Acre
Artigo: Marcio Bittar diz que o governador Tião Viana levará o estado do Acre à falência
Irresponsabilidade
A irresponsabilidade administrativa e financeira é marca saliente do governo do PT no Acre. Para quem ainda tem dúvidas sobre tal irresponsabilidade, basta ler a matéria publicada, hoje, dia 17 de fevereiro, na Folha de São Paulo e reproduzida em nosso Estado. O governo de Sebastião Viana conseguiu ter um rombo fiscal de 412,8 milhões de reais no ano passado. Em outras palavras, o governador e sua equipe comprometeram algo que significa 4,05% do PIB estadual a mais com o custeio da gigante máquina que foi montada com os companheiros.
Com 58 órgãos públicos entre secretarias, autarquias e empresas, o governo transformou-se em uma panelinha de amigos e fieis aliados que sugam o dinheiro do povo. Os investimentos são mal feitos, perdulários e duvidosos. O Acre foi o segundo estado brasileiro com maior desequilíbrio nas contas públicas. É, proporcionalmente, o segundo estado do País com maior déficit. O fato nos causa indignação.
Não há maquiagem ou mentira que possa esconder algo tão grave. O governo do PT está comprometendo negativamente o presente e o futuro dos acreanos. O partido, que está no poder há 20 anos, não é capaz sequer de ter contas públicas equilibradas. À exemplo do governo Dilma, Sebastião Viana compromete os recursos do Estado de forma irresponsável e impensada; administra o Acre sem a competência necessária para o desenvolvimento. Sabe-se que o Estado paga anualmente mais de duzentos milhões de reais de dívida.
Soberbo e vaidoso, o governador não percebe que está em um caminho perigoso e levando todos à beira da falência. Semelhante a um menino mimado e ultraprotegido, gasta os parcos e suados recursos do povo acreano de forma atabalhoada e sem a responsabilidade de um estadista; não mira o futuro e se perde no presente.
Em paralelo ao desmantelo das finanças do governo estadual, os acreanos não enxergam os investimentos que poderiam estar sendo feitos. Sabem que as ruas do povo desmancham com as chuvas e que os serviços de saúde são de terceiro mundo. Muitos estão com medo de andar pelas ruas das cidades já que segurança pública, de fato, não existe. Escolas são tomadas pela violência, comprometendo o futuro das crianças e jovens. A BR 364 nunca fica pronta e o Estado do Acre marca passos.
Os investimentos em infraestrutura produtiva não existem. Os produtores acreanos convivem com a falta de energia, falta de estradas, ferrovias e incentivos adequados para produzir e escoar a produção. Há marasmo econômico e o estado está ficando para trás. Metade das famílias acreanas vive da bolsa família e outros benefícios assistencialistas. Não há planejamento sério e o governo demonstra um apetite insaciável em cobrar mais e mais impostos dos setores produtivos e das pessoas. Até quando é possível conviver com tamanho disparate?
Ora, é preciso um governo sério e, realmente, comprometido com a responsabilidade fiscal e com o futuro dos acreanos. Para o Estado sair do marasmo econômico será preciso uma nova mentalidade e forma de governar para investir os recursos do povo. Será necessário implantar uma reforma administrativa para racionalizar os processos de trabalho, eliminar o caráter político de ocupação de cargos, findar ambiguidades de esforços, enxugar a máquina pública e dar celeridade à ação governamental. É preciso dar um fim no eterno amadorismo e politicagem petista. É preciso escolher os melhores e mais preparados acreanos para serem gestores da saúde, da educação, da segurança pública. É preciso escolher os melhores nomes do Acre para as secretarias e órgãos de governo, além de abrir concursos públicos para preenchimento das carreiras de Estado.
Um governador precisa, antes de tudo, ser responsável com o dinheiro do povo e este que governa o Acre demonstra todos os dias a sua irresponsabilidade e imaturidade para gerir o governo.
* Marcio Bittar é Deputado Federal, Primeiro Secretário da Câmara dos Deputados e Presidente da Executiva Estadual do PSDB/Acre
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.








Você precisa fazer login para comentar.