fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Basa oferece renegociação de dívidas para operações junto ao fundo de financiamento do Norte

Publicado

em

O Banco da Amazônia (Basa) oferece mais uma oportunidade para clientes que desejam renegociar as dívidas. Desta vez, a iniciativa beneficia aqueles que contrataram operações junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), realizadas há no mínimo 7 anos, vencidas até junho de 2021.

O gerente executivo de Acompanhamento de Crédito do Basa, Manoel Piedade, explica que a adesão pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas. Segundo ele, os clientes que tiverem os contratos junto ao FNO enquadrados na lei devem formalizar o pedido por escrito e entregar na Agência de Relacionamento onde  o contrato foi celebrado.

“É importante destacar que não são todas as operações. São apenas para operações celebradas há mais de 7 anos, a contar do pedido de adesão do cliente. Então, se o cliente contratou uma operação de 2015 para trás, ele está apto a fazer o pedido, desde que tenha feito com recursos do FNO. O principal objetivo é permitir que o cliente inadimplente possa regularizar sua dívida e voltar a ter acesso ao sistema financeiro de crédito para tocar suas atividades”, destaca.

Essa renegociação tem como base a Lei 14.166/2021, bem como o Decreto 11.064/2022. Clientes de todos os municípios da região Norte podem aderir à medida, com a possibilidade de pagar ou de renegociar o débito. Para quem deseja liquidar a dívida, o Basa dará um desconto que pode chegar a 80%. Já para aqueles que pretendem renegociar, o desconto pode chegar a 40%.

 Procedimentos a serem adotados

  • Verificar se a operação de FNO se enquadra na Lei 14.166;
  • Ir ou contactar a Agência de Relacionamento que terá a lista de operações enquadráveis;
  • A Agência realizará a simulação e entregará ao devedor;
  • A simulação trará os valores para pagamento ou reparcelamento das operações;
  • O devedor fará o pagamento do valor ou assinará um termo aditivo de reparcelamento na forma da lei 14.166;
  • Em caso de operações ajuizadas, o devedor deverá pagar os honorários e comunicar formalmente ao juízo ao pleito de baixa da ação, bem como desistência de embargos e outras ações relacionadas às operações a serem renegociadas;
  •    Os pedidos também poderão ser realizados pelo e-mail: [email protected].

No caso da renegociação, é importante que o interessado providencie toda a documentação para atualização do cadastro, pois, se optar pela renegociação, ainda continuará com o débito. A Lei também exige que, no caso da renegociação, o cliente mantenha todas as garantias originais, estabelecidas no início do contrato.

De acordo com o Decreto 11.064/2022, há uma renegociação extraordinária, temporária. Nesse caso, o prazo de adesão termina em 30 de dezembro de 2022. A partir de 2023, a renegociação fica permanente, já que vai compor os termos da Lei que trata do FNO. Com isso, a partir do próximo ano, não haverá um prazo legal para adesão. No entanto, as condições de renegociação vão observar um critério diferenciado, que passa pela classificação das dívidas.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia assegura retorno de famílias desabrigadas após cheia do Igarapé Encrenca

Publicado

em

Defesa Civil e secretarias municipais prestaram apoio com alimentação, kits de limpeza e assistência às 48 pessoas afetadas pela enchente na última terça-feira (04).

A Prefeitura de Epitaciolândia garantiu o retorno das famílias desabrigadas pela cheia repentina do Igarapé Encrenca, ocorrida na última terça-feira (04). O trabalho conjunto da Defesa Civil com secretarias municipais, como Obras, Meio Ambiente e Assistência Social, foi fundamental para assegurar o apoio necessário aos atingidos.

De acordo com informações oficiais, mais de 8 famílias foram acolhidas em abrigos, enquanto outras se abrigaram em casas de parentes. No total, 48 pessoas foram diretamente afetadas pela enchente. A administração municipal prestou assistência integral, incluindo a distribuição de alimentação, kits de limpeza e outras ações emergenciais para amenizar os impactos do desastre.

A rápida mobilização das equipes municipais demonstra o compromisso da gestão em garantir a segurança e o bem-estar da população em situações de emergência. As famílias já retornaram às suas residências, e a Prefeitura continua monitorando a área para prevenir novos incidentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil realiza três prisões na manhã desta quarta-feira em cidade do interior do Acre

Publicado

em

Os casos envolvem crime contra o patrimônio, estupro e roubo à uma vereadora

Os três casos foram encerrados nesta manhã/Foto: Reprodução

Dois dos homens envolvidos são parentes, e tiveram um mandado de prisão expedido, com condenação definitiva. F.C.P., de 50 anos, tem pena de 28 anos de prisão, por se aproveitar da posição de padrasto para estuprar a enteada de 14 anos repetidas vezes.

O outro homem, que não pertence à família C.C.P.N. tem 33 anos e conta com longa ficha de crimes contra o patrimônio, resultando em dois anos e seis meses de reclusão.

Ainda na mesma manhã, M. T. C., 23 anos, foi preso por ter roubado uma vereadora da cidade no ano de 2024. O acusado teve a prisão preventiva decretada e deve ser encaminhado ao presídio Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Motociclista fica ferido após colisão com carro em Rio Branco

Publicado

em

Na noite desta quarta-feira (05), um acidente de trânsito deixou um motociclista ferido na Avenida Ceará, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.

A vítima, identificada como Talison Quadros de Oliveira, de 22 anos, conduzia uma motocicleta Honda Fan 160 preta no sentido Centro/Bairro, quando foi atingida por um veículo CrossFox vermelho. Segundo informações do próprio motociclista, o carro estava estacionado no mesmo sentido da via e, ao sair, fez uma conversão à esquerda, colidindo com a moto. Com o impacto, Talison foi arremessado ao solo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após os primeiros socorros, o motociclista foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, Talison foi entregue ao setor de Ortopedia para maior avaliação com uma fratura no fêmur esquerdo e escoriações no cotovelo direito, mas seu estado de saúde é considerado estável.

O Policiamento do Batalhão de Trânsito (BPTRAN) esteve no local, isolou a área para os trabalhos de perícia.

Comentários

Continue lendo