Cotidiano
Bolívia, Chile e Peru restringem entrada de viajantes
Chile fechou as fronteiras, Peru proibiu voos, e Bolívia não aceita pessoas vindas do Brasil. A Argentina já havia restringido a entrada de viajantes no fim de março.

Chile, Peru e Bolívia restringem entrada de viajantes
Por G1
Para tentar combater o surto de coronavírus, Peru, Chile e Bolívia anunciaram medidas de fechamento de fronteiras ou suspensão de voos nesta quinta-feira (1º).
Os países enfrentam altas no número de contágios. Cada um adotou medidas específicas. O Chile fechou todas as suas fronteiras. Já a Bolívia proibiu apenas a entrada de pessoas do Brasil. O Peru suspendeu voos do Brasil, Reino Unido e África do Sul.
Fronteiras fechadas no Chile
O Chile decidiu fechar suas fronteiras a partir do dia 5 de abril, informou nesta quinta-feira (1º) o porta-voz do governo Jaime Bellolio.
A princípio, a medida terá validade de um mês, e valerá tanto para cidadãos chilenos como para estrangeiros.
Haverá exceções para situações específicas que serão analisadas pelas autoridades.
Os caminhões que que atravessam as fronteiras terrestres para abastecer o país terão autorização, mas os motoristas precisarão apresentar um teste de PCR negativo feito nas 72 horas anteriores à entrada no Chile.
Voos suspensos no Peru
O Peru prorrogou até 15 de abril a suspensão dos voos do Brasil, Reino Unido e África do Sul para tentar evitar a entrada de novas variantes do coronavírus. O país enfrenta uma segunda onda da pandemia, informou o governo nesta quinta-feira.
“Dado que a situação epidemiológica da Covid-19 está em desenvolvimento com a confirmação de uma variante do Sars-Cov-2, se faz necessário manter a suspensão dos voos de passageiros do Reino Unido, África do Sul e Brasil de 1º a 15 de abril”, afirma decreto publicado no Diário Oficial.
O Peru restringiu os voos do Reino Unido e da África do Sul em meados de dezembro, e do Brasil a partir de 26 de janeiro, devido às novas variantes mais contagiosas do coronavírus que surgiram nesses países.
A suspensão expirou em 31 de março, e o governo avalia a cada 15 dias se a suspende ou mantém, dependendo da evolução da pandemia.
Bolívia fecha fronteira com o Brasil
O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou pelo Twitter que as fronteiras com o Brasil serão fechadas por sete dias.
A expectativa é que isso aconteça a partir da 0h desta sexta-feira (2) e que uma espécie de lockdown seja feito nas cidades fronteiriças.
O objetivo das medidas bolivianas é prevenir a entrada da variante brasileira P.1 no país.
Argentina sem voos, Uruguai proibiu brasileiros
Na Argentina, os voos que fazem ligação com Brasil, Chile e México estão suspensos desde o último dia 27. A medida vale por tempo indeterminado.
O Uruguai fechou a fronteira com o Brasil, mas abrem exceções para cidadãos uruguaios, estrangeiros residentes, parentes de uruguaios ou que esteja em missão humanitária ou por conta de reunião familiar.
Comentários
Cotidiano
Pais protestam por falta de ar-condicionado na escola Ayrton Senna

Foto: David Medeiros
Pais e familiares de alunos da escola estadual Ayrton Senna, em Rio Branco, realizaram uma manifestação nesta sexta-feira (9) para denunciar a dificuldade enfrentada pelos estudantes devido à falta de climatização nas salas de aula. A principal reivindicação é a reativação dos aparelhos de ar condicionado, que não estão funcionando por problemas na estrutura elétrica da unidade.
De acordo com o professor Lucivaldo, cerca de 400 alunos estudam na escola, distribuídos entre os turnos da manhã, tarde e noite. “O problema não é só nos aparelhos, mas na fiação antiga. Quando todos os ares são ligados, começa a pipocar. Já foi feita manutenção, mas o sistema elétrico da escola não suporta”, explicou o educador.
Durante o protesto, pais relataram que os filhos têm passado mal por conta do calor. “Eles chegam em casa com dor de cabeça, às vezes pedem para ir embora porque não suportam o calor. As salas têm mais de 30 alunos, não tem condições”, afirmou Ana, mãe de um dos estudantes.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que está elaborando o projeto de instalação de uma subestação elétrica para atender a demanda da escola, mas ainda não há prazo definido para a conclusão. A pasta também afirmou que a equipe de manutenção acompanha a situação e trabalha para restabelecer o funcionamento dos equipamentos o mais breve possível.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Cotidiano
Rio Branco e Assermurb se enfrentam em busca da recuperação

Foto Sueli Rodrigues: O meia Kekel (d) confia na primeira vitória do Rio Branco
Rio Branco e Assermurb se enfrentam nesta sexta, 9, a partir das 15 horas, no Florestão, pela primeira fase do Campeonato Estadual Sub-20 em busca da recuperação. O Rio Branco perdeu na estreia para o Santa Cruz e a Assermurb foi goleada pelo Galvez.
Rio Branco com desfalques
O Rio Branco não poderá contar com o volante Riquelme e o atacante Kikinha, ambos lesionados, no confronto.
O técnico Tony Pantera deixou para definir os titulares do Rio Branco somente no Florestão.
Elenco foi cobrado
O elenco do Rio Branco foi bastante cobrado durante a semana de treinamentos no José de Melo, inclusive, com reuniões entre a comissão técnica e os atletas.
Tentar recuperação
O técnico da Assermurb, Raimundo Rocha, comandou alguns treinamentos após a estreia e a meta é tentar a recuperação no torneio.
Comentários
Cotidiano
São Francisco e Galvez disputam liderança do Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Galvez goleou na estreia e faz o segundo jogo cercado de expectativa
São Francisco e Galvez fazem nesta sexta, 9, a partir das 17 horas, no Florestão, um duelo pela liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes venceram na estreia e o confronto de logo mais pode significar muito na luta pela classificação.
São Francisco
O técnico Geovani Silva realizou ajustes no São Francisco durante os trabalhos da semana. A parte ofensiva ganhou uma atenção especial principalmente nas finalizações.
Galvez
Depois de golear na estreia, o treinador Eriano dos Santos procurou treinar a parte defensiva da equipe e exigiu mais concentração de todos os atletas.
“Pegamos dois gols na estreia e da forma como ocorreu não pode acontecer. Essa situação em um jogo equilibrado será fatal”, avaliou o técnico do Imperador.
Você precisa fazer login para comentar.