Acre
Artistas do Acre vencem Prêmio Sebrae Amazônia de Música: ‘Conquista’
Kaemizê e Manoelzinho do Acre conquistaram troféus em categorias distintas na cerimônia no Theatro da Paz, em Belém, no dia 26 de agosto. Prêmio reuniu artistas dos nove estados da Amazônia Legal

Rapper Kaemizê venceu a categoria de melhor artista de música urbana da Amazônia. Foto: Arquivo pessoal
Dois representantes do Acre foram destaque na edição 2025 do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, na última terça-feira (26), em Belém (PA). O rapper Kaemizê venceu na categoria Melhor Artista de Música Urbana, enquanto o músico Manoelzinho do Acre levou o troféu de Melhor Lançamento de Sonoridades Amazônicas.
A entrega dos troféus aconteceu no histórico Theatro da Paz, que recebeu músicos, produtores e representantes da cultura de toda a Amazônia Legal, formada por nove estados.
Ao todo, 229 obras foram inscritas e avaliadas por uma curadoria formada por produtores e agentes culturais. Desse total, 87 artistas chegaram à final e disputaram 28 categorias, com três indicados em cada uma delas.
O Acre também contou com a cantora Duda Modesto como finalista na categoria de melhor música de MPB, com a canção ‘Eu Também Sou do Acre’.
Realidade das ‘quebradas’ acreanas
A reportagem, o rapper de Cruzeiro do Sul, no interior do estado, destacou que apesar de ter as vivências cotidianas do Acre em suas composições, o rap tem o poder de conectar pessoas de realidades similares em outras localidades.
“O rap do Acre tem nossa cara, nosso sotaque e nossas vivências, mas fala de lutas e sonhos que todo mundo entende. Isso cria conexão com outras quebradas do Brasil, fazendo com que o rap feito aqui consiga tocar alguém do outro lado do país, que vive e enfrenta os mesmos desafios”, disse.
Para ele, a vitória significa não apenas reconhecimento pessoal, mas também a possibilidade de ampliar o alcance de suas obras em um circuito cultural mais amplo.

Manoelzinho do Acre recebe prêmio do Sebrae na categoria de sonoridades amazônicas. Foto: Arquivo pessoal
‘Vem pra Amazônia’
Na categoria ‘Melhor Lançamento de Sonoridades Amazônicas’, Manoelzinho do Acre foi o grande vencedor. Ele, que concorria com artistas do Mato Grosso e Maranhão, é artista há três décadas, licenciado em Música pela Universidade de Brasília (UnB) e autor de mais de 100 canções autorais que retratam o dia a dia do acreano.
Segundo o artista, a música ‘Vem pra Amazônia’ foi feita em duas etapas: primeiro, foi capturada a voz-guia em Cruzeiro do Sul, e depois enviada para Paraíba, onde foi feita a parte de produção, mixagem e masterização.
“A música representa um novo ciclo musical na minha vida. Isso iniciou em 2018 para 2019, comecei a compor música pra enaltecer a Amazônia, especialmente o estado do Acre. Então, eu quero criar uma identidade para a minha carreira musical, e também que todos os acreanos criem essa coisa do pertencimento”, complementou.

Clipe ‘Vem pra Amazônia’ conta com participação de artistas regionais do Vale do Juruá — Foto: Arquivo pessoal
Ainda de acordo com o músico, o prêmio, que ele intitulou como o ‘Oscar da Música Amazônica’, vem para concretizar a carreira que vem sendo consolidada desde que iniciou os estudos em música, bem como inspirar para que sejam criadas mais canções de enaltecimento às belezas da Amazônia.
Reconhecimento regional
Além das categorias julgadas pela curadoria, a edição deste ano também abriu espaço para a participação do público. A votação popular ocorreu entre 14 e 25 de agosto e registrou mais de 1,5 mil votos na escolha do Artista Revelação.
O evento ainda reservou um momento de homenagem à cantora paraense Joelma, que celebrou 30 anos de carreira. Seus sucessos ganharam novas versões interpretadas por artistas da cena amazônica contemporânea, inclusive por Manoelzinho do Acre, que movimentou o público com ‘Isso é Calypso’.
A premiação foi organizada pelo Sebrae, contou com parcerias e patrocínios por meio de leis de incentivo à cultura e reuniu artistas dos nove estados da Amazônia Legal em uma noite que celebrou a diversidade musical da região.

Kaemizê foi premiado como melhor artista de música urbana e Manoelzinho do Acre recebeu troféu na categoria de sonoridades amazônicas — Foto: Reprodução/Sebrae
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)
Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida
O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).
O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.
— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.






Você precisa fazer login para comentar.