Acre
Armas levadas por bandidos são de guerra e de grosso calibre
Desta vez, os bandidos têm em suas mãos, armas que podem atirar até mesmo de dentro dágua e com cadencia de 600 tiros por minuto
As armas que foram levadas durante uma ousada ação de bandidos na cidade de Porvenir, distante cerca de 27km da capital pandina, são as preferidas por países socialistas e dos bandidos.
Por serem de fácil manuseio e quase inquebrável, além do alto poder de fogo, milhões do fuzil russo Kalashnikov Automática, ou AK 47, circulam pelo mundo desde o fim da antiga União Soviética, passando principalmente, pelas mãos de bandidos através do contrabando.
Desta vez, os bandidos têm em suas mãos, armas que podem atirar até mesmo de dentro dágua e com cadencia de 600 tiros por minuto. A ação dos meliantes que invadiram o quartel e deixaram feridos em troca de tiro, deixou as forças de segurança dos dois países em alerta.

Forças bolivianas estão realizando blitz pela fronteira afim de tentar localizar as armas roubadas na noite passada.
Em tempo, essa não seria a primeira vez que bandidos invadem quarteis localizados em Pando. Em setembro de 2015, o quartel da Marinha da Bolívia localizado em Cobija, foi invadido após quebrarem a parede e levaram quase 20 fuzis, sendo recuperados 11 no estado de Rondônia cerca de três meses depois e três pessoas presas.
As forças de segurança do lado boliviano estão em alerta máximo, realizando barreiras policiais pela fronteira, realizando revistas em veículos e pessoas que entram, ou saem do país pelas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia.
Mais informações a qualquer momento.
Matéria relacionada abaixo. clique na imagem
Polícias de RO apreendem fuzis roubados da Marinha boliviana e desmantela quadrilha
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.