fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Bombeiros militares do Acre concluem curso de perícia de incêndio no Distrito Federal

Publicado

em

Entre as inúmeras funções do Corpo de Bombeiros Militar está a investigação de incêndios urbanos e florestais, cujo objetivo é elucidar como o fogo teve início e os fatores de propagação. Diante disso, o governo do Estado investiu na capacitação de três bombeiros militares que concluíram, na última sexta-feira, 25, o Curso de Perícia de Incêndio (CPI), realizado junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, em Brasília.

O curso visa garantir os padrões de qualidade e execução do serviço de investigação de incêndio, buscando a excelência no atendimento às legislações e demandas aplicáveis, além de retroalimentar o Sistema de Segurança Contra Incêndio e o ciclo operacional do Corpo de Bombeiros Militar.

A capacitação teve duração de aproximadamente quatro meses, e contou com a participação de 25 alunos oriundos dos corpos de bombeiros militares do Distrito Federal, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre e um militar da Força Aérea Brasileira.

Os três militares acreanos, os tenentes Francisca Fragoso, Eurico Leite e Ricardo Moura, especializaram-se em investigação de incêndio e explosão, e estão habilitados para o desempenho de atividades inerentes às missões de perito em incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).

A segundo tenente bombeira militar Francisca Fragoso, terceira colocada na classificação geral do curso e primeira oficial feminina perita de incêndio da corporação, destaca sua experiência na capacitação. “Participar do curso foi de grande relevância para nós, como profissionais, e principalmente para o CBMAC, pois a partir da habilitação e dos conhecimentos adquiridos contribuiremos para completar o ciclo operacional de combate a incêndio da nossa instituição, fortalecendo as atividades de prevenção e a atuação dos militares do CBMAC, consequentemente poderemos ofertar um melhor atendimento à sociedade acreana”, declarou.

O comandante-geral do CBMAC, coronel Carlos Batista, destacou a importância da capacitação de militares na área de investigação de incêndios: “A perícia de incêndio, além de investigar as causas do evento, tem a finalidade de promover informações e recomendações de proteção contra incêndio, originando estudos de caso, a fim de evitar que situações similares aconteçam, fortalecendo ainda mais a atuação da nossa corporação”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Violento ataque com faca em Rio Branco: Homem luta pela vida após discussão

Publicado

em

Na tarde de hoje, a Avenida Epaminondas Jácome, em Rio Branco, se tornou palco de um terrível incidente que chocou a população. Francisco de Assis Almeida de Lima, 42 anos, foi vítima de um violento ataque feito por um conhecido, que o deixou com ferimentos graves.

Segundo relatos de testemunhas, Francisco estava desfrutando de momentos de lazer à beira do Rio Acre, quando foi convocado por um “amigo” para uma conversa que logo se transformou em uma briga intensa. Em meio à discussão, o agressor sacou uma faca e desferiu um golpe certeiro contra o braço direito de Francisco, deixando-o em estado crítico.

A rápida intervenção dos transeuntes foi essencial para estabilizar a situação, enquanto as autoridades foram prontamente acionadas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância especializada para prestar os primeiros socorros, encaminhando Francisco para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral, onde recebe tratamento médico urgente.

O paradeiro do agressor permanece desconhecido, deixando a comunidade em alerta. As forças policiais, representadas pelo 1° Batalhão, mobilizaram-se imediatamente na busca pelo criminoso, mas até o momento ele continua foragido.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Rio Branco volta aos treinos no José de Melo

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Carrapeta (7) tem a possibilidade de voltar à equipe no sábado

Depois da derrota para o Manauara por 3 a 1 no sábado, 27, no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, na estreia do Campeonato Brasileiro da Série D, o elenco do Rio Branco volta aos treinamentos na tarde desta segunda, 29, no José de Melo.

“Fechamos a nossa programação e agora é trabalhar. Temos uma semana importante e o objetivo é conquistar a recuperação no torneio nacional”, disse o técnico Wemerson Rambinho.

Duelo no sábado

O próximo compromisso do Rio Branco na Série D será no sábado, 4, às 17 horas, no Florestão, contra o Princesa do Solimões, do Amazonas.

Avaliação médica

Os volantes Joel, Márcio e Jackson e o atacante Carrapeta seguem no departamento médico. Os atletas devem ser avaliados para saber se poderão jogar contra o Princesa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Kinho Brito comanda treino e pode definir Humaitá para estreia

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Kinho quer um elenco capaz de lutar pela classificação

O elenco do Humaitá reapresenta-se na tarde desta segunda, 29, no campo do Airton, e o técnico Kinho Brito pode definir os titulares para a estreia no Campeonato Brasileiro da Série D. A partida contra o Porto Velho, de Rondônia, será disputada na quarta, 1º, às 15 horas, no Florestão.

“Estamos remontando o elenco. Vamos saber no treinamento com quem poderemos contar para esse primeiro jogo”, comentou Kinho Brito.

Vencer em casa

Para Kinho Brito, o Humaitá precisa começar o Brasileiro com uma vitória.

“Nossa meta é a classificação. Ganhar os jogos em casa é fundamental para podermos conquistar o nosso objetivo. O torneio é muito forte e não permite erros”, avaliou o treinador.

Base mantida

Mesmo com muitas baixas em relação ao Estadual, Kinho Brito afirmou ter uma boa base para o início da Série D.

Comentários

Continue lendo