Alexandre Lima

Homens do 5º Batalhão dos bombeiros do Alto Acre, localizado na cidade de Epitaciolândia, distante cerca de 230km da capital acreana, estão registrando um aumento em mais de 300% relacionado aos trabalhos de combate aos incêndios na fronteira do estado.

incendios_028 cópiaOs números podem mudar a qualquer momento, mas, já dão conta ao menos cinco por dia nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Na maioria, causada por descuido e despreparo, seguido de imprudência e falta de responsabilidade das pessoas que resolvem iniciar uma pequena queimada no quintal.

Somente neste sábado, no período vespertino (tarde), os bombeiros foram acionados por cerca de 6 vezes num prazo de três horas, fazendo com que a equipe que estava de folga, tivesse que retornar ao Comando para trabalhar.

Num dos chamados, uma equipe teve que combater chamas dos dois lados da BR 317, no km 7, sentido Epitaciolândia/Xapuri, para debelar as chamas que levavam perigo aos motoristas e donos de terras da localidade, uma vez que o mato está seco devido a estiagem na região. Devido as chamas, até mesmo a serviço elétrico teve que ser parado, deixando as cidades por quase uma hora sem energia.

incendios_017

No mesmo tempo, outros focos tiveram que combatidos nos Bairro Braúna, 28 de Maio e Ramal Nazaré, na cidade de Brasiléia. Já no ramal Fontenele de Castro, na zona rural do Município de Epitaciolândia, outros focos foram registrados e apagados após acionar os bombeiros.

Em tempo, qualquer tipo de queima neste período está proibido, podendo gerar pesadas multas através dos órgão estaduais e federais. Nestes casos registrados no sábado, patrimônios e vidas foram colocadas em risco, além da morte de alguns animais devido a falta de conhecimento das pessoas.

Os bombeiros pedem que evitem as queimas, uma vez que o tempo está muito seco devido a forte estiagem que vem assolando o estado do Acre. Caso seja necessário, liguem para o número 193 e evitem trotes, uma vez que as viaturas podem deixar de ajudar pessoas que realmente precisem de ajuda.

incendios_020incendios_001

incendios_002 incendios_003incendios_045 cópia

Comentários