fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Assessoria de Antonia Lúcia desmente boatos sobre candidatos em Assis Brasil

Publicado

em

unnamedA politicagem em Assis Brasil é tão grande que, nos bastidores dos adversários políticos do atual prefeito, Humberto Filho (PR), fala-se que o Partido da República (PR) não poderá lançar candidatos no município por conta da falta de CNPJ do partido, dentre outras alegações incabíveis.

Por telefone, a redação deste Jornal entrou em contato com o Assessor da ex-deputada e atual Presidente Estadual do Partido (PR), Antonia Lúcia, para tomar maiores esclarecimentos a respeito das polêmicas. Sobre os boatos, foi informado que é falso o rumor, pois, na data que vieram no Município, trataram de tirar o referido CNPJ.

“Muitas pessoas estão nos ligando para perguntar sobre o assunto, uma vez que foi veiculada reportagem em jornais locais, falando do assunto. Mas estamos tranquilos, porque não é verdade, já temos CNPJ e ao contrário do que dizem, não teremos problema algum,” disse Luís Gustavo, Assessor da Antonia Lúcia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente Nicolau Júnior destaca importância da PGE/AC para o fortalecimento institucional do Acre

Publicado

em

Durante sessão solene realizada nesta segunda-feira (28) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em homenagem ao Dia do Procurador e aos 48 anos de instalação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AC), o presidente da Casa, deputado Nicolau Júnior (PP), ressaltou a importância da instituição para o desenvolvimento e fortalecimento do Estado.

Em sua fala, Nicolau Júnior destacou a parceria entre a Assembleia e a PGE, agradecendo o trabalho diário dos procuradores que, segundo ele, garantem a legalidade e a transparência nas ações públicas. “Representa essa instituição tão valorosa, que eu tenho muito respeito, e que essa Casa também precisa dia a dia”, afirmou. O parlamentar também fez um agradecimento especial ao procurador Marcos Mota, que atua na Aleac, auxiliando nas demandas jurídicas da Casa Legislativa.

Nicolau enfatizou ainda a colaboração entre os Poderes e instituições, reforçando o compromisso da Aleac em manter a união e o respeito entre os órgãos. “O nosso compromisso é com essa união das instituições. Temos aqui o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Executivo. A Assembleia está à disposição da PGE para continuar trazendo legalidade e transparência, e com isso quem ganha é o cidadão acreano”, destacou.

Ao encerrar seu discurso, o presidente da Aleac reforçou o reconhecimento ao trabalho dos procuradores e servidores da PGE, salientando que o fortalecimento da instituição reflete diretamente no crescimento e no desenvolvimento do Acre.

Texto: Andressa Oliveira/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Acre

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,55%

Publicado

em

— Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 5,57% para 5,55% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta terça-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2026, a projeção da inflação variou de 4,5% para 4,51%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 4% e 3,78%, respectivamente.

A estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

Em março, a inflação fechou em 0,56%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dessa pressão, o IPCA perdeu força em relação a fevereiro, quando marcou 1,31%. No acumulado em 12 meses, a inflação soma 5,48%.

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 14,25% ao ano. A alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia global fizeram o BC aumentar mais uma vez os juros em um ponto percentual na última reunião, em março, o quinto aumento seguido da Selic em um ciclo de contração na política monetária.

Em comunicado, o Copom informou que a economia brasileira está aquecida, apesar de sinais de moderação na expansão. Segundo o BC, a inflação cheia e os núcleos – medida que exclui preços mais voláteis, como alimentos e energia – continuam em alta.

O órgão alertou que existe o risco de que a inflação de serviços permaneça alta e informou que continuará a monitorar a política econômica do governo.

Em relação às próximas reuniões, o Copom informou que elevará a taxa Selic “em menor magnitude” na reunião de maio e não deixou pistas para o que acontecerá depois disso.

Até dezembro próximo, a estimativa do mercado financeiro é que a taxa básica suba para 15% ao ano. Para 2026, 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida para 12,5% ao ano, 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando a taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permanece em 2%. Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) também ficou em 1,7%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2%, para os dois anos.

Em 2024, a economia brasileira cresceu 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando o PIB alcançou 4,8%.

A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,90 para o fim deste ano. No fim de 2026, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,95.

Comentários

Continue lendo

Acre

Tribunal de Justiça do Acre convoca novos estagiários de pós-graduação e graduação

Publicado

em

FOTO: SÉRGIO VALE

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) publicou novos editais nesta segunda-feira, 28, convocando acadêmicos de pós-graduação aprovados em processos seletivos para apresentação de documentação e formação de cadastro de reserva.

As chamadas, referentes aos editais nº 14/2025, nº 13/2025 e nº 21/2025, integram o esforço do Tribunal para reforçar a força de trabalho das unidades judiciárias e administrativas, seguindo nova orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre gestão de pessoal e orçamento.

No Edital nº 14/2025, foram convocadas candidatas aprovadas para estágio na área de Serviço Social, na Comarca de Rio Branco. Já o Edital nº 13/2025 traz a trigésima segunda convocação de estagiários de pós-graduação na área de Psicologia, também para atuação em Rio Branco.

O Edital nº 21/2025, por sua vez, trata da décima oitava convocação de acadêmicos aprovados no processo seletivo de estágio.

Segundo o Tribunal, as candidatas convocadas têm o prazo de cinco dias úteis para enviar a documentação exigida, sob pena de perda da vaga. Os documentos devem ser digitalizados e encaminhados em um único arquivo PDF para o e-mail gedep@tjac.jus.br.

Entre os documentos solicitados estão CPF, RG, carteira de trabalho (física ou digital), título de eleitor, comprovante de residência com CEP, certidões negativas criminais, declaração de frequência atualizada da instituição de ensino e, para os homens, certificado de reservista. Também é exigida declaração de que o candidato não possui outro vínculo de estágio e de que possui disponibilidade compatível com o expediente forense.

Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato com o Tribunal pelo telefone (68) 3212-8264.

Comentários

Continue lendo