Esporte
Atlético-GO goleia o Brusque e avança para as oitavas de final da Copa do Brasil
Nesta quarta-feira, o Atlético-GO garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao golear o Brusque por 4 a 2 no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Com gols de Luiz Fernando, Shaylon, Rhaldney e Gabriel Baralhas, o Dragão confirmou sua superioridade, já demonstrada na vitória por 1 a 0 no jogo de ida. Matheus Cardoso marcou os dois gols do Brusque, que se despede da competição.
Primeiro Tempo
O Atlético-GO começou a partida com intensidade e abriu o placar logo aos 13 minutos. Luiz Fernando recebeu um passe de Guilherme Romão dentro da área e finalizou de perna direita, colocando os mandantes na frente.
Aos 30 minutos, Shaylon aproveitou um erro do goleiro Matheus e completou para o fundo das redes, ampliando a vantagem do Dragão. Pouco depois, aos 34 minutos, Rhaldney marcou o terceiro gol do Atlético-GO, cabeceando sem chances de defesa após um cruzamento preciso de Guilherme Romão.
O Brusque conseguiu diminuir a desvantagem aos 41 minutos, em um contra-ataque rápido. Wellissol entregou a bola para Matheus Cardoso, que finalizou de canhota no centro do gol, fazendo 3 a 1.
Segundo Tempo
Na segunda etapa, o Atlético-GO continuou dominando a partida e marcou o quarto gol aos 12 minutos. Gabriel Baralhas finalizou de esquerda e contou com um desvio que enganou o goleiro, aumentando ainda mais a vantagem dos mandantes.
O Brusque ainda conseguiu marcar mais um gol aos 43 minutos, novamente com Matheus Cardoso. Desta vez, o atacante cabeceou após um cruzamento de Diego Mathias, fechando o placar em 4 a 2.
Próximos Passos
Com a vitória, o Atlético-GO avança para as oitavas de final da Copa do Brasil e agora aguarda o sorteio da CBF para conhecer seu próximo adversário. A equipe volta aos gramados no próximo sábado, dia 1º, às 16h (de Brasília), quando enfrenta o Vitória pelo Campeonato Brasileiro, no Barradão.
Já o Brusque, que se despede da Copa do Brasil após passar pelo ABC na fase anterior, volta suas atenções para a Série B. O time catarinense enfrenta o Vila Nova neste domingo, às 17h (de Brasília), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.
A goleada sobre o Brusque reforça a boa fase do Atlético-GO, que tem mostrado um futebol ofensivo e eficiente. A torcida do Dragão, que compareceu em bom número ao Estádio Antônio Accioly, celebra a classificação e já começa a sonhar com novas conquistas na Copa do Brasil.
Fonte: Esportes
Comentários
Cotidiano
Epitaciolândia EC chega às finais do Estadual Sub-17 no masculino e feminino pelo segundo ano seguido
Clube garante presença dupla nas decisões após vitórias sobre Monte Negro e Porto Acre
O Epitaciolândia Esporte Clube segue fazendo história no futsal acreano. Pelo segundo ano consecutivo, o clube garantiu vaga nas finais do Campeonato Estadual Sub-17, tanto no masculino quanto no feminino.
No último sábado (16), no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, o time masculino venceu o Monte Negro por 5 a 2 e assegurou sua vaga na decisão, onde enfrentará o vencedor do duelo entre Porto Acre e PSC.
Já no feminino, a equipe conquistou a classificação ao derrotar o Porto Acre por 3 a 1 e agora terá pela frente o Villa da Capital na grande final.
Com os resultados, o Epitaciolândia EC alcança sua terceira final em competições estaduais de futsal neste ano e repete o feito de 2024, quando também disputou as duas decisões do Sub-17, masculino e feminino.
Comentários
Cotidiano
Brasil perde vegetação natural equivalente ao tamanho da Bolívia em 40 anos

Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do país • Getty Images
O Brasil perdeu 111,7 milhões de hectares, entre 1985 e 2024, o que corresponde a cerca de 2,9 milhões de hectares de áreas naturais por ano. Esse espaço é equivalente a 13% do território nacional, área é maior do que a Bolívia.
Os dados foram revelados pelo MapBiomas nesta quarta-feira (13).
A perda de áreas naturais, acontece durante a transformação dessas terras para o uso de terras pastagem e agricultura. A área ocupada com pastagem cresceu 62,7 milhões de hectares e a agricultura, 44 milhões de hectares.
Os municípios que têm a agropecuária como atividade que ocupa a maior parte de seu território subiu de 47% em 1985, com 420 municípios, para 59%, 1037 municípios em 2024.
Os estados com maior área de agricultura em relação ao tamanho do seu território são:
- Paraná 34%
- São Paulo 33%
- Rio Grande do Sul 30%
“Até 1985, ao longo de quase cinco séculos com diferentes ciclos da expansão da fronteira agrícola, o Brasil converteu 60% de toda área hoje ocupada pela agropecuária, mineração, cidades, infraestrutura e outras áreas antrópicas Já os 40% restantes dessa conversão ocorreram em apenas quatro décadas, de 1985 a 2024”, diz Tasso Azevedo Coordenador Geral do MapBiomas.
Perda de biomas
A Amazônia perdeu 52,1 milhões de hectares de áreas naturais nos últimos 40 anos. Foi o bioma mais afetado. No bioma, três em cada cinco hectares de agricultura surgiram nos últimos 20 anos.
O Cerrado perdeu 40,5 milhões de hectares de vegetação nativa entre 1985 e 2024. Na Caatinga, essa redução foi de 9,2 milhões de hectares. Já na Mata Atlântica, foram 4,4 milhões de hectares. No Pantanal ocorreu a perda de 1,7 milhão de hectares de áreas naturais.
O Pampa foi o bioma com a maior perda proporcional de vegetação nativa nos últimos 40 anos, com a perda de 3,8 milhões de hectares.
“O auge dessa transformação foi entre 1995 e 2004, quando o desmatamento atingiu os maiores picos. Mas entre 2005 e 2014, registrou-se a menor perda líquida de florestas desde 1985. Essa tendência se inverteu nessa última década, que foi marcada por degradação, impactos climáticos e avanço agrícola”, enfatiza Julia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas e pesquisadora do IPAM.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Villa e Real Sociedade disputam jogo de abertura do Estadual Feminino

Foto Glauber Lima: Estadual promete ser bastante equilibrado
Começa nesta quarta, 13, a partir das 19 horas, no ginásio do Sesc, o Campeonato Estadual Feminino de Futsal da 1ª Divisão. Villa e Real Sociedade disputam o primeiro jogo e na sequência o Calafate enfrenta o Borussia.
Turno único
As equipes jogam entre si em um turno único e as quatro primeiras classificadas avançam às semifinais. Seis times disputam o Estadual na temporada de 2025.
Atlético Xapuriense
O Atlético Xapuriense seria o 7º participante do Estadual, mas os dirigentes de Xapuri desistiram do torneio no feminino.
Você precisa fazer login para comentar.