Acre
Artistas do Acre vencem Prêmio Sebrae Amazônia de Música: ‘Conquista’
Kaemizê e Manoelzinho do Acre conquistaram troféus em categorias distintas na cerimônia no Theatro da Paz, em Belém, no dia 26 de agosto. Prêmio reuniu artistas dos nove estados da Amazônia Legal

Rapper Kaemizê venceu a categoria de melhor artista de música urbana da Amazônia. Foto: Arquivo pessoal
Dois representantes do Acre foram destaque na edição 2025 do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, na última terça-feira (26), em Belém (PA). O rapper Kaemizê venceu na categoria Melhor Artista de Música Urbana, enquanto o músico Manoelzinho do Acre levou o troféu de Melhor Lançamento de Sonoridades Amazônicas.
A entrega dos troféus aconteceu no histórico Theatro da Paz, que recebeu músicos, produtores e representantes da cultura de toda a Amazônia Legal, formada por nove estados.
Ao todo, 229 obras foram inscritas e avaliadas por uma curadoria formada por produtores e agentes culturais. Desse total, 87 artistas chegaram à final e disputaram 28 categorias, com três indicados em cada uma delas.
O Acre também contou com a cantora Duda Modesto como finalista na categoria de melhor música de MPB, com a canção ‘Eu Também Sou do Acre’.
Realidade das ‘quebradas’ acreanas
A reportagem, o rapper de Cruzeiro do Sul, no interior do estado, destacou que apesar de ter as vivências cotidianas do Acre em suas composições, o rap tem o poder de conectar pessoas de realidades similares em outras localidades.
“O rap do Acre tem nossa cara, nosso sotaque e nossas vivências, mas fala de lutas e sonhos que todo mundo entende. Isso cria conexão com outras quebradas do Brasil, fazendo com que o rap feito aqui consiga tocar alguém do outro lado do país, que vive e enfrenta os mesmos desafios”, disse.
Para ele, a vitória significa não apenas reconhecimento pessoal, mas também a possibilidade de ampliar o alcance de suas obras em um circuito cultural mais amplo.

Manoelzinho do Acre recebe prêmio do Sebrae na categoria de sonoridades amazônicas. Foto: Arquivo pessoal
‘Vem pra Amazônia’
Na categoria ‘Melhor Lançamento de Sonoridades Amazônicas’, Manoelzinho do Acre foi o grande vencedor. Ele, que concorria com artistas do Mato Grosso e Maranhão, é artista há três décadas, licenciado em Música pela Universidade de Brasília (UnB) e autor de mais de 100 canções autorais que retratam o dia a dia do acreano.
Segundo o artista, a música ‘Vem pra Amazônia’ foi feita em duas etapas: primeiro, foi capturada a voz-guia em Cruzeiro do Sul, e depois enviada para Paraíba, onde foi feita a parte de produção, mixagem e masterização.
“A música representa um novo ciclo musical na minha vida. Isso iniciou em 2018 para 2019, comecei a compor música pra enaltecer a Amazônia, especialmente o estado do Acre. Então, eu quero criar uma identidade para a minha carreira musical, e também que todos os acreanos criem essa coisa do pertencimento”, complementou.

Clipe ‘Vem pra Amazônia’ conta com participação de artistas regionais do Vale do Juruá — Foto: Arquivo pessoal
Ainda de acordo com o músico, o prêmio, que ele intitulou como o ‘Oscar da Música Amazônica’, vem para concretizar a carreira que vem sendo consolidada desde que iniciou os estudos em música, bem como inspirar para que sejam criadas mais canções de enaltecimento às belezas da Amazônia.
Reconhecimento regional
Além das categorias julgadas pela curadoria, a edição deste ano também abriu espaço para a participação do público. A votação popular ocorreu entre 14 e 25 de agosto e registrou mais de 1,5 mil votos na escolha do Artista Revelação.
O evento ainda reservou um momento de homenagem à cantora paraense Joelma, que celebrou 30 anos de carreira. Seus sucessos ganharam novas versões interpretadas por artistas da cena amazônica contemporânea, inclusive por Manoelzinho do Acre, que movimentou o público com ‘Isso é Calypso’.
A premiação foi organizada pelo Sebrae, contou com parcerias e patrocínios por meio de leis de incentivo à cultura e reuniu artistas dos nove estados da Amazônia Legal em uma noite que celebrou a diversidade musical da região.

Kaemizê foi premiado como melhor artista de música urbana e Manoelzinho do Acre recebeu troféu na categoria de sonoridades amazônicas — Foto: Reprodução/Sebrae
Comentários
Acre
Governo do Acre decreta emergência em seis municípios afetados por enchentes
Medida publicada em edição extra do DOE permite ações imediatas de apoio e resposta diante da elevação dos rios
Comentários
Acre
Humaitá joga contra o Porto Velho na estreia do Brasileiro
O Humaitá enfrenta o Porto Velho neste domingo, 5, a partir das 16 horas, na Arena da Floresta, na partida de estreia no Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão não vem de boas campanhas nos torneios nacionais e terá uma estreia difícil.
Humaitá
A diretoria do Humaitá resolveu diminuir os investimentos e a base da equipe será formada por jogadores Sub-20. O técnico Eriano Santos acredita na possibilidade de realizar uma boa campanha e lutar por uma vaga na segunda fase.
Porto Velho
Depois de ser eliminado na semifinal do Estadual de Rondônia, a diretoria do Porto Velho resolveu contratar reforços. Ismael, Álvaro, Carlos Eduardo, Willian Viana e Eduardo foram regularizados e são opções importantes fora de casa.
No apito
Jean Marcel Latorraca, do Mato Grosso, apita Humaitá e Porto Velho. Os acreanos Antônio Neilson e Roseane Amorim serão os auxiliares.
Comentários
Acre
Pedro Pascoal deixa PL, se filia ao PSDB e mira disputa à Câmara Federal
Mudança ocorre após enfraquecimento da chapa liberal; decisão teria aval de Gladson Cameli e apoio de aliados próximos
O ex-secretário de Saúde Pedro Pascoal decidiu mudar de partido nos últimos minutos deste sábado (4) e se filiou ao PSDB, após avaliar o enfraquecimento da chapa do PL no Acre.
A decisão veio na esteira da saída de Leila Galvão para o União Brasil, movimento que teria impactado diretamente a composição do grupo liberal no estado.
De acordo com informações do jornalista Marcos Vinícios, do site ac24horas, Pascoal teria recebido o aval do governador Gladson Cameli, que, mesmo fora do estado, em Manaus, sinalizou apoio ao ex-secretário.
Nos bastidores, a decisão também estaria relacionada às recentes movimentações da vice-governadora Mailza Assis, que vem articulando mudanças na estrutura do governo durante o processo de transição administrativa. Essas articulações, segundo relatos, teriam causado desconforto por destoarem de declarações anteriores do próprio governador.
Além do respaldo de Gladson Cameli, a pré-candidatura de Pedro Pascoal à Câmara dos Deputados também conta com o apoio do prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, que mantém relação próxima com o ex-secretário.
Com a filiação, Pascoal passa a integrar a chapa federal do PSDB, que reúne nomes como João Marcos Luz, o pecuarista Marcelo Moura, Marcelo Dias, além de Kellen Bocalom, ligada ao grupo político do ex-prefeito Tião Bocalom. O professor Roger também aparece entre os cotados para disputar uma vaga na Câmara Federal.
A movimentação reforça o cenário de rearranjos políticos no Acre, com foco nas eleições e na disputa por espaço no Legislativo federal.

Você precisa fazer login para comentar.