucional e voltada especialmente para agricultores familiares, pequenos e médios produtores, além de técnicos de assistência rural e agentes de transferência de tecnologia. O acesso é contínuo, permitindo que o produtor estude no seu próprio ritmo, com recomendação de conclusão em até 15 dias.
Para receber o certificado, o participante precisa atingir pelo menos 70% de aproveitamento nas atividades obrigatórias e responder à avaliação final. A iniciativa da Embrapa Meio-Norte fortalece a avicultura caipira, uma das principais fontes de renda e segurança alimentar nas pequenas propriedades, especialmente na Região Norte. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Comentários
Geral
Estados Unidos interceptam mais um petroleiro ligado à Venezuela
Embora tenha bandeira registrada pelo Panamá, o navio transportava petróleo do país que já foi comandado por Nicolás Maduro
O Departamento de Guerra dos Estados Unidos (EUA) informou, neste domingo (15/2), que interceptou o navio petroleiro Veronica III no Oceano Índico.
“Durante a noite, as forças americanas realizaram uma visita de rotina, interdição marítima e abordagem ao navio Veronica III sem incidentes na área de responsabilidade do Comando Indo-Pacífico (INDOPACOM)”, escreveu o órgão norte-americano no X (antigo Twitter).
A embarcação, registrada sob bandeira do Panamá, é suspeita de violar as sanções impostas pelos EUA ao, alegadamente, transportar petróleo da Venezuela. Na semana anterior, outro navio-tanque, o Aquila II, foi alvo de abordagem na mesma área; após tentar escapar, acabou sendo interceptado.
“O navio tentou desafiar a quarentena do presidente Trump — na esperança de escapar. Nós o rastreamos do Caribe ao Oceano Índico, diminuímos a distância e o interceptamos. Nenhuma outra nação tem o alcance, a resistência ou a vontade de fazer isso”, reforçou o Departamento de Guerra.
A ação acontece após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar que bloquearia navios “petroleiros sancionados”. A primeira apreensão de um navio venezuelano ocorreu no dia 10 de dezembro. O segundo, no dia 20 de dezembro.
Mais de um petroleiro foi interceptado em janeiro, pela Guarda Costeira dos EUA. Segundo o Comando Sul marítimo dos EUA, fuzileiros navais e marinheiros interceptaram o navio-tanque Veronica III por violações às sanções norte-americanas.





Você precisa fazer login para comentar.