Acre
Berço da luta contra desmatamento, Xapuri aparece entre cidades que mais queimou no Acre
Cinco das dez cidades mais poluídas do Brasil estão no Acre, aponta estudo
Um estudo divulgado nesta terça-feira, 18, pelo Observatório de Políticas Socioambientais do Acre e pela ONG SOS Amazônia revelou que cinco das dez cidades mais poluídas do Brasil em 2024 estão no Acre.
O levantamento, baseado no Índice de Qualidade do Ar (IQAr), aponta que 60% dos municípios com os piores níveis de poluição estão na Região Norte.
A capital de Rondônia, Porto Velho, lidera o ranking das dez cidades com os maiores índices de poluição do país, seguida por Sena Madureira e Rio Branco. Xapuri, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus também aparecem na lista.

A poluição do ar na região é comparável à de grandes centros urbanos, como São Paulo, e está diretamente associada a atividades como queimadas, desmatamento e uso intensivo de agrotóxicos.
O recente relatório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF/AC) reforça essa preocupação ao apontar que, em 2024, foram prescritos quase 2 milhões de quilos/litros de agrotóxicos no estado, sendo mais de 70% destinados às pastagens.

Segundo a ONG, muitos dos produtos utilizados no Acre estão proibidos na União Europeia devido aos riscos ambientais e à saúde humana. Entre os mais vendidos no Brasil e listados no relatório do IDAF/AC estão substâncias como mancozebe, atrazina, acefato, clorotalonil e clorpirifós, todas associadas a graves impactos ambientais e sanitários.
Além das cinco cidades acreanas, também figuram entre as dez mais poluídas do Brasil os municípios de Osasco, Rio Claro, Ribeirão Preto e Carapicuíba, todos no estado de São Paulo.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.