fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Atlético-MG é o primeiro finalista da Libertadores após empatar com River

Publicado

em

Empate por 0 a 0 no Monumental garantiu vaga do time mineiro para a grande final

Deyverson e Arana comemoram a classificação para a final da Libertadores. Foto: Juan Mabromata/AFP

Escrito por Maria Gabriela Meireles/Lance!

O Atlético-MG é o primeiro finalista da Conmebol Libertadores 2024. Nesta terça-feira (29), o time mineiro não se abateu com o clima hostil proporcionado pelos 80 mil torcedores argentinos no Monumental de Nuñez, empatou por 0 a 0 com o River Plate e carimbou a passagem para a grande final do torneio continental.

Agora, o Galo aguarda o classificado do confronto entre Peñarol e Botafogo, nesta quarta-feira (30), para descobrir o adversário da grande final. No jogo de ida, o time carioca abriu a vantagem de 5 a 0 no Nilton Santos e decide no Estádio Centenário, em Montevidéu, às 21h30 (de Brasília).

A grande decisão da Libertadores será no dia 30 de novembro, também no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Primeiro tempo

No primeiro tempo do confronto, o River começou pressionando desde os segundos iniciais, buscando o ataque pelo lado direito com Bustos e Simón. O Atlético respondeu com organização defensiva sem mudar o sistema de Gabriel Milito, mas alterando o posicionamento de Arana, que passou a jogar mais próximo à linha de três zagueiros, reforçando a marcação e ajudando a conter o avanço dos argentinos.

A primeira tentativa de finalização veio com Gustavo Scarpa, que arriscou de fora da área aos três minutos, mas chutou rasteiro e sem grande perigo para Armani.

O River tentou abrir o placar explorando jogadas aéreas, criando sua primeira chegada perigosa aos seis minutos, quando Colidio cabeceou e Solari completou para fora.

Nos 15 minutos iniciais, o time da casa insistiu em bolas paradas e cruzamentos para superar a defesa atleticana. Battaglia, pelo alto, afastou as bolas levantadas da área, enquanto Fausto Vera e Lyanco foram pontuais nos cortes e desarmes. O camisa 2, inclusive, foi advertido com cartão amarelo pelas entradas duras e, por vezes, atrasadas.

Atlético-MG encara o River Plate, no Monumental de Nuñez, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores. Fotos: Pedro Souza / Atlético

O goleiro Everson chamou atenção ao reclamar com o árbitro de um laser apontado para seus olhos, o que lhe rendeu um cartão amarelo por entendimento do Wilmar Roldán do arqueiro tentar retardar a partida.

O Galo começou a ajustar sua marcação ao longo do jogo, com Paulinho se sacrificando um pouco mais e Arana de olho em Solari. O time argentino continou buscanto alternativas com Pezella – arriscando de fora da área – Colidios e Borja, mas sem efetividade, mira e qualidade suficiente para abrir o marcador.

Apesar da pressão dos argentinos, o Galo conseguiu neutralizar as principais ações do River, apostando em algumas tramas de Hulk, Scarpa, Paulinho e Deyverson, embora sem efetividade.

Segunda etapa

No segundo tempo, o goleiro Everson foi o grande nome da partida, impedindo que o River ensaiasse uma reação. O Galo seguiu explorando os contra-ataques e teve uma boa oportunidade no minuto inicial com Paulinho, mas sem sucesso.

Poucos segundos depois, o camisa 10 puxou a jogada, cruzou rasteiro e Scarpa aproveitou a sobra, chutando colocado na entrada da área. A bola explodiu no travessão e Deyverson finalizou no rebote, obrigando Armani a fazer uma grande defesa.

No intervalo, Milito tirou Lyanco e colocou Saravia, reforçando a linha de três zagueiros, e substituiu Deyverson por Rubens, congestionando o meio e dando mais liberdade para Paulinho.

Aos seis minutos, Hulk lançou Paulinho em contra-ataque, que finalizou com perigo, mas a bola passou próxima ao gol de Armani.

O River ensaiou uma blitz ofensiva, e Echeverri, aos 15, protagonizou uma das chances mais perigosas do segundo tempo, mas a estrela de Everson estava predestinada a brilhar, defendendo a finalização à queima-roupa.

Hulk, do Atlético-MG, em ação contra o River Plate no jogo de volta da semifinal da Libertadores. Foto: Pedro Souza/Atlético

Aos 19, em uma disputa aérea, Everson saiu do gol e deixou a meta desprotegida, mas Alonso salvou o Galo ao bloquear mais uma tentativa de Echeverri. Até os 20 minutos, Everson se consolidava como o destaque da partida, mantendo o placar zerado e garantindo a classificação do time mineiro.

Aos 28, Hulk lançou Rubens na área, que finalizou com força, mas Armani defendeu. O River, por sua vez, girava a posse de bola e seguia apostando em cruzamentos para tentar furar a defesa do alvinegro.

Aos 35, Pity Martínez cobrou uma falta e balançou as redes, mas o árbitro não havia autorizado a batida. Na nova cobrança, Martínez errou o alvo e mandou a bola para fora, mantendo o empate em 0 a 0.

Sem grandes chances de perigo até os 48 da etapa final, o Atlético superou o River Plate no Monumental de Nuñez e encaminhou a 2ª final do time mineiro na história do torneio continental.

RIVER PLATE x ATLÉTICO-MG
CONMEBOL LIBERTADORES – SEMIFINAL

Data e horário: terça-feira, 29 de outubro de 2024, às 21h30m (de Brasília)
Local: estádio Monumental de Núñez (Buenos Aires, Argentina)
Arbitragem: Wilmar Roldán (Colômbia), John León (Colômbia) e Richard Ortiz (Colômbia)
Gols: Nenhum.
Cartões amarelos: 1° T: 23′ Lyanco (Atlético); 27′ Everson (Atlético).
Cartão vermelho: Nenhum.

ESCALAÇÕES

Atlético-MG (Técnico: Gabriel Milito)
Everson; Lyanco, Alonso, Battaglia e Guilherme Arana; Fausto Vera, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Paulinho, Hulk e Deyverson.

Substituições: Sai Lyanco e entra Saravia (intervalo); 1T: 17′ Sai Deyverson e entra Rubens; 27′ Sai Paulinho e entra Otávio; 39′ Sai Guilherme Arana e entra Eduardo Vargas.

River Plate (Técnico: Marcelo Gallardo)
Armani; Fabrício Bustos, Germán Pezzella, Paulo Díaz, Marcos Acuña; Matías Kranevitter, Santiago Simón, Maximiliano Meza, Pablo Solari, Facundo Colidio e Miguel Borja.

Substituições: 2°T: 11′ Sai Santiago Simón e entra Echeverri; 12′ Sai Solari e entra Mastantuono; 12′ Sai Kranevitter e entra Villagra; 18′ Sai Borja e entra Bareiro; 19′ Sai Colidio e entra Pity Martínez.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bióloga morre após ser atingida por linha com cerol no bairro João Alves, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Vítima teve o pescoço cortado ao descer ladeira de bicicleta; caso reacende alerta sobre perigo do cerol

A vítima, que ainda não teve a identidade oficialmente confirmada, foi atingida no pescoço pela linha cortante e morreu ainda no local. Foto: captada 

Na tarde deste sábado (19), uma mulher, identificada como Jéssica Santos, perdeu a vida de forma trágica no bairro João Alves, em Cruzeiro do Sul. Jéssica, bióloga e esposa de um policial militar, foi atingida no pescoço por uma linha com cerol enquanto descia uma ladeira da região.

Testemunhas relataram que a mulher sangrou muito e morreu no local antes da chegada do SAMU. A Polícia Militar isolou a área e acionou o IML para remoção do corpo e investigação.

O caso reacende o debate sobre os riscos do cerol, mistura cortante proibida por lei, mas ainda usada por pipeteiros. Com a chegada de temporadas mais ventosas, acidentes como este se tornam frequentes, colocando em risco principalmente motociclistas e ciclistas.

O impacto foi fatal. Jéssica não resistiu ao ferimento e faleceu ainda no local, antes que pudesse receber atendimento. Foto: cedida 

Jéssica era uma profissional respeitada na área da biologia e muito querida por todos que a conheciam. Ela deixa um legado de dedicação à ciência e à família. O velório e o sepultamento devem ocorrer neste domingo (20), com detalhes ainda a serem divulgados pela família.

A Polícia Civil abrirá inquérito para investigar o caso e tentar identificar o responsável pela linha com cerol que provocou a tragédia. A expectativa da comunidade é de que o caso não fique impune e sirva como alerta para evitar que outras vidas sejam perdidas da mesma forma.

Cerol mata:
  • Material proibido no Acre (Lei 4.394, de 13 de agosto de 2024)

  • Corta como uma lâmina em alta velocidade

A mulher morreu após ser atingida por uma linha com cerol enquanto trafegava pela descida de uma ladeira no bairro João Alves. Foto: captada

O governo do Acre publicou em agosto do ano passado, 2024, no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei nº 4.394, de 13 de agosto de 2024, que estabelece critérios rigorosos para a prática recreativa de soltura de pipas e proíbe o uso de cerol e outros produtos cortantes no estado. A nova legislação visa à segurança pública e à proteção dos praticantes e da comunidade, ao regulamentar o uso de linhas cortantes e determinar penalidades para o descumprimento das normas.

De acordo com a lei, fica proibida a fabricação, posse, comercialização e uso de linhas cortantes, como o cerol e a chamada linha chilena, a não ser em casos específicos, para uso esportivo em áreas regulamentadas. Apenas praticantes devidamente cadastrados em associações esportivas e maiores de 16 anos poderão utilizar essas linhas, restritas a pipódromos e locais autorizados.

A legislação também prevê sanções para infratores, incluindo multas que variam de R$ 500 a R$ 30 mil, dependendo da gravidade e reincidência da infração. Na lei, os valores arrecadados com as multas deverão ser revertidos em programas de conscientização e segurança pública.

A medida substitui a Lei nº 4.180, de 2023, reforçando a necessidade de controle sobre a prática de soltar pipas com materiais perigosos e buscando fomentar a atividade de maneira segura no Acre. O projeto de lei que originou a Lei nº 4.394 é de autoria do deputado Fagner Calegário.

A vítima, que ainda não teve a identidade oficialmente confirmada, seguia no sentido ao Comercial Conquista quando foi atingida no pescoço pela linha cortante. Foto: captada

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Andirá decidem quem será o 2º semifinalista do Estadual

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Humaitá entra no confronto com total favoritismo

Humaitá e Andirá entram em campo neste sábado, 19, a partir das 18 horas, no Florestão, para decidir quem será o segundo semifinalista do Campeonato Estadual Sub-20. O Humaitá terminou a fase de classificação em 2º e o Andirá foi o 7º.

Força máxima

O Humaitá vai para o confronto com força máxima. Contudo, o técnico Kinho Brito não antecipou a escalação do Tourão para o duelo eliminatório.

“Temos um elenco com muita qualidade e tomamos todos os cuidados para a partida. É um jogo onde não podemos cometer erros”, comentou o treinador.

Apostar na marcação

O Andirá deve apostar na marcação forte para tentar surpreender o favorito Humaitá.

“Teremos uma atenção especial na marcação, mas não podemos deixar de jogar. É fundamental jogar com inteligência”, afirmou o técnico João Paulo Lourenço.

No apito

Divanilson Martins vai apitar Humaitá e Andirá. Os auxiliares serão Carlos Alberto e Ruan Santo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mailza Assis participa do lançamento oficial da 50ª Expoacre com promessa de “a maior edição de todos os tempos”

Publicado

em

Evento no Parque Wildy Viana terá 9 noites de shows, 500 expositores e expectativa de público recorde; governo projeta repetir sucesso da edição do Juruá

A expectativa do governo do Acre é de que a edição comemorativa aos 50 anos da feira, considerada a maior vitrine de agronegócios e cultura do estado. Foto: captada 

A vice-governadora Mailza Assis (PP) participou neste sábado (19) do lançamento oficial da 50ª Expoacre, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. A edição comemorativa de meio século promete ser a maior da história, com uma programação reforçada por shows nacionais e novidades para o público.

Ao lado do governador Gladson Cameli, Mailza destacou o papel da feira como impulsionadora da economia, cultura e inclusão social no Acre. “Estamos prontos para celebrar meio século com inovação e desenvolvimento. Que venha a melhor Expoacre de todos os tempos!”, declarou.

Mailza Assis aproveitou o momento para convidar toda a população para participar das atrações, principalmente dos shows nacionais, que devem garantir alimentos para população em vulnerabilidade social.

É  disse mais. “Vamos torcer para uma ExpoAcre segura e movimentada, levando a nossa cultura, a nossa produção… Toda a iniciativa privada estará presente nessa festa e também os órgãos de governo, apresentando seus serviços e seus trabalhos. Esperamos também grandes negócios, que é o objetivo da feira”, afirmou Assis.

A edição de 2025 terá nove noites de programação, mais de 500 expositores e a expectativa de um público recorde. O governo estadual espera repetir o êxito da recente edição no Vale do Juruá, considerada um marco na história do evento.

A ExpoAcre 2025 começa dia 26 de julho com a tradicional Cavalgada e finaliza em 3 de agosto, prometendo várias atrações e apresentações de artistas nacionais, como Gusttavo Lima, Fernanda Brum, Zezé Di Camargo, Jorge e Matheus, entre outros. Consolida-se como a principal vitrine do agronegócio e da cultura acreana, atraindo investidores e turistas de todo o país. A abertura oficial está marcada para julho de 2025.

Mailza convida população para a Expoacre 2025 e fala do sucesso da Feira: “É a nossa cultura”. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo