Conecte-se conosco

Cotidiano

Athletico estreia na Sul-Americana com goleada fora de casa

Publicado

em

Em Assunção, contra o fragil Sportivo Ameliano, Furacão não faz muito esforço para golerar por 4 a 1 e largar na frente no Grupo E

Por Redação Jogada10

Foi muito boa a estreia do Athletico-PR na Sul-Americana-2024. Afinal, em jogo pelo Grupo E da competição, em Assunção, no  La Olla (estádio do Cerro Porteño) goleou os paraguaios do Sportivo Ameliano, por 4 a 1. Dessa forma, já larga na frente e justifica o favoritismo nesta chave que conta com o Rayo Zuliano/VEN e Danúbio/URU, que se enfrentam nesta quarta-feira, na Venezuela.

Zapelli teve grande atuação e foi o cara do jogo. Além de boas jogadas, deu a assistência para o primeiro gol, de Mastriani, fez um belo tento, o segundo do Furacão e participou do terceiro, de Fernandinho. Ainda no primeiro tempo, o Ameliano marcou com Vera. Na etapa final, Mastriani fez mais um para os brasileiros. Vale destacar: na Sul-Americana, apenas o primeiro colocado de cada grupo avança às oitavas. O segundo jogará uma repescagem contra um terceiro colocado de algum grupo da Libertadores. O Ameliano é estreante e o Athletico busca o tri, já que foi campeão em 2018 e 2021.

Zapelli (centro) celebra o seu belo gol, o segundo do Athletico sobre o Sportivo Ameliano – Foto: Daniel Duarte AFP via Getty Images

Athletico dominante

O Athletico fez valer a sua maior qualidade técnica para seguir rumo ao intervalo com vantagem no placar. Aos seis minutos, chegou ao gol com Mastriani recebendo passe de Zapelli.  Apesar de levar o gol de empate, com Vera aproveitando falha de marcação aos 14 minutos, o Furacão era muito superior. Além disso, contava com o jogo inspirado de Zapelli. O camisa 10 do Furacão estava muito bem, centralizando as jogadas. Quase fez um golaço aos 25 cortando toda a zaga e chutando raspando a trave direita de Rossi. Aos 32, foi dele o segundo gol paranaense. Zapelli avançou pela esquerda e cruzou na área. A bola voltou para a esquerda. O meia-atacante estava bem posicionado para fazer um bonito gol.

O time brasileiro sobrava. Assim, ampliou nos acréscimos, no último ataque do primeiro tempo. Fernandinho recebeu e chutou de fora da área. O goleiro estava na jogada. Mas a a bola bateu em Silvio Torales e o enganou.

No segundo tempo, o Athletico, quase em ritmo de treino, seguiu no ataque. Primeiramente, Cannobio entrou livre e chutou para grande defesa de Nicolas Rossi. Mas, aos 28, a bola entrou. O lateral-esquerdo Esquivel apareceu bem, cruzando na cabeça de Mastriani, que fez o quarto gol.  Com 4 a 1, o técnico Cucalogo fez troca tripla já poupando alguns dos titulares. Um dos reservas que entrou, Cuello, quase marcou. Mas mandou mal na hora do arremate.

Final do Paranaense

Agora, o Athletico centra esforços para a final do Paranaense, neste sábado (6/4), contra o Maringá, na Ligga Arena. Como fez 1 a 0 na ida, em Maringá, o Furacão tem boa vantagem para chegar ao bi e, assim, celebrar seu 28º título estadual (mas o Coritiba é que é o maior campeão, com 39).

SPORTIVO AMELIANO-PAR 1X4 ATHLETICO

Copa Sul-Americana 2024 –1ª rodada da Fase de Grupos
Data: 2/4/2024
Local: Estádio Nueva Olla, Assunção (PAR)
SPORTIVO AMELIANO: Nicolás Rossi; Patiño, Julio González, Baez e Martinich; Maíz, Silvio Torales (Gonzalo, Areco, 13’/2ºT) Contrera (Villagra, 18’/2ºT) e Richard Torales (Bareiro, 18’/2ºT); Samúdio (Valdez, 13’/2ºT) e Vera. Técnico: Pedro Sarabia
ATHLETICO: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e  Gamarra (Filipinho, Intervalo); Leo Godoy, Fernandinho, Zapelli (Benítez, 29’/2ºT), Alex Santana (Hugo Moura, 25’/2ºT) e Esquivel; Canobbio (Cuello, 29’/2ºT) e Mastriani (Di Yorio, 29’/2ºT) Técnico: Cuca
Gols: Mastriani, 6’/1ºT (0-1); Vera, 14’/1ºT (1-1); Zapelli, 31’/1ºT (1-2); Fernandinho, 46’/2ºT (1-3); Mastriani, 28’/2ºT (1-4)
Árbitro: Andrés Merlos (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
VAR: Germán Delfino (ARG)
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Gamarra (ATH)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo