Conecte-se conosco

Acre

Artistas do Acre vencem Prêmio Sebrae Amazônia de Música: ‘Conquista’

Publicado

em

Kaemizê e Manoelzinho do Acre conquistaram troféus em categorias distintas na cerimônia no Theatro da Paz, em Belém, no dia 26 de agosto. Prêmio reuniu artistas dos nove estados da Amazônia Legal

Rapper Kaemizê venceu a categoria de melhor artista de música urbana da Amazônia. Foto: Arquivo pessoal

Dois representantes do Acre foram destaque na edição 2025 do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, na última terça-feira (26), em Belém (PA). O rapper Kaemizê venceu na categoria Melhor Artista de Música Urbana, enquanto o músico Manoelzinho do Acre levou o troféu de Melhor Lançamento de Sonoridades Amazônicas.

A entrega dos troféus aconteceu no histórico Theatro da Paz, que recebeu músicos, produtores e representantes da cultura de toda a Amazônia Legal, formada por nove estados.

Ao todo, 229 obras foram inscritas e avaliadas por uma curadoria formada por produtores e agentes culturais. Desse total, 87 artistas chegaram à final e disputaram 28 categorias, com três indicados em cada uma delas.

O Acre também contou com a cantora Duda Modesto como finalista na categoria de melhor música de MPB, com a canção ‘Eu Também Sou do Acre’.

Realidade das ‘quebradas’ acreanas

A reportagem, o rapper de Cruzeiro do Sul, no interior do estado, destacou que apesar de ter as vivências cotidianas do Acre em suas composições, o rap tem o poder de conectar pessoas de realidades similares em outras localidades.

“O rap do Acre tem nossa cara, nosso sotaque e nossas vivências, mas fala de lutas e sonhos que todo mundo entende. Isso cria conexão com outras quebradas do Brasil, fazendo com que o rap feito aqui consiga tocar alguém do outro lado do país, que vive e enfrenta os mesmos desafios”, disse.

Para ele, a vitória significa não apenas reconhecimento pessoal, mas também a possibilidade de ampliar o alcance de suas obras em um circuito cultural mais amplo.

“É mais que uma conquista pessoal. Essa vitória é fruto do trabalho, das lutas e das dificuldades que a gente enfrenta, e um sinal positivo de que o trabalho que venho desenvolvendo está no caminho certo. Então sigo firme, levando a mensagem da minha terra e da minha cultura pro mundo”, frisou.

Manoelzinho do Acre recebe prêmio do Sebrae na categoria de sonoridades amazônicas. Foto: Arquivo pessoal

‘Vem pra Amazônia’

Na categoria ‘Melhor Lançamento de Sonoridades Amazônicas’, Manoelzinho do Acre foi o grande vencedor. Ele, que concorria com artistas do Mato Grosso e Maranhão, é artista há três décadas, licenciado em Música pela Universidade de Brasília (UnB) e autor de mais de 100 canções autorais que retratam o dia a dia do acreano.

Segundo o artista, a música ‘Vem pra Amazônia’ foi feita em duas etapas: primeiro, foi capturada a voz-guia em Cruzeiro do Sul, e depois enviada para Paraíba, onde foi feita a parte de produção, mixagem e masterização.

“A música representa um novo ciclo musical na minha vida. Isso iniciou em 2018 para 2019, comecei a compor música pra enaltecer a Amazônia, especialmente o estado do Acre. Então, eu quero criar uma identidade para a minha carreira musical, e também que todos os acreanos criem essa coisa do pertencimento”, complementou.

Clipe ‘Vem pra Amazônia’ conta com participação de artistas regionais do Vale do Juruá — Foto: Arquivo pessoal

Ainda de acordo com o músico, o prêmio, que ele intitulou como o ‘Oscar da Música Amazônica’, vem para concretizar a carreira que vem sendo consolidada desde que iniciou os estudos em música, bem como inspirar para que sejam criadas mais canções de enaltecimento às belezas da Amazônia.

“Eu quero traduzir, nessas músicas, o dia a dia do acreano, dos fazedores de cultura e do dia a dia do povo que circula por nossa região, em todos os setores dessa engrenagem que faz a cultura, a economia do nosso estado andar”, finalizou.
Reconhecimento regional

Além das categorias julgadas pela curadoria, a edição deste ano também abriu espaço para a participação do público. A votação popular ocorreu entre 14 e 25 de agosto e registrou mais de 1,5 mil votos na escolha do Artista Revelação.

O evento ainda reservou um momento de homenagem à cantora paraense Joelma, que celebrou 30 anos de carreira. Seus sucessos ganharam novas versões interpretadas por artistas da cena amazônica contemporânea, inclusive por Manoelzinho do Acre, que movimentou o público com ‘Isso é Calypso’.

A premiação foi organizada pelo Sebrae, contou com parcerias e patrocínios por meio de leis de incentivo à cultura e reuniu artistas dos nove estados da Amazônia Legal em uma noite que celebrou a diversidade musical da região.

Kaemizê foi premiado como melhor artista de música urbana e Manoelzinho do Acre recebeu troféu na categoria de sonoridades amazônicas — Foto: Reprodução/Sebrae

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo