Brasil
Billboard Brasil lança aplicativo para revelar influência da Sister Rosetta Tharpe em músicas
Disponível para download, a ferramenta “DNA do Rock” ressalta a importância da mãe e pioneira do gênero musical.
Quando o assunto é a origem do rock, os considerados ‘pais’ do gênero, entre eles Elvis Presley, Chuck Berry e Johnny Cash, se destacam. No entanto, seu verdadeiro berço é representado por uma mulher: Sister Rosetta Tharpe. Reconhecida e reverenciada pelo trio, e demais pioneiros do estilo, como uma de suas maiores influências, a cantora, compositora e guitarrista americana desempenhou um papel fundamental na construção do rock’n roll. E para dar visibilidade à contribuição intergeracional da artista, a Billboard Brasil lança uma ferramenta para realizar exames de DNA sonoros em músicas, identificando a contribuição de Rosetta nas composições.
O ‘DNA do Rock’, disponível nos formatos web e mobile, oferece uma experiência cultural imersiva ao permitir que os usuários mergulhem nas raízes musicais das produções, revelando conexões históricas e explorando a complexa rede de influências que moldaram o gênero ao longo do tempo.
A tecnologia funcionará da seguinte forma: ao acessar o aplicativo, o usuário poderá apertar um botão que identifica a música tocada, similar à tecnologia convencional para identificar um som. Depois de alguns segundos, um algoritmo calcula a porcentagem de influência da música de Rosetta Tharpe sobre o artista pesquisado, gênero musical, ritmo, estilo do canto, uso da guitarra elétrica, entre outras particularidades das suas produções, para mostrar quanto do ‘DNA’ da artista tem naquela composição. Além disso, para garantir o máximo de assertividade da ferramenta, os parâmetros serão definidos por Cristiano Pinheiro, produtor musical na Punch Áudio, e Gayle Wald, autora da biografia da artista, ambos especialistas no estilo e no legado de Tharpe.
“Está no DNA da Billboard Brasil fazer parte de projetos inovadores. Além de trazer uma proposta ousada ao identificar pequenos detalhes da música escolhida e compará-los ao legado da Rosetta, nós estamos homenageando uma artista que tem um papel fundamental na história do Rock, mas não recebe os créditos devidos. Queremos mostrar que a precursora desse estilo musical, que apresenta características tão masculinas, é na verdade uma mulher, considerada inspiração por grandes roqueiros do século passado e que, até hoje, tem seu DNA presente em canções contemporâneas”, conta Camila Zana, CMO da Billboard Brasil.
A mãe do rock e a fama 80 anos depois
Sister Rosetta Tharpe foi uma cantora, guitarrista e compositora norte-americana que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento dos gêneros gospel, blues e rock’ n roll. Nascida em 1915, a artista começou a tocar guitarra e a cantar em igrejas quando ainda era criança, e suas habilidades excepcionais logo a transformaram em um grande nome do circuito musical.
Popularmente conhecida por ser uma das primeiras artistas gospel a alcançar sucesso comercial nos Estados Unidos, Tharpe se destacou ao usar distorção pesada em sua guitarra elétrica. Suas produções eram inovadoras para a época, incorporando elementos de blues e música popular, um estilo de tocas que influenciou muitos músicos posteriores, incluindo Chuck Berry, Aretha Franklin, Johnny Cash e Elvis Presley.
Considerada a ‘mãe do rock’, ainda é muito creditada em gravações que replicam seu estilo energético e sua habilidade única de fundir o secular e o sagrado. Mesmo assim, a cantora foi um dos nomes que mais sofreu as consequências do racismo e sexismo, sendo que suas obras alcançaram real visibilidade 80 anos depois do lançamento do seu primeiro sucesso, Rock Me, em 1938. Apenas em 2018, foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame que reconheceu a sua influência no meio. Tharpe faleceu em 1973, mas seu legado continua a inspirar músicos até os dias de hoje.
Rosetta continua como uma referência global no universo musical e move uma legião de fãs nas plataformas digitais, com mais de 5M visualizações na canção ‘This Train’, no YouTube, 72M plays em ‘When They Ring The Golden Bell’ e quase 200 mil ouvintes mensais no Spotify.
A ferramenta
Em razão de toda sua relevância, o aplicativo, idealizado pela AlmapBBDO, também serve como tributo à artista. A ideia é oferecer uma experiência educativa e inspiradora para os amantes da música em todo o mundo.
“É normal você ouvir uma discussão de quem é o pai do rock. Queremos fazer com que as pessoas saibam que Sister Rosetta Tharpe foi a verdadeira mãe do rock. E não existe melhor forma de fazer isso do que um exame de DNA”, comentam Rafael Reis e Victor Laars, criativos da AlmapBBDO.
A ferramenta pode ser baixada na loja de aplicativos dos smartphones ou acessando o link .
Ficha técnica
Agência: AlmapBBDO
Campanha: DNA do Rock
Cliente: Billboard
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretores Executivos de Criação: Pedro Corbett
Direção de Criação: Eduardo Vares
Criação: Rafael Reis, Victor Laars
Projetos Especiais: Julia Newman, Marilia Alves
PR: AlmapBBDO, Giusti Creative PR e Mynd
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Aline Silva, Marcia Granja
Atendimento: Julia Newman, Marilia Alves
Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn . #WhereTransformationHappens
The post Billboard Brasil lança aplicativo para revelar influência da Sister Rosetta Tharpe em músicas appeared first on ADNEWS .
Fonte: Nacional
Comentários
Brasil
Netflix compra Warner e HBO Max; confira o que pode mudar no serviço de streaming

REUTERS/Francis Mascarenhas
A Netflix anunciou, nesta sexta-feira (5), a compra da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões.
A empresa afirma que a aquisição é uma estratégia valiosa para ampliar o domínio global e reforçar o catálogo com algumas das franquias mais valiosas do entretenimento.
Entre elas, estão as aclamadas sagas de Game Of Thrones (2011), Harry Potter (1998) e The Last Of Us (2023).
Essa operação promete mudar o mercado do streaming e a HBO Max pode passar por uma fusão ou ser incorporado a plataforma, isso pode afetar o preço dos planos no futuro ao integrar as plataformas Netflix e HBO.
Comentários
Brasil
Homem de 79 anos procura noiva e divulga lista de requisitos absurdos
Aristocrata abre campanha para encontrar noiva, oferecendo salário e benefícios. As exigências vão do signo até a nacionalidade
Para as pessoas que estão buscando um par romântico, umas das maneiras de se conectar com alguém é usar aplicativos de namoro. No caso deste aristocrata britânico, de 79 anos, essa foi uma das opções, mas não a última. Sir Benjamin Slade lançou uma campanha anunciando que está em busca de uma noiva e que possui certas exigências — até demais.
O homem falou sobre o assunto no programa “Millionaire Age Gap Love” do Channel 5 — rede de televisão britânica — e comentou que procura por uma noiva que seja uma “boa reprodutora” para lhe dar um herdeiro. Mas não para por aí: os requisitos se estendem até a idade e ao signo do zodíaco da “sortuda”.
Será que é fácil cumprir os requisitos?
As condições do barão descendente de Carlos II envolvem que a nova namorada seja, pelo menos, 20 anos mais jovem. Além disso, é preciso saber dançar dança de salão, jogar bridge e gamão e ainda fazer palavras cruzadas.

A lista possui 11 requisitos
De acordo com informações do jornal Daily Star, Benjamin mencionou algumas outras coisas que restringem ainda mais a lista. As mulheres não podem ser escorpianas e nem ter qualquer tipo de dependência química, seja em substâncias psicoativas ou álcool.
Ele também exige fatores relacionados à nacionalidade. Sua companheira não pode ser de países que comecem com a letra “I” ou que tenham a cor verdenas bandeiras. Escocesas também estão proibidas de se candidatarem a essa “oportunidade imperdível”.
“Não me importo com canadenses, americanas, alemãs e pessoas do norte da Europa, como gosto de chamar pessoas semelhantes. Acho que casar com uma esquimó não é para mim. O que eu preciso é de uma moça simples e simpática do interior, que saiba e entenda as coisas”, disse.
Há recompensas
Com esses inúmeros requisitos, é de se esperar que o aristocrata teria que oferecer algo. Segundo ele, a pretendente escolhida será recompensada com 50 mil libras esterlinas por ano, o que corresponde a mais de R$ 270 mil. O objetivo é que com o dinheiro a mulher administre sua propriedade em Somerset, na Inglaterra.

Essa é uma das propriedades da família Slade
Além disso, a namorada também terá direito a carro, casa, despesas pagas, alimentação e até férias. Não é como se fosse incomum que homens procurem por mulheres bem mais jovens para ter relacionamentos, mas Benjamin quis explicar o motivo.
“O imposto sobre herança é de 40% e a única maneira de eu transferir ela e a coleção de arte é deixá-la para minha esposa, livre de impostos, para que distribua aos meus parentes distantes. Ela também precisaria estar segurada, por isso precisamos de uma senhora pelo menos 20 anos mais jovem do que eu, pois não posso segurar uma esposa mais velha, então quanto mais jovem, melhor. Esta é a única maneira que resta para contornar o imposto sobre herança”, comentou.

O homem já colocou anúncios em jornais, criou perfis em aplicativos de relacionamento e até congelou seu esperma, mantendo a esperança de ter um filho homem
Aos 79 anos, o homem não está a procura somente do amor. Apesar de já ter uma filha com sua ex-esposa, Sahara Sunday Spain, o aristocrata britânico deixou claro que ainda quer ter um herdeiro do sexo masculino. Nesse caso, a exigência é que “tenha semelhança genética com um de seus ancestrais paternos”.
Confira a lista completa
- Deve ser uma “boa reprodutora”
- Pelo menos 20 anos mais jovem
- Nenhuma mulher escocesa
- Deve ser capaz de ter filhos homens (ele quer dois, “um herdeiro e um reserva”)
- Nada de comunistas ou lésbicas
- Nada de mulheres com dependência química
- Nada de mulheres do signo de escorpião
- Precisa ter licença para usar espingarda e para dirigir; licença de helicóptero é um bônus
- Capaz de administrar uma propriedade de 1.300 acres (cerca de 5,2 milhões de m²) e 2 castelos
- Mais de 1,68 m de altura
- Nenhuma mulher de países que começam com a letra I ou que tenham verde na bandeira
Comentários
Brasil
Papa Leão XIV divulga nova orientação para sexo no casamento

Papa Leão na FAO em Roma • 16/10/2025 REUTERS/Remo Casilli
Em um novo decreto assinado pelo papa Leão XIV, o Vaticano divulgou orientações para fiéis sobre a prática sexual no casamento, reconhecendo que o sexo não se limita apenas à procriação, mas contribui para “enriquecer e fortalecer” a “união exclusiva do matrimônio”.
A questão está intimamente ligada à finalidade unitiva da sexualidade, que não se limita a assegurar a procriação, mas contribui para enriquecer e fortalecer a união única e exclusiva e o sentimento de pertencimento mútuo.
O documento assinado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé cita o Código de Direito Canônico e diz que uma visão integral da caridade conjugal é aquela que “não nega sua fecundidade”, ainda que deva “naturalmente permanecer aberta à comunicação de vida”.
O texto também prevê o conceito de consentimento livre” e “pertencimento mútuo”, assegurando a mesma dignidade e direitos ao casal.
“Um cônjuge é suficiente”
No decreto publicano em italiano, o Vaticano orientou 1,4 bilhão de católicos do mundo a buscarem o casamento com uma única pessoa para a vida toda e a não manterem relações sexuais múltiplas, estabelecendo que o casamento é um vínculo perpétuo e “exclusivo”.
Criticando a prática da poligamia na África, inclusive entre membros da Igreja, o decreto reiterou a crença de que o casamento é um compromisso para toda a vida entre um homem e uma mulher.
“Sobre a unidade do matrimônio – o matrimônio entendido, isto é, como uma união única e exclusiva entre um homem e uma mulher – encontra-se, ao contrário, um desenvolvimento de reflexão menos extenso do que sobre o tema da indissolubilidade, tanto no Magistério quanto nos manuais dedicados ao assunto”, diz o documento.
“Embora cada união conjugal seja uma realidade única, encarnada dentro das limitações humanas, todo matrimônio autêntico é uma unidade composta por duas pessoas, que requer uma relação tão íntima e abrangente que não pode ser compartilhada com outros”, enfatizou a Santa Sé.
Fonte: CNN


Você precisa fazer login para comentar.