Cotidiano
Athletico vence com autoridade e passa de fase em primeiro lugar do grupo na Libertadores

Vitor Bueno celebra gol do Athletico contra o Alianza Lima – (Photo by Heuler Andrey/Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo
Furacão bate o lanterna Alianza Lima por 3 a 0, na Ligga Arena; Vitor Roque marcou duas vezes
Na noite desta terça-feira (27), na Ligga Arena, o Athletico-PR manteve o bom momento na temporada e venceu o Alianza Lima pela última rodada da fase de grupos da Libertadores por 3 a 0. Os gols foram feitos por Vitor Bueno e, duas vezes, por Vitor Roque.
Com o resultado, enquanto o Furacão carimbou sua classificação em primeiro lugar no Grupo G, o clube peruano ficou na lanterna da chave, com quatro unidades, e não terá calendário continental no segundo semestre.
Quando chegou, guardou
Apesar do confronto ter começado em ritmo mais estudado, sem o volume de jogo habitualmente mais intenso aplicado pelo Athletico-PR, bastou uma elaboração mais detalhada na troca de passes ofensiva para Vitor Bueno abrir a contagem na capital paranaense.
Recebendo passe de Vitor Roque próximo à meia-lua, o camisa 8 bateu com muita categoria, mandando no extremo canto esquerdo de Angelo Campos que viu a bola bater em sua trave esquerda antes de balançar as redes.
Precisão em baixa
Se a eficiência marcou os primeiros minutos da partida, o mesmo não pode ser dito do restante da etapa inicial para ambos os lados.
O Alianza até conseguia ser mais insinuante quando conseguia armar lances pelas laterais para explorar a bola aérea, mas tinha dificuldade em finalizar.
Por sua vez, o Furacão pecou no aspecto da pontaria em, pelo menos, duas oportunidades onde Canobbio teve espaço e bateu cruzado pela linha de fundo além de Pedro Henrique, em cobrança de escanteio, testou perto do lado esquerdo da meta defendida por Campos.
Uma ele deixou passar
Autor de três gols nos últimos três jogos e artilheiro da temporada no Athletico, Vitor Roque teve um índice bem menor de oportunidades do que em outros compromissos na temporada.
Entretanto, no começo do segundo tempo, o camisa 9 recebeu excelente bola enfiada em jogada de contra-ataque onde, na hora de driblar Angelo Campos, o arqueiro do Alianza Lima tocou com a mão na bola e evitou o que seria o segundo tento dos anfitriões na partida.
Mas não duas!
Mais inteiro fisicamente e começando a se destacar no volume de jogo, o rubro-negro começou a acumular oportunidades mais claras de finalização e, em nova esticada, Vitor Roque não deixou uma nova chance escapar. Ganhando na velocidade da marcação, o atacante ficou frente a frente com Campos e tocou rasteiro, no lado esquerdo, fazendo 2 a 0 para os donos da casa.
Teve tempo para o doblete
Na reta final do compromisso, o ambiente demonstrava um Alianza Lima mais ‘entregue’ no confronto apesar das tentativas de reter a bola no plano ofensivo em busca de reação que não se consolidava. Por outro lado, mesmo sem acelerar tanto na armação de jogadas, o Athletico encontrou espaço para Khellven usar o lado direito ofensivo para cruzar rasteiro e Vitor Roque, antecipando a marcação, tocar pro fundo das redes adversárias. 3 a 0, placar final na Ligga Arena.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO PARANAENSE 3 x 0 ALIANZA LIMA
Local: Ligga Arena, Curitiba (PR)
Data e horário: 27 de junho de 2023, terça-feira, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego e Lubin Torrealba (ambos VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo (CAP); Míguez, Jesús Castillo (ALI)
Cartões vermelhos: /
Gols: Vitor Bueno, aos 7’/1°T (1-0), Vitor Roque, aos 17′ e aos 42’/2°T (2-0)
Athletico Paranaense: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno (Matheus Felipe, aos 35’/2°T) e Zé Ivaldo; Khellven, Erick, Fernandinho (Hugo Moura, aos 43’/2°T) e Christian; Vitor Bueno (Alex Santana, aos 16’/2°T), Canobbio (Terans, aos 16’/2°T) e Vitor Roque (Marcelo Cirino, aos 44’/2°T).
Técnico: Wesley Carvalho
Alianza Lima: Ángelo Campos; Vilchez, Míguez (Chávez, no intervalo), Santiago García e Lagos; Ballón, Jesús Castillo e Concha; Reyna (Zanelatto, aos 21’/2°T), Aldair Rodríguez (Cueva, aos 11’/2°T) e Barcos (Sabbag, aos 29’/2°T).
Técnico: Guillermo Salas
Comentários
Cotidiano
Nicolau Júnior visita a Arena da Floresta e quer apoiar o futebol

Foto PHD: Adem Araújo recebeu o presidente Nicolau Júnior na Arena
O presidente da Assembleia Legislativa (ALEAC), deputado Nicolau Júnior (PP), recebeu convite do presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), Adem Araújo, e acompanhou nesta terça, 4, a partida entre Humaitá e Vasco pela primeira fase do Campeonato Estadual Sub-20.
“Acho fundamental esse apoio ao futebol e vamos tentar ajudar da melhor maneira possível. A construção de parcerias para o futebol acreano é fundamental quer ampliar esse trabalho na sua gestão”, comentou Nicolau Júnior ao phdesporteclube.com.br
Arena do Juruá
Segundo Nicolau Júnior, o objetivo é realizar eventos na Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
“Temos uma bela Arena e ela precisa ser utilizada. A federação tem a intenção de levar o futebol para os municípios e vamos ajudar a fortalecer esse trabalho”, declarou o presidente da ALEAC.
Visita importante
O presidente da FFAC, Adem Araújo, classificou como muito importante a presença do deputado Nicolau Júnior na Arena da Floresta.
“Quando assumi a federação deixei muito claro a minha intenção de trabalhar por todos os clubes. Precisamos do apoio político para o nosso futebol”, afirmou Adem Araújo.
Comentários
Cotidiano
Atacante acreano é campeão da Copa do Brasil pelo Vasco

Foto arquivo pessoal: Emanuel vem fazendo grandes jogos pelo Vasco e conquista o primeiro título nacional
O acreano de Brasileia Emanuel Ribeiro, 16, conquistou nesta terça, 6, o título da Copa do Brasil Sub-17 pelo Vasco. Na decisão do torneio nacional, no estádio Luso Brasileiro-Brasileiro, no Rio de Janeiro, o Cruzmaltino derrotou o Bahia por 5 a 3, nas penalidades, depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal.
Emanuel cobrou
O Vasco abriu 2 a 0 no placar com gols de Andrey e Cristofer, mas o Bahia conseguiu empatar com Victor Guilherme e Anthony.
Nas disputas das penalidades, Emanuel foi um dos cobradores da conquista inédita do Gigante da Colina.
Início no CT Léo Raches
Emanuel iniciou no futebol no CT Léo Raches. O atleta foi atuar no Laranja Mecânica, do Paraná, e no último mês de março deixou o Coritiba e acertou com o Vasco.
Comentários
Cotidiano
Federação determina prazo para clubes confirmarem participações na 2ª Divisão

Foto Jhon Silva: Andirá e Atlético, duas equipes de tradição, irão tentar retornar à elite
O departamento técnico da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) determinou o prazo do dia 15 deste mês para os dirigentes do Atlético, Andirá, Náuas, São Francisco, Plácido de Castro e Santa Cruz decidirem se irão ou não disputar o Campeonato Estadual da 2ª Divisão.
“Precisamos saber quem irá disputar para podermos fechar o planejamento. Se tivermos os seis participantes, os dois primeiros devem subir. Esses detalhes são fundamentais”, explicou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Em 2018
A última edição do Acreano da 2ª Divisão foi disputada em 2018. O torneio volta a ser realizado em 2025 com equipes de muita tradição do Estado tentando retorno para elite.
Julho ou agosto
Segundo Leandro Rodrigues, o torneio deve ser iniciado em julho ou agosto e para ocorrer uma definição é necessário fechar o número de equipes.