Cotidiano
Bolívia: País Andino se Junta ao Brasil como Propagador de Fumaça dos Incêndios e Queimadas na Amazônia
O problema no país tornou-se um caso de polícia, com o governo boliviano prendendo pessoas flagradas propagando incêndios e queimadas na Amazônia ocidental

Essa situação preocupa não apenas a Bolívia, mas também o Brasil, que já lida com os prejuízos causados pelo fogo irresponsável em seu próprio território.
Com El Deber
A Bolívia, que já foi reconhecida por preservar o bioma amazônico, agora se junta ao Brasil na propagação de crimes ambientais durante este período de estiagem severa. O país andino também sofre com a seca extrema, agravada pelos incêndios e queimadas que se espalham pela região. Essa situação preocupa não apenas a Bolívia, mas também o Brasil, que já lida com os prejuízos causados pelo fogo irresponsável em seu próprio território.
No início da semana, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 1.609 focos de calor na Bolívia. Em agosto, o número chegou a 25.913, superando todas as médias históricas para o mês.

Nesta terça-feira, a Bolívia enfrentou o fechamento de oito pequenos aeroportos devido à fumaça densa causada pelos incêndios. O Aeroporto Internacional Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra, continua operando normalmente.
O problema no país tornou-se um caso de polícia, com o governo boliviano prendendo pessoas flagradas propagando incêndios e queimadas na Amazônia ocidental. Na semana passada, um brasileiro foi preso por esse crime.
Na Bolívia, a cena atual é de um país encoberto por uma densa cortina de fumaça. Nesta terça-feira (03), oito pequenos aeroportos que operam em Santa Cruz suspenderam suas atividades devido ao mau tempo, enquanto o Aeroporto Internacional Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra, segue operando normalmente.

Fotos- Fernando Flores, Steffany Ribera, Alfredo Morón
Comentários
Cotidiano
Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), alinhou ações para recuperação de ramais, intervenções em vias urbanas e pontes, canalização do Igarapé Cascata e a elaboração do projeto da Estrada Parque em Assis Brasil, que passam a integrar o planejamento operacional do Estado para o município.

As demandas foram apresentadas pelo prefeito Jerry Correia e analisadas pelas equipes do Deracre, sob coordenação da presidente da autarquia, Sula Ximenes. Entre as definições estão a priorização dos ramais para o período pós-chuvas e o levantamento de trechos urbanos e estruturas de pontes que necessitam de intervenção. Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o foco foi organizar a execução das ações com base em critérios técnicos.
“Fizemos a análise das demandas apresentadas para definir prioridades e estruturar a execução dos serviços dentro da capacidade operacional do Estado”, afirmou.

Em relação à canalização do Igarapé Cascata, o projeto técnico está concluído e apto para execução, aguardando a liberação de recursos. A obra tem como objetivo corrigir pontos recorrentes de alagamento e melhorar o ordenamento urbano em Assis Brasil.
Também avançou a elaboração do projeto da Estrada Parque, que deverá ser implantada ao longo de uma trilha ecológica até a cidade de Iñapari, com foco no turismo sustentável e na integração regional na faixa de fronteira. O prefeito Jerry Correia destacou que a definição das ações permite avançar no planejamento das obras no município.
“Com esse alinhamento, conseguimos organizar intervenções que impactam diretamente a mobilidade, a drenagem urbana e o turismo em Assis Brasil”, afirmou.
The post Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf retorna aos treinos e mira competições importantes

Foto arquivo pessoal: Joaquin Assaf terá um 2026 com muitos desafios
Joaquin Assaf(Miragina) voltou aos treinamentos e começa a pensar nas competições da temporada de 2026. Recordista Estadual Absoluto nas provas 50 e 100 costas, 50 peito e 50 e 200 metros livres, o atleta da AABB vai trabalhar para quebrar as marcas e conquistar resultados mais expressivos.
“A última temporada do Joaquin foi excelente e hoje ele é um dos melhores nadadores do Norte. Isso significa muito para a natação acreana”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
Definir provas
Joaquin Assaf ainda vai definir quais serão as principais provas a partir do início das competições.
“Vamos realizar o trabalho e próximo dos eventos, definiremos as provas. O mais importante, agora, é trabalhar forte porque essa base é fundamental para toda a temporada”, afirmou Joaquin Assaf.
Comentários
Cotidiano
Detran notifica proprietários de 28 veículos removidos em Cruzeiro do Sul
Prazo para regularização e retirada no pátio da WR Leilões é de 10 dias; veículos podem ir a leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) um edital de notificação direcionado aos proprietários de 28 veículos removidos pela autarquia no município de Cruzeiro do Sul.
A lista inclui automóveis, motocicletas e motonetas, de diferentes marcas, modelos e anos de fabricação, apreendidos por infrações previstas na legislação de trânsito. Conforme o Detran, os proprietários têm 10 dias, a contar da data de publicação do edital, para regularizar a situação e retirar os veículos. Caso contrário, os bens poderão ser encaminhados para leilão, conforme prevê a legislação vigente.
Para a liberação, é obrigatória a quitação de todos os débitos vinculados ao veículo, como IPVA, multas, taxas de licenciamento, seguro obrigatório e vistoria, além das despesas de remoção e estadia no pátio.
O depósito credenciado da WR Leilões, em Cruzeiro do Sul, está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1.091, no Centro. O atendimento ocorre em horário comercial, de segunda a sexta-feira.


Você precisa fazer login para comentar.