Extra
Beneficiamento do lixo realizado pela Prefeitura de Rio Branco servirá de modelo para municípios do Acre

Secretário adjunto Emerson Leão e o engenheiro agrônomo Kemel no pátio da UTRE vistoriando o adubo orgânico em fase final.
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMEIA), através do Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) do município de Rio Branco, capital do Acre, está prestes a transformar as rotatórias e praças do Município, em verdadeiros canteiros cheios de cores.
Para entender, o setor de tratamento de resíduos localizado na BR 364, onde está localizado o aterro sanitário – mais conhecido por ‘lixão’, vem realizando um trabalho de excelência que já deveria estar funcionando desde o ano de 2009, está de ‘cara’ nova.
Todos os resíduos que são coletados na cidade, além do que é feito pelo Corpo de Bombeiros e empresa de energia – Energisa, que é a poda de árvores e cortes de galhos, é levado para o Centro de beneficiamento na BR 364, localizado a 30km da cidade.

UTRE recebe cerca de 250 toneladas por dia e parte do lixo é transformado em adubo.
Todo esse trabalho é gerenciado pelo Secretário Adjunto do Meio Ambiente de Rio Branco, Emerson Leão, que tem como coordenador, o Secretário Municipal do Meio Ambiente – Semeia, Carlos Nasserala.
Trabalhando em conjunto com uma empresa, Rio Branco está prestes a receber a quarta célula no Aterro Sanitário, sendo o único em todo o estado a realizar a compostagem de tudo que é coletado, transformando boa parte em adubo orgânico que está sendo para o Horto Florestal, no viveiro onde está sendo criado milhares de mudas de vários tipos de plantas.

Secretário Adjunto do Meio Ambiente Emerson Leão no Horto Florestal, onde estão sendo preparado as mudas que serão distribuídas pela cidade.
Quase 100% dessas mudas estão sendo preparadas para ornamentar mais de 60 rotatórias, além das praças dos bairros e centro da Capital. “Isso é mais um grande trabalho administrado pelo prefeito Tião Bocalom. Nossa Rio Branco está sendo preparada para ser uma cidade bonita e com qualidade de vida para os munícipes”, destacou Emerson Leão.
Rio Branco é o único município do Acre que está dentro das normas exigidas em relação ao tratamento em aterros sanitários, e que levará esse conhecimento aos demais municípios do interior, através das regionais, que irão trabalhar em uma espécie de consórcio, na criação e manutenção dos aterros adequadamente.

Quarta célula está sendo preparada para receber mais um aterro sanitário dentro das normas exigidas.
Segundo o engenheiro agrônomo Kemel, que está na coordenação do tratamento de resíduos sólidos na UTRE, onde estão trabalhando na compostagem dos orgânicos (poda de árvores, restos de alimentos, capina e outros alimentos impróprios para o consumo), realizando a mistura, trituração e montagem de aleiras preparadas por 90 dias, resultando no final, em um adubo de alta qualidade para o preparado das mudas no Horto Florestal.
“Além dele (adubo) enriquecer o solo no ponto físico, temos a economia que a Prefeitura faz na aquisição de adubo, uma fez que estamos retornando para a terra, tudo aquilo que já transformou em alimentos”, destacou o agrônomo.

Engenheiro agrônomo Kemel destaca a importância do trabalho que está trazendo economia para o Município.
Outro ponto que chama atenção, é o local que estará sendo preparado para que sirva a sua devida finalidade. A Unidade de Tratamento tem espaço para receber estudiosos em um auditório e sala para alunos das escolas públicas, particulares, além de universitários que estão sendo preparados para o futuro.
“Em poucos dias, alunos poderão ver de perto com é realizado um trabalho que já deveria estar em prática desde 2009. Temos espaço para receber alunos e profissionais da área, uma vez que esse assunto é importante para o conhecimento de todos”, disse o secretário adjunto Emerson Leão.
No tocante ao aterro sanitário, prefeitos e secretários de quase todo o estado estarão conhecendo os trabalhos que estão sendo realizado pela Prefeitura de Rio Branco. Diariamente, a UTRE recebe cerca de 250 toneladas de resíduos para serem beneficiados dentro da legislação ambiental.

Adubo orgânico preparado no UTRE ajuda na produção de plantas no Horto Florestal.
Como resultado final, são processadas cerca de 12 toneladas de adubo orgânico criado a partir do lixo, após a coleta de alimentos descartados de mercados, residências, restaurantes, entre outros, misturados aos restos de plantas cedidas através dos bombeiros e empresa de energia.
Para ajudar em todo esse trabalho, o prefeito Tião Bocalom adquiriu com recursos próprio, uma máquina de triturar os galhos podados pela cidade e retornam em forma de adubo para a cidade. “Além das praças e rotatórias, escolas receberão o adubo para criação de hortas. Daqui sai todo o material necessário que as plantas, verduras e frutas precisam. Todo esse trabalho será apresentado pelo nosso prefeito junto com sua equipe, aos gestores de outros municípios”, finalizou.
- Engenheiro agrônomo Kemel destaca a importância do trabalho que está trazendo economia para o Município.
- Adubo orgânico preparado no UTRE ajuda na produção de plantas no Horto Florestal.
- Secretário adjunto Emerson Leão e o engenheiro agrônomo Kemel no pátio da UTRE.
- Secretário Adjunto do Meio Ambiente Emerson Leão no Horto Florestal, onde estão sendo preparado as mudas que serão distribuídas pela cidade.
- Quarta célula está sendo preparada para receber mais um aterro sanitário dentro das normas exigidas.
- UTRE recebe cerca de 250 toneladas por dia e parte do lixo é beneficiado para ser transformado em adubo.
Comentários
Extra
Vídeos: Homem sofre tentativa de homicídio a tiros dentro de casa em Epitaciolândia
Willian Santos Silva, de 40 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio a tiros dentro da própria residência na madrugada desta segunda-feira (14), no bairro José Hassem, em Epitaciolândia, interior do Acre. Ele foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deverá passar por cirurgia para a retirada de um projétil alojado na região pélvica.
De acordo com informações preliminares, Willian dormia em casa, localizada nas proximidades de uma quadra sintética, quando foi surpreendido por diversos disparos de arma de fogo. O autor, ainda não identificado, teria invadido o terreno pelos fundos, aproveitando uma cerca danificada, e efetuado os disparos por meio do basculante do banheiro.
A vítima foi atingida no braço e na região dos glúteos. Após os tiros, o suspeito fugiu do local, tomando rumo ignorado. Um vizinho prestou os primeiros socorros e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que encaminhou Willian ao Hospital Regional Raimundo Chaar, em Brasileia, antes da transferência à capital.
Equipes das forças policiais estiveram na residência para iniciar as investigações. A principal linha de apuração aponta para um possível acerto de contas envolvendo um desafeto da vítima, que agora está sendo procurado pelas autoridades.
O estado de saúde de Willian é considerado estável, e um boletim médico deve ser divulgado após a realização da cirurgia. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Comentários
Extra
Prefeitura de Assis Brasil lança oficialmente o Carnavassis 2025
Na manhã desta segunda-feira, 14, o prefeito Jerry Correia reuniu autoridades e representantes de diversos setores para o lançamento oficial do Carnavassis 2025. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e marcou o início dos preparativos para a edição deste ano, que promete ser ainda mais organizada, segura e participativa.
Estiveram presentes na reunião o comandante da Polícia Militar de Assis Brasil, Carlos César; o delegado da Polícia Civil, Luccas Vianna; o tenente Gledison, representante do Corpo de Bombeiros do Alto Acre; Edson Araújo, representando o DETRAN regional do Alto Acre; e Hellen Kelma, representante regional do Sebrae. Também participaram vereadores e representantes do setor de bebidas e alimentação, parceiros essenciais para a realização do evento.
Durante o encontro, foram discutidas medidas de segurança, mobilidade, apoio aos empreendedores locais e a programação que será divulgada em breve. O prefeito destacou a importância do planejamento conjunto com todas as instituições envolvidas para garantir um carnaval alegre, seguro e que valorize a cultura local.
“O Carnavassis já é uma tradição esperada pela nossa população e pelos visitantes. Com o apoio de todas as forças de segurança, instituições parceiras e empreendedores locais, vamos realizar uma festa bonita, organizada e com muita responsabilidade”, afirmou o prefeito Jerry Correia.
A edição de 2025 terá novidades na estrutura, atrações musicais regionais e incentivo à economia local, movimentando o comércio e gerando oportunidades. A expectativa é reunir centenas de pessoas durante os dias de folia, com programação para todas as idades.
Nas próximas semanas, a Prefeitura divulgará mais detalhes da programação oficial.
Comentários
Extra
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL
Governo do Estado do Acre
Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC
REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL
A Prefeitura de Brasiléia, torna público que requereu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença Ambiental Única – LAU, para as atividades de Construção da Creche Pimpolho, localizada no Ramal do Nazaré, no Município de Brasiléia – Acre.
Brasiléia – Acre, 09 de Abril de 2025
Adanilza Goreth da Silva Bibiano
Secretária Municipal de Planejamento de Brasiléia – Acre.
Você precisa fazer login para comentar.