Extra
Aumento alarmante de casos da Dengue deixa autoridades sanitárias de Brasileia em alerta
Por Eldson Júnior - para o oaltoacre.com
Com a chegada do inverno amazônico e o aumento das chuvas em toda região, é comum o acúmulo de água em ruas, terrenos e outras localidades. Com isso, além de trazer transtornos aos moradores, atrai mais ainda “inquilinos” indesejados.
É o caso do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, que vem causando transtornos em toda América Latina e em Brasileia não é diferente. Município localizado a 240 quilômetros de distância da capital, Rio Branco, os moradores vêm sofrendo com a dengue e superlotando as unidades de saúde, já que, ainda estamos vivenciando um outro grave problema, a pandemia do novo coronavírus.
Com as atenções voltadas para o Covid-19 e o descuido por parte de alguns cidadãos, os casos de dengue vêm aumentando significativamente na cidade fronteiriça. Com sintomas idênticos: febre alta, fortes dores de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza e prostração. As autoridades sanitárias de Brasileia estão em alerta devido a0o alto índice de casos registrados na cidade.
Em entrevista com o Gerente de Endemias, Assis Lopes, o gestor destacou a preocupação do poder público.
“A preocupação do poder público com esse aumento de casos de dengue no município tem se dado devido ao início das chuvas. O poder público municipal tem tomado todas as providências cabíveis para o levantamento de índices e identificação de criadouros, assim como a eliminação dos mesmos”, destaca Assis.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, além da falta de cuidados por parte da maioria dos cidadãos, há agravantes por parte de pessoas que se automedicam para prevenir outras viroses como o resfriado, gripe e a Covid-19, e acabam causando efeito reverso para dengue, agravando mais ainda em alguns casos.
No último levantamento feito pelos órgãos sanitários do Estado divulgado nesta terça-feira, 29, Brasileia é o único município do Alto Acre que registrou apenas casos da dengue. Em outras cidades foram registrados casos de Zika Vírus, Chikungunya, com aumento gradativo da dengue hemorrágica no estado.
Aumento alarmante
Em contato com a Gerência do Hospital Regional de Brasileia, foi informado que houve um aumento expressivo de casos de dengue nos últimos três meses, sendo que 70% das internações no hospital somente no mês de dezembro tiveram diagnósticos de dengue.
Segundo o relatório do último mês do ano, foram mais de 300 notificações de dengue registradas no Hospital Regional de Brasileia.
A Gerente de Assistência do Hospital Regional, Joelma Pontes, afirmou que “diante do cenário do pico de dengue e da pandemia da Covid-19, o hospital vem sofrendo com a sobrecarga de serviços dos servidores, pois muitos encontram-se afastados com respaldo do Decreto Estadual, e também, ainda outros contaminados com a Covid-19. Isso causa a sobrecarga de trabalho dos profissionais que estão trabalhando em quantidade reduzida, e também, a alteração no uso de medicamentos e insumos, a qual foge do controle de estoque da nossa farmácia hospitalar”, disse a gestora.
A agravante da doença “Dengue Hemorrágica” vem preocupando os populares já que é mais forte e pode levar à morte. Houve casos no município de pacientes que tiveram que ser transferidos de helicóptero para a capital em estado delicado.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRENCIA N.º 002/2025.
DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 16/12/2025 à 02/01/2026.
TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço Global.
DATA DA ABERTURA: 05 de janeiro de 2026.
HORARIO: 09h00min (nove horas).
LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.
OBJETO: Contratação de Serviços de Engenharia, para realização da reforma da UBS JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO, conforme contrato de repasse n° 19023.2490001/23-011, para atender as necessidades do Município de Epitaciolândia/AC.
01 – As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Secretaria da Comissão de Contratação, no endereço acima.
02 – A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de o todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.
Epitaciolândia – Acre, 16 de dezembro de 2026.
Agleison Rodrigues dos Santos
Agente de Contratação
Decreto n° 072/2025
Comentários
Extra
Idoso morre em colisão frontal entre motocicletas no Ramal do Polo, em Brasiléia
Acidente ocorreu na manhã desta terça-feira; mulher e filha adolescente ficaram feridas e foram socorridas
Um grave acidente envolvendo duas motocicletas resultou na morte de um idoso de 76 anos na manhã desta terça-feira (16), no Ramal do Polo, com acesso no km 5 da BR-317 – Estrada do Pacífico, no município de Brasiléia, interior do Acre. A vítima foi identificada como Felipe Berkembrock, natural de Santa Catarina, mas morador do Acre há várias décadas.
De acordo com as primeiras informações, a colisão ocorreu por volta das 6h40 e envolveu outra motocicleta conduzida por Vanderleia Silva Rodrigues, de 30 anos, que transportava a filha adolescente, de 14 anos, na garupa. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades, já que, segundo relatos iniciais, as motos trafegavam praticamente em linha reta quando houve o choque frontal.
Com o impacto, Vanderleia ficou desacordada no local e foi amparada pela filha até a chegada do socorro. O estado de saúde da condutora ainda não havia sido divulgado até o fechamento desta matéria. Ela foi encaminhada ao Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, onde recebeu atendimento médico e passaria por uma série de exames. A adolescente também foi avaliada pela equipe de saúde.
Felipe Berkembrock, conhecido na comunidade como “Seu Felipe”, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. Equipes da Polícia Técnica foram acionadas e realizaram os procedimentos de praxe. O corpo foi encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar, onde será avaliada a necessidade de remoção para o Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, para exames forenses.
As autoridades seguem coletando informações no local para a elaboração do laudo técnico que deverá esclarecer a dinâmica e as causas do acidente.
Comentários
Extra
Brasileia perde 3 mandos de quadra e vai decidir título fora de casa
Por causa do comportamento da torcida no confronto contra o Fluminense da Bahia na última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, a equipe do Brasileia perdeu três mandos de jogos e será obrigada a decidir o Campeonato Estadual de Futsal da Série A contra o Quinari fora de casa.
“Recebemos a súmula dos árbitros e também tivemos as informações do delegado da partida. O jogo foi interrompido em vários momentos pelo comportamento da torcida, jogando latas dentro da quadra, e por isso resolvemos aplicar a punição. A federação vem trabalhando para melhorar o futsal acreano, mas os dirigentes precisam ter responsabilidade pelos jogos quando são os mandantes”, declarou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.
Documento encaminhado
O departamento técnico da Fafs encaminhou nesta segunda, 15, o documento para a diretoria do Brasileia. Os dirigentes irão fazer uma defesa com o objetivo de manter o segundo jogo das finais da Série A no Eduardo Lopes Pessoa.
Fafs ofereceu opções
A Fafs oferece como opções para o segundo jogo das finais as cidades de Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri. Uma definição a respeito do assunto deve ocorrer nesta terça, dia 16.













Você precisa fazer login para comentar.