Cotidiano
Bombeiros militares do Acre concluem curso de perícia de incêndio no Distrito Federal

Entre as inúmeras funções do Corpo de Bombeiros Militar está a investigação de incêndios urbanos e florestais, cujo objetivo é elucidar como o fogo teve início e os fatores de propagação. Diante disso, o governo do Estado investiu na capacitação de três bombeiros militares que concluíram, na última sexta-feira, 25, o Curso de Perícia de Incêndio (CPI), realizado junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, em Brasília.
O curso visa garantir os padrões de qualidade e execução do serviço de investigação de incêndio, buscando a excelência no atendimento às legislações e demandas aplicáveis, além de retroalimentar o Sistema de Segurança Contra Incêndio e o ciclo operacional do Corpo de Bombeiros Militar.
A capacitação teve duração de aproximadamente quatro meses, e contou com a participação de 25 alunos oriundos dos corpos de bombeiros militares do Distrito Federal, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre e um militar da Força Aérea Brasileira.
Os três militares acreanos, os tenentes Francisca Fragoso, Eurico Leite e Ricardo Moura, especializaram-se em investigação de incêndio e explosão, e estão habilitados para o desempenho de atividades inerentes às missões de perito em incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).
A segundo tenente bombeira militar Francisca Fragoso, terceira colocada na classificação geral do curso e primeira oficial feminina perita de incêndio da corporação, destaca sua experiência na capacitação. “Participar do curso foi de grande relevância para nós, como profissionais, e principalmente para o CBMAC, pois a partir da habilitação e dos conhecimentos adquiridos contribuiremos para completar o ciclo operacional de combate a incêndio da nossa instituição, fortalecendo as atividades de prevenção e a atuação dos militares do CBMAC, consequentemente poderemos ofertar um melhor atendimento à sociedade acreana”, declarou.
O comandante-geral do CBMAC, coronel Carlos Batista, destacou a importância da capacitação de militares na área de investigação de incêndios: “A perícia de incêndio, além de investigar as causas do evento, tem a finalidade de promover informações e recomendações de proteção contra incêndio, originando estudos de caso, a fim de evitar que situações similares aconteçam, fortalecendo ainda mais a atuação da nossa corporação”.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.