Aconteceu no Centro Cultural Tião Dantas na cidade de Brasiléia nesta semana, uma audiência pública de suma importância, com a participação do prefeito Everaldo Gomes, vereadores, secretários, promotores e representantes de bairros e sociedades civil.
A pauta em questão, seria o Convênio de Cooperação com o Estado e o Município de Brasiléia, com a interveniência da Agência Reguladora do Estado do Acre, (AGEAC), que fiscaliza os serviços públicos de abastecimento de água e esgoto sanitário, entre outros.
Um dos pontos levantados na audiência, ficou direcionado para o Bairro Alberto Castro, localizado na parte da cidade de Brasiléia, e que vem passando por problemas em sua rede de esgoto e infraestrutura, no quesito drenagem da água pluvial.
Nos últimos dias, com a chegada do período da chuva, alguns dos moradores tiveram suas residências invadidas pela água da chuva, devido o entupimento da rede de drenagem, ocasionado pela enxurrada de lama e detritos do aterro do terreno existente acima.
Aterro esse criado na parte de trás da obra do novo hospital regional que está sendo construído pelo governo do Acre. A não criação de uma forma de parar a enxurrada em dias de chuva, ocasionou o entupimento das ‘bocas de lobo’ e a invasão de casas e terrenos no bairro.
O caso foi parar no Ministério Público, uma vez que cerca de 40 moradores tiveram suas casas invadidas pelas águas. A prefeitura por sua vez, questionou que seria impossível a desobstrução todos os dias em que ocorrer chuva, uma vez que não existe o impedimento acima.
Várias autoridades do Município, MP, Depasa, Ageac e moradores participaram da Audiência Pública.
Segundo o diretor-geral da Ageac, Vanderlei Valente, a responsabilidade do serviço de esgoto é da gestão atual, mas existem convênios do Estado com o Depasa nos Município com população abaixo de 50 mil habitantes, onde assumiram os trabalhos públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que precisam ser revistos.
O Município por sua vez, disse que não pode assumir a responsabilidade de quem fez o mal serviço, como o programa Ruas do Povo, mas tentará realizar trabalhos definitivos no período do verão, para que os moradores tenham suas casas de volta.
Um ponto levantado, foi a forma irregular em que os lotes foram vendidos sem que houvesse um estudo adequado no local. Córregos, brejos, açudes e áreas alagadas, foram invadidos de forma inadequada por ruas e bairros. Se junta aí, a não conscientização dos moradores em jogar lixo foram dos lixeiros e que entopem os bueiros.
Após a Audiência Püblica, o prefeito, representante do Depasa, Ageac e demais autoridades, foram até o Bairro para ver os problemas expostos.
O Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve na tarde desta terça-feira (3), no bairro Santo Afonso para acompanhar o avanço das obras do programa habitacional 1001 Dignidades, o maior projeto de moradia já realizado pela gestão municipal. As primeiras oito casas do programa foram montadas e estão em fase de acabamento.
No local, 53 radiers – fundações rasas em forma de laje de concreto armado que garantem a distribuição uniforme das cargas da construção – já foram concluídos. Esses radiers irão abrigar, ao todo, 83 unidades habitacionais. O projeto tem como objetivo oferecer moradia digna às famílias que vivem em áreas alagadiças e em situação de vulnerabilidade social.
“Estamos atendendo àquelas famílias que perderam suas casas durante as alagações. Vamos oferecer a elas um lar seguro, onde não precisarão mais temer as enchentes”, destacou Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Em seu pronunciamento, o Prefeito Tião Bocalom expressou sua satisfação com o avanço do projeto. “Estou feliz, porque já estamos vendo a transformação da dignidade dessas famílias em realidade. Já temos 200 kits de casas prontos na Serraria, que serão montados aqui. Através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, estamos atendendo àquelas famílias que perderam suas casas durante as alagações. Vamos oferecer a elas um lar seguro, onde não precisarão mais temer as enchentes”, destacou Bocalom.
Além das casas no Santo Afonso, o prefeito mencionou a construção de 250 unidades habitacionais de alvenaria no bairro Rosalinda, além da construção de mais de 440 apartamentos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Além das casas no bairro Santo Afonso, o prefeito mencionou a construção de 250 unidades habitacionais de alvenaria no bairro Rosalinda, além da construção de mais de 440 apartamentos. O projeto de habitação de Rio Branco soma mais de duas mil unidades que beneficiarão mais de duas mil famílias.
Cid Ferreira, secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, também comentou sobre o andamento do projeto, ressaltando as dificuldades impostas pelas condições climáticas e a distância dos centros de distribuição de insumos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Cid Ferreira, secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, também comentou sobre o andamento do projeto, ressaltando as dificuldades impostas pelas condições climáticas e a distância dos centros de distribuição de insumos.
“Mesmo com o inverno amazônico e os desafios de logística, seguimos trabalhando para transformar Rio Branco em uma cidade moderna e que atenda às necessidades da população. Este é um esforço contínuo para levar dignidade às famílias que moram em áreas de vulnerabilidade”, afirmou Ferreira.
“O poder público existe para enxergar e acolher as pessoas que mais precisam” destacou João Marcos Luz..(Foto: Marcos Araújo/Secom)
João Marcos Luz, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, ressaltou o impacto social do projeto. “O poder público existe para enxergar e acolher as pessoas que mais precisam. O 1001 Dignidades tem o objetivo de resolver a vida de muitas famílias que vivem em condições precárias, como nas áreas de desbarrancamento e deslizamento, como é o caso da Sapolândia e Hélio Melo. Além disso, já atendemos 330 pessoas em aluguel social. Estamos felizes com o avanço do programa e esperamos em breve ver essas famílias vivendo em suas casas novas”, concluiu Luz.
O programa 1001 Dignidades segue com seu cronograma de execução, trazendo mais qualidade de vida e segurança para as famílias de Rio Branco.
A prevenção começa com o acesso à informação, ao cuidado e às escolhas seguras. Instituída pela Lei nº 13.798/2019, a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência mobiliza ações em todo o país e, em Rio Branco, teve início nesta terça-feira (3), na Policlínica Barral y Barral, com a inserção do contraceptivo Implanon em mais de 200 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos.
As inserções ocorrem de forma contínua, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (Foto: Átilas Moura/Secom)
A iniciativa atende adolescentes já inseridas na fila de regulação da rede municipal, conforme a programação definida pela pasta. Vale ressaltar que, embora o mutirão seja focado no público jovem para acelerar a assistência em um curto período, as mulheres de 20 a 49 anos continuam sendo atendidas normalmente. As inserções ocorrem de forma contínua, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, enfatizou que a gestão tem trabalhado para fortalecer a rede e intensificar as intervenções, especialmente neste período que antecede o Carnaval.
“O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência”, destacou Rennan Biths. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“Como gestão, temos fortalecido de forma consistente a rede municipal para garantir orientação qualificada em saúde sexual e reprodutiva. O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência, mas sabemos que o cuidado precisa ser integral, considerando também o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis. Com a proximidade do Carnaval, período de maior exposição, intensificamos as ações educativas, especialmente junto aos adolescentes, reforçando a importância do uso do preservativo como medida fundamental de proteção”, destacou o gestor.
Durante o mutirão, as jovens realizam testagem rápida e teste de gravidez, antes da inserção, conforme explica Kathyelly Cordeiro, chefe da Divisão do Adolescente. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Durante o mutirão, as jovens realizam testagem rápida e teste de gravidez, antes da inserção, conforme explica Kathyelly Cordeiro, chefe da Divisão do Adolescente.
“A iniciativa contribui para a continuidade dos estudos e a construção de um futuro mais estável”, frisou Kathyelly. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“Elas passam a ter mais autonomia para planejar o próprio projeto de vida. A iniciativa contribui para a continuidade dos estudos e a construção de um futuro mais estável”, frisou Kathyelly.
Para a estudante Yasmin Vitória Azevedo, de 19 anos, o acesso ao método representa segurança para o seu projeto de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Para a estudante Yasmin Vitória Azevedo, de 19 anos, o acesso ao método representa segurança para o seu projeto de vida. “Agora estou mais tranquila e protegida. Vou conseguir fazer minha faculdade com tranquilidade, sabendo que o risco é mínimo, pois o método é 99% eficaz. Estou muito feliz e agradeço muito ao SUS por isso”, comemorou Yasmin.
Mãe de duas adolescentes, Almira Lopes, de 49 anos, acompanhou as filhas e celebrou o avanço. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Mãe de duas adolescentes, Almira Lopes, de 49 anos, acompanhou as filhas e celebrou o avanço. “Entendo que o Implanon vai além da prevenção da gravidez. Ele também contribui para a orientação sobre saúde sexual. Avaliei de forma muito positiva os testes rápidos, que minhas filhas fizeram pela primeira vez. Muitas meninas engravidam cedo e abandonam os estudos; essa ação ajuda a preservar a juventude e abrir melhores perspectivas”, concluiu.
A ação segue com mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e fortalecendo as estratégias de prevenção da gravidez na adolescência. (Foto: Átilas Moura/Secom)
A inserção do Implanon integra o programa Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, desenvolvido pela Sesacre. A ação segue com mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e fortalecendo as estratégias de prevenção da gravidez na adolescência.
Para Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, a parceria com o Estado permite um direcionamento estratégico.
Para Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, a parceria com o Estado permite um direcionamento estratégico. Na imagem ao lado direito. (Foto: Átilas Moura)
“Desde o ano passado, intensificamos a inserção desse método entre as mulheres e, em parceria com a Sesacre, direcionamos essa ação especialmente para as adolescentes, para garantir o acesso a métodos eficazes e possibilitar que planejem suas vidas nos próximos anos”, concluiu Sulamita.
O governador do Acre, Gladson Camelí, e a vice-governadora Mailza Assis participaram na manhã desta quarta-feira, 4, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026, realizada no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), em Rio Branco. A cerimônia marcou o início oficial das atividades do Poder Judiciário acreano neste ano.
Sessão solene reforçou o compromisso do TJAC em colocar o cidadão no centro das ações institucionais. Foto: Neto Lucena/Secom
Conduzido pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, o evento reuniu demais desembargadores, juízes e membros da comunidade jurídica, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Autoridades estaduais e imprensa local também acompanharam a solenidade.
Presença do governador e da vice-governadora reforça o compromisso do Estado com o TJAC. Foto: Neto Lucena/Secom
Durante a abertura, o TJ apresentou à sociedade os principais avanços alcançados ao longo de 2025, bem como as diretrizes e prioridades que irão nortear as ações da instituição em 2026. Entre os destaques estão iniciativas voltadas à modernização tecnológica, ao fortalecimento do atendimento em todas as comarcas e à ampliação do acesso à Justiça.
Em seu pronunciamento, o governador Gladson Camelí agradeceu a parceria institucional construída ao longo de seus mandatos e ressaltou ações conjuntas entre o governo do Estado e o Tribunal de Justiça, destacando o Projeto Cidadão, considerado a maior ação social do Acre, além da colaboração do Judiciário em programas de regularização fundiária e na entrega de títulos definitivos de propriedade.
“O meu compromisso sempre foi o de respeitar a independência dos poderes, ao mesmo tempo em que incentivo o trabalho harmônico entre Executivo, Legislativo e Judiciário, pois o objetivo maior é garantir cidadania e dignidade à população acreana”, afirmou.
Ao encerrar seu discurso, o governador do Acre desejou um ano de produtividade à Justiça acreana. Foto: Diego Gurgel/Secom
A vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da união e da colaboração entre os poderes constituídos. “O Judiciário é um poder de grande relevância e atua em parceria com o governo do Estado. Temos no Acre uma Justiça eficiente e transparente, e reforçamos a importância da atuação conjunta das instituições públicas em benefício dos cidadãos acreanos”, afirmou.
Como chefe do Executivo estadual, Camelí reforçou ainda que a atuação conjunta entre as instituições é fundamental para enfrentar os desafios sociais e promover políticas públicas mais eficazes. “Quando os poderes caminham em diálogo permanente e com respeito às atribuições constitucionais de cada um, quem ganha é a população, que passa a ter serviços mais eficientes, direitos assegurados e mais oportunidades de desenvolvimento”, ressaltou.
O desembargador Laudivon Nogueira afirmou que 2026 será um ano estratégico para o Judiciário acreano, representando não apenas o início de um novo ciclo, mas também a consolidação de um conjunto de conquistas planejadas pela instituição. O magistrado destacou os investimentos contínuos em tecnologia e na valorização das pessoas, com o objetivo de tornar o Tribunal cada vez mais eficiente e alinhado ao seu papel institucional.
Magistrado ressaltou que trabalho desenvolvido pelo TJAC é voltado ao interesse coletivo, com reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça em 2025. Foto: Diego Gurgel/Secom
Ao fim da cerimônia, o governador desejou que o Judiciário acreano continue cumprindo seu papel social, assegurando a preservação dos direitos constitucionais e contribuindo para um desenvolvimento econômico e social inclusivo no estado.
Você precisa fazer login para comentar.