Acre
Audiência Pública com Ageac debatem problemas de infraestrutura em Brasiléia
Da redação, com Marcus José e Marquinho Filho
Aconteceu no Centro Cultural Tião Dantas na cidade de Brasiléia nesta semana, uma audiência pública de suma importância, com a participação do prefeito Everaldo Gomes, vereadores, secretários, promotores e representantes de bairros e sociedades civil.
A pauta em questão, seria o Convênio de Cooperação com o Estado e o Município de Brasiléia, com a interveniência da Agência Reguladora do Estado do Acre, (AGEAC), que fiscaliza os serviços públicos de abastecimento de água e esgoto sanitário, entre outros.
Um dos pontos levantados na audiência, ficou direcionado para o Bairro Alberto Castro, localizado na parte da cidade de Brasiléia, e que vem passando por problemas em sua rede de esgoto e infraestrutura, no quesito drenagem da água pluvial.
Nos últimos dias, com a chegada do período da chuva, alguns dos moradores tiveram suas residências invadidas pela água da chuva, devido o entupimento da rede de drenagem, ocasionado pela enxurrada de lama e detritos do aterro do terreno existente acima.
Aterro esse criado na parte de trás da obra do novo hospital regional que está sendo construído pelo governo do Acre. A não criação de uma forma de parar a enxurrada em dias de chuva, ocasionou o entupimento das ‘bocas de lobo’ e a invasão de casas e terrenos no bairro.
O caso foi parar no Ministério Público, uma vez que cerca de 40 moradores tiveram suas casas invadidas pelas águas. A prefeitura por sua vez, questionou que seria impossível a desobstrução todos os dias em que ocorrer chuva, uma vez que não existe o impedimento acima.
Segundo o diretor-geral da Ageac, Vanderlei Valente, a responsabilidade do serviço de esgoto é da gestão atual, mas existem convênios do Estado com o Depasa nos Município com população abaixo de 50 mil habitantes, onde assumiram os trabalhos públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que precisam ser revistos.
O Município por sua vez, disse que não pode assumir a responsabilidade de quem fez o mal serviço, como o programa Ruas do Povo, mas tentará realizar trabalhos definitivos no período do verão, para que os moradores tenham suas casas de volta.
Um ponto levantado, foi a forma irregular em que os lotes foram vendidos sem que houvesse um estudo adequado no local. Córregos, brejos, açudes e áreas alagadas, foram invadidos de forma inadequada por ruas e bairros. Se junta aí, a não conscientização dos moradores em jogar lixo foram dos lixeiros e que entopem os bueiros.
Após a Audiência Püblica, o prefeito, representante do Depasa, Ageac e demais autoridades, foram até o Bairro para ver os problemas expostos.
Comentários
Acre
Governadora em exercício Mailza participa da posse da nova mesa diretora do Parlamento Amazônico
A solenidade de posse da nova mesa diretora do Parlamento Amazônico foi realizada nesta quarta feira, 25, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em Rio Branco. A governadora em exercício Mailza Assis esteve presente, prestigiando os novos empossados, com destaque para o novo presidente da entidade, deputado Afonso Fernandes.
O Parlamento Amazônico tem como objetivo fortalecer a agenda regional, promovendo a integração entre os estados e defendendo pautas comuns perante o governo federal, como infraestrutura, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável. A entidade é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

“Estamos assumindo a presidência de uma entidade política que é a segunda maior do Brasil, formada por deputados estaduais, federais e senadores. O nosso objetivo é unir forças em prol da resolução dos problemas não só do Acre, mas de outros estados da Amazônia. Assumo essa missão e vou dedicar todas as minhas forças e energias para promover melhorias para toda a população que integra o Parlamento. A primeira causa que iremos buscar solução, com os demais colegas, são as melhorias para a BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul”, enfatizou Afonso Fernandes.
Os eleitos estarão à frente do Parlamento Amazônico durante o biênio 2026-2027. A composição da entidade é estruturada por meio da mesa diretora, do conselho fiscal e de diversas secretarias temáticas, responsáveis por coordenar pautas regionais como meio ambiente, desenvolvimento econômico e infraestrutura, envolvendo os nove estados que compõem a Amazônia Legal.

“É uma grande satisfação estar aqui hoje, participando de uma cerimônia que reafirma a força do diálogo e da parceria entre os estados que compõem a Amazônia Legal. Ver o Acre ocupar esse espaço de liderança nos enche de orgulho e reforça a importância da participação ativa do nosso Estado na construção das pautas regionais”, afirmou Mailza Assis.
A gestora parabenizou todos os eleitos e reafirmou o compromisso do governo do Estado com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento das instituições e a união dos poderes em favor da população.
O ex-presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Laerte Gomes (PSD-RO), esteve presente para realizar a entrega do cargo ao deputado Afonso Fernandes. Parlamentares de outros estados brasileiros e representantes da Bolívia e do Peru também prestigiaram o ato da posse.

Trabalho em conjunto
Durante a solenidade, o Grupo Técnico Agenda Azul da Amazônia Legal (GTAA), que reúne técnicos e gestores de recursos hídricos dos nove estados da Amazônia Legal, firmou o Protocolo de Cooperação Institucional com o Parlamento Amazônico. O documento foi assinado pela gestora de políticas públicas e chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre e coordenadora-geral do GTAA, Maria Antônia Nobre, e pelo presidente do Parlamento Amazônico.
“O objetivo do acordo é fortalecer a governança hídrica na Amazônia, que exige integração entre conhecimento técnico e decisão política. O protocolo cria um canal permanente de diálogo com o Parlamento Amazônico, ampliando o apoio do Poder Legislativo às iniciativas de conservação dos recursos hídricos e à consolidação de uma política regional mais harmonizada e estratégica”, explicou Maria Antônia.
The post Governadora em exercício Mailza participa da posse da nova mesa diretora do Parlamento Amazônico appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Prefeito Jerry Correia entrega novos equipamentos de proteção aos garis de Assis Brasil
A Prefeitura de Assis Brasil realizou a entrega de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos garis do município, reforçando o compromisso da gestão com a valorização dos servidores e a melhoria das condições de trabalho.
Foram entregues blusas, calças, botas, máscaras e luvas, garantindo mais segurança, proteção e conforto aos profissionais que atuam diariamente na limpeza urbana, contribuindo para manter a cidade organizada e saudável para toda a população.
A entrega foi conduzida pelo prefeito Jerry Correia e contou com a presença do secretário municipal de Obras, Odacir; da secretária de Administração, Pamela; do vice-prefeito Reginaldo Martins; e do presidente da Câmara Municipal, vereador Wendell Marques. A participação das autoridades reforça a união entre os poderes em prol do fortalecimento dos serviços públicos.
Durante o momento, o prefeito destacou a importância de investir na segurança e no reconhecimento dos trabalhadores. “Nossos garis desempenham um papel fundamental para o bem-estar da população. Garantir equipamentos adequados é uma forma de valorizar esses profissionais e oferecer mais dignidade no exercício de suas funções”, afirmou.
A ação integra o conjunto de iniciativas da Prefeitura de Assis Brasil voltadas à valorização dos servidores e ao aprimoramento dos serviços prestados à comunidade.
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia climatiza escola rural Valdomiro Barroso para mais de 150 alunos
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, está realizando a climatização da escola Valdomiro Ferreira Barroso, localizada no km 19 da BR-317, mais 13 km de ramal. A ação está sendo executada com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Tadeu Hassem.
Construída em 2016, a unidade de ensino atende atualmente cerca de 160 alunos de diversas comunidades rurais e está recebendo, pela primeira vez, a climatização das salas de aula e também dos setores administrativos.Ao todo, são 13 salas que estão recebendo climatizadores.
Além da escola Valdomiro Ferreira Barroso, a Prefeitura de Brasiléia também realizou a substituição da climatização na escola Francisco Germano, localizada no km 68. Os aparelhos de ar-condicionado, que eram de 12.000 BTUs, foram substituídos por equipamentos mais potentes, de 30.000 BTUs, garantindo mais eficiência no resfriamento dos ambientes escolares.
Vale ressaltar que, desde o ano passado, as escolas Nucleada Consi Alves, no km 26, e Francisco Germano já contam com ambientes climatizados, reforçando o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade do ensino na zona rural.
O gestor da escola, Cleito, destacou a importância da climatização para a comunidade escolar. “A climatização é a realização de um sonho e agora vai proporcionar um ambiente mais acolhedor para os alunos, que já vêm de áreas de difícil acesso e chegam à escola tendo uma sala de aula mais confortável para aprender”, afirmou.

































Você precisa fazer login para comentar.