Acre
BR 317 é bloqueada em protesto por Avenida de Brasiléia
Alexandre Lima
Os empresários do movimento S.O.S Marinho Montes, cumpriram a meta que seria interditar a BR 317 (Estrada do Pacífico) na manhã desta terça-feira, dia 8 de março. Vários veículos e toras de madeiras foram usado para impedir a passagem de qualquer meio de transporte que queira sair, ou entrar na cidade.
O motivo do bloqueio, dar-se-á pelo não início e concretização dos trabalhos do trecho que passa pelo meio do centro comercial ali existente. A obra vem sendo motivo de disputa por parte do governo do Acre, que tentou tomar de assalto a no final do mês de fevereiro, onde tentou proibir a prefeitura de tentar dar continuidade aos trabalhos, tão logo seja liberados as emendas.
Segundo a assessoria, o Ministério do Transporte prometeu a liberação de parte da emenda na segunda quinzena do mês em curso. “Tão logo seja liberada, será feita licitação em caráter emergencial para iniciar os trabalhos. Temos a garantia da liberação e estamos de portas abertas para quem quiser ajudar”, disseram.
“Vieram aqui e prometeram que iriam fazer a obras e não saiu do discurso. Estamos cansados de promessas. Estamos fazendo uma campanha para que as autoridades vejam que não estamos brincando com nossas reivindicações. O bloqueio não tem data para o término e estamos com apoio popular, agindo dentro dos nossos direitos e da ordem”, disse um dos organizadores.
Inicialmente, foi dito que o tráfego seria aberto para ônibus, carros pequenos e ambulâncias, mas, o bloqueado parou qualquer tipo de veículo. A Polícia Militar está presente apenas observando para garantir que a ordem seja mantida.
Segundo o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Fredson, estará tentando garantir com os organizadores, o tráfego de viaturas policiais e ambulâncias caso seja necessário. Para os passageiros de ônibus intermunicipais, estão sendo realizados a troca de veículos para continuem a viajem nos dois sentidos da BR.
A preocupação no momento, fica para as carretas de combustível que abastecem o lado boliviano de Cobija, capital do estado vizinho de Pando, que utilizam a BR. Além de abastecer os veículos, as termoelétricas que fornecem energia para mais de 70 mil habitantes, que podem parar caso o bloqueio dure mais de três dias.
“Estamos esperando uma posição das autoridades competentes sobre a nossa situação. Não estamos defendendo partido A ou B aqui. O governo mentiu para nós e o Município espera a liberação das verbas e já não aguentamos mais essa situação na Avenida”, desabafou um dos comerciantes.
- Troncos de árvores foram usados para bloquear a BR por quase 10 horas – foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.
















Você precisa fazer login para comentar.