fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Brasil registra 12 mortes por dengue em três semanas

Publicado

em

DF e Goiás estão em estado de emergência contra a doença que já soma 120 mil casos em todo o Brasil

O Distrito Federal e Goiás já decretaram estado de emergência por conta do aumento nos casos de dengue. O governo de Minas Gerais, que também enfrenta um surto da doença, já declarou que também vai decretar a mesma situação. A preocupação não é à toa, já que nas três primeiras semanas do ano, foram confirmadas 12 mortes pela doença e mais de 120 mil casos prováveis. No mesmo período do ano passado, foram contabilizadas 26 mortes e 44 mil casos prováveis.

Além das mortes já confirmadas pelo Ministério da Saúde, outras 85 ainda estão sendo investigadas. A preocupação nacional com o problema tem um motivo maior, já que foi confirmada a circulação de quatro sorotipos da dengue no país — entre eles, o sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil havia mais de 15 anos.

O infectologista Marcelo Daher explica que o perigo desse novo sorotipo é a falta de imunidade da população, já que os vírus que circulavam no Brasil nos últimos anos eram sorotipos 1 e 2.

“O vírus vai encontrar um número maior de pessoas mais suscetíveis a doenças, sem imunidade — o que aumenta o risco de uma epidemia da doença”.

Enfrentamento no DF

Nas três primeiras semanas do ano, o DF registrou 17.150 casos suspeitos de dengue — um aumento de 646% em relação ao mesmo período do ano passado. Por causa desse aumento, o governador Ibaneis Rocha declarou situação de emergência nesta quinta-feira (25). Além da expansão de casos da dengue, o texto publicado no Diário Oficial cita o “risco de epidemia por doenças transmitidas pelo [mosquito] Aedes aegypti”, o que inclui enfermidades como zika echikungunya, além da febre amarela.

Um dos casos confirmados foi o da professora Loane Perdigão, moradora do Plano Piloto em Brasília. Ela conta que os primeiros sintomas que sentiu foram no começo de janeiro: febre alta e dores muito intensas no corpo. Quando o exame de sangue constatou a infecção e as plaquetas começaram a cair, ela precisou ser hospitalizada. Ela contou ao Brasil 61 os incômodos que a doença provoca:

“É algo que eu nunca tinha sentido, uma dor insuportável no corpo todo, além do mal-estar.” Loane ainda faz um alerta. “Acredito que as pessoas têm que se cuidar, passar repelente, ter cuidado com o lixo, com o armazenamento da água. Se fizermos uma campanha boa, teremos uma redução dos casos de dengue — é o autocuidado e o cuidar dos outros.”

Medidas adotadas em Goiás

Em Goiás, o estado de emergência foi decretado nesta sexta (26) junto com a criação do  Gabinete Contra a Dengue — após o estado registrar 13.619 casos notificados e uma morte confirmada em 2024. Segundo o governador Ronaldo Caiado, estratégias como a telemedicina devem ajudar no combate à doença. A iniciativa foi feita em parceria com a Universidade de Goiás, que disponibilizou a estrutura para que os médicos da secretaria de Saúde do estado pudessem estar em contato direto com os médicos das cidades do interior.

“Às vezes o médico está sem saber a dosagem correta para a hidratação, muitos médicos acabam passando apenas 500ml de soro — por isso não resolve nada. O paciente precisa ser hiper hidratado  e o médico que está na ponta tem o conhecimento específico e é capaz de responder a todas as perguntas e preocupações do colega médico da outra ponta.”

Segundo o governador, que também é médico, a telemedicina é capaz de dar não só agilidade ao tratamento como confiança ao profissional na linha de frente.

Vacina

Segundo o Ministério da Saúde, a partir de fevereiro a vacinação contra a dengue será feita em 521 municípios que foram selecionados atendendo a três critérios:

  1. municípios de grande porte — com mais de 100 mil habitantes;
  2. com alta transmissão de dengue no período 2023-2024;
  3. cidades com maior predominância do sorotipo DENV-2.

No total, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

O público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já que essa é uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

lista das cidades onde será feita vacinação contra a dengue 

Comentários

Continue lendo

Geral

Festival Matias de Teatro de Rua inicia hoje no centro de Rio Branco

Publicado

em

Cortejo artístico, expressão corporal, mundo imaginário dos sonhos, audácia, beleza e elegância circense fazem parte da programação da 6ª Edição do Festival Matias de Teatro de Rua que se inicia nesta quarta-feira, 18, com espetáculos na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco.

Grupos do Acre, São Paulo e da Bolívia se apresentam na festa de abertura do evento que percorrerá as cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Bujari até a próxima segunda-feira, 23, com apresentações de acesso gratuito ao público. A programação completa pode ser acessada no Instagram oficial do evento @festivalmatiasdeteatroderua.

O evento também inclui lançamento de livros, oficinas e seminários voltados para o fazer artístico. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/festivalmatiasdeteatroderua.

“O festival é sempre idealizado na ideia de que você possa não só reunir as apresentações artísticas, mas os momentos de diálogo, tanto com a realização de seminário, rodas de conversa, atividades de interação e workshops. Então é um espaço de diálogo, festividade e de mobilização social e econômica dos locais por onde o festival passa”, observa o coordenador geral do projeto, Lenine Alencar.

Além disso, a comissão organizadora do festival destaca que haverá a disponibilização de água mineral e pede ao público que utilize garrafinhas ou copos ecológicos durante as apresentações. A intenção é incentivar o consumo consciente em prol do meio ambiente.

O projeto é uma realização do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa, financiado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), do Governo Federal, por meio do programa Funarte de Apoio a ações continuadas 2023. O projeto também conta com o apoio das prefeituras de Plácido de Castro, Senador Guiomard, Bujari e Rio Branco e a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc-AC) e Federação de Teatro do Acre (Fetac).

Abertura do festival

Fazem a festa de abertura do Festival Matias de Teatro de Rua as Improvisações Performáticas Cortejianas Híbridas da Cia. Visse e Versa (AC); El Teatrillo – 20 anos, do grupo Caminos Del Jaguar/Vivarte (Bolívia – Brasil); Hip Hop don’t Stop – Hip Hop não Para (AC); e Jerônimo Show, do Circo Caramba (SP).

Sinopses

Improvisações Performáticas Cortejianas Híbridas| Cia. Visse e Versa – AC

Cortejo Híbrido é um grande bloco carnavalesco, guiado e regido por textos autorais, poemas, cartas, recortes de jornal e histórias reais, com composição musical autoral, seguindo a mesma linha da dramaturgia. Conduzido por marchinhas de carnaval, o espetáculo propõe interação e traz o público para a cena, abordando temas relacionados ao contexto social contemporâneo, estabelecendo um diálogo rico e reflexivo sobre as mazelas presentes na sociedade, colocando o público nessa grande roda da vida!

El Teatrillo – 20 anos| CAMINOS DEL JAGUAR / VIVARTE (Bolivia – Brasil)

El Teatrillo é um grupo de pequenos atores que tentam fazer uma peça, mas não conseguem. É a improvisação que nos levará a uma viagem em busca dos sonhos de uma infância perdida onde todos voltaremos a ser crianças, viajando por um mundo imaginário sobre os ponchos voadores, barcos que navegam por rios imaginários e pelo mar boliviano, recuperando a vontade de continuar correndo atrás dos sonhos, convencidos de que ainda vale à pena.

Hip Hop don’t Stop – Hip Hop não Para

O show com os Rappers Kaemizê e Spartakus MC, e o Dj Dimeno, acontece em sincronia com o grupo de dança Sayajins Crew, que manifesta o poder da expressão corporal com a música urbana do Hip Hop Dance, Popping e Breaking, envolvendo o público nos passes, Performances e Poesias. O repertório é composto por músicas autorais, e de artistas de renome nacional na vertente RAP. Em paralelo às apresentações, acontece uma Performance de Graffiti, com o tema “Paz nas Quebradas”.

Jerônimo Show| Circo Caramba – SP

O palhaço Jerônimo preparou para o seu respeitável público um espetáculo no qual irá

demonstrar todo seu talento como músico e artista circense, além de sua habilidade, sua

graça, sua destreza, sua audácia, sua beleza e sua elegância. Vai ser uma maravilha!!!

Bem, talvez ele nem tenha tantas qualidades assim, mas esta excêntrica figura realmente acredita que é um showman, então o melhor a fazer é embarcar com Jerônimo nesta aventura artística, que tem tudo para se tornar uma gostosa, emocionante e divertida brincadeira!

Comentários

Continue lendo

Geral

Mais de 2 toneladas de maconha e cocaína são apreendidas pela PF no Amazonas

Publicado

em

Por

Apreensão ocorreu em uma embarcação próxima ao lago do Catalão, Região Metropolitana de Manaus, na terça-feira (17)

Mais de 2 toneladas de maconha e cocaína são apreendidas no Amazonas. Foto: Divulgação

Mais de 2 toneladas de maconha e cocaína foram apreendidas pela Polícia Federal (PF) em uma embarcação próxima ao lago do Catalão, na Região Metropolitana de Manaus. A apreensão ocorreu na terça-feira (17).

A polícia informou que conseguiu identificar a embarcação transportando drogas. Após uma revista, os entorpecentes foram encontrados escondidos dentro da lancha.

Os suspeitos que transportavam o carregamento fugiram do local.

As investigações do caso seguem com objetivo de identificar e localizar os responsáveis pelo tráfico das drogas, segundo a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM).

Comentários

Continue lendo

Geral

VII Mostra Sesc de cinema anuncia vencedores com representante do Acre

Publicado

em

A Mostra Sesc de Cinema, uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente no Brasil, anunciou os vencedores da sua sétima edição. Foram selecionados 33 filmes (27 curtas, 2 médias e 4 longas), que comporão a mostra nacional, sendo 10 referentes ao Panorama Infanto-Juvenil. O evento de premiação será realizado no mês de novembro, em Belém (PA), com exibição das produções vencedoras.

O filme acreano “Velande” dos Diretores, Tiago Melo, Letícia Mamede e Altino Machado foi selecionado na categoria Panorama Brasil.

O Filme

Velande Desinord é mãe de 5 filhos e migrou sozinha para o Brasil após o terremoto que assolou o Haiti em 2012. Mas chegar ao país não é o ponto final de seu caminho: para viver no Brasil, ela precisa enfrentar uma realidade de dificuldade e de luta que é compartilhada pelos 143 mil haitianos que vivem no Brasil hoje.

Este ano, as mulheres foram a maioria entre os selecionados na mostra nacional, com 25 realizadoras, quase o dobro do registrado em 2023. No Panorama Infanto-Juvenil, 6 dos 10 filmes premiados são dirigidos por mulheres.

Os filmes vencedores trazem temas que mostram a riqueza da cultura nacional, seja ela retratada nas grandes cidades ou em pequenos povoados. As histórias versam sobre o cangaço nordestino; as dificuldades dos negros no mercado de trabalho, as mulheres indígenas Tupinambá do Sul da Bahia; o encontro de ribeirinhas da Amazônia; a experiência de Brasília à espera da primavera, uma ficção que tem o sistema de transportes do Rio de Janeiro como pano de fundo; as mulheres que foram a base da primeira seleção feminina de futebol; entre outras.

Nesta edição, foram registradas 1.301 inscrições e selecionados 259 filmes para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc. A mostra concederá prêmios em um valor total de até R$280 mil em licenciamentos. A exibição das obras vai ocorrer em espaços do Sesc de vários estados.

Acesse sesc.com.br/mostradecinema e confira!

Comentários

Continue lendo