Acre
Bandidos são presos após invadir casa e render família de advogado para roubar pick-up
Alexandre Lima
Momentos de terror… Essas são as palavras do advogado O.J.S.S. (39), juntamente com sua esposa, E.R.W.S. (39), juntamente com a filha de 10 anos, quando foram surpreendidos na noite deste domingo (10) por quatro bandidos que arrombaram a porta da casa e anunciaram um assalto.
Segundo o advogado, estava em casa no quarto quando foram surpreendidos pela invasão dos quatro bandidos. “Tentei manter a calma para que nada de mal acontecesse a mim e minha família, já que estavam armados e nervosos”, contou.
Os bandidos estava portando uma escopeta calibre 20 e um revolver 32, ambos municiados. Fizeram abrir um lugar onde estava guardado uma pequena quantia de dinheiro e algumas joias da família do advogado.
Conta que, mesmo com os pertences, agiam de forma nervosa e resolveram trancar a esposa e filha num dos quartos e o advogado em um dos banheiros. O foco principal, seria a caminhonete modelo Toyota, placas NAA 1121, e saíram após pegar as chaves.
O Advogado conseguiu se soltar e procurou ajuda com um vizinho, que alertou as autoridades. Rapidamente, com apoio dos sistema de vigilância implantado na fronteira, conseguiram localizar a camionete indo rumo à cidade vizinha de Epitaciolândia e montaram um cerco.
Toda ação dos policiais foi registrada no momento da abordagem. Os bandidos não reagiram e se entregaram aos policiais e foram algemados no meio da rua e levados para o quartel do 10º Comando da PM do Alto Acre, para dar início aos primeiros procedimentos.
Segundo o comandante do 10º Comando da PM no Alto Acre, já vinham monitorando alguns meliantes e possível quadrilha que estariam envolvidos em roubos de caminhonetes na fronteira. Os bandidos foram identificados posteriormente na delegacia de Epitaciolândia como: Maycon da Silva Almeida, Genilson Menezs, Lucas Gonçalves Soares e Diego Ferreira de Souza.
Foram localizados os pertences, as armas e as marcaras usadas pelo bandidos, além do veículo, que supostamente seria levada para o lado boliviano para ser trocada por drogas, ou vendida por preços muito abaixo do valor. Na terceira hipótese, entregue ao possível receptador que teria ‘encomendado’.
Dois dos bandidos seriam do bairro Vila Acre, localizado na Capital. Outros dois são da cidade de Brasiléia e ambos já teriam passagens pela Justiça acreana por diversos delitos, para em seguida serem conduzidos à delegacia de Epitaciolândia, onde seriam ouvidos pelo delegado Mardilson Vitorino.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale
























Você precisa fazer login para comentar.