Flash
Após quatro meses, site criado para detectar celulares roubados ou furtados no Acre tem mais de 1,2 mil cadastros
Site tem como objetivo ajudar a identificar aparelhos que são frutos de roubo e furto.

sistema recebeu o nome de “Alerta Celular-Acre — Foto: Reprodução
Por Alcinete Gadelha
Após quatro meses do lançamento do site que tem como objetivo reduzir o número de roubos e furtos de celulares no Acre, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sejusp) contabiliza mais de 1,2 mil cadastros de aparelhos.
O sistema recebeu o nome de “Alerta Celular-Acre” e é exclusivo para tratar de ações relacionadas a roubos e furtos dos aparelhos e facilita que o objeto seja encontrado em casos de roubo ou furto.
A ferramenta ainda disponibiliza a consulta de aparelhos no caso de quem vai efetuar uma compra e o dono não tenha nota fiscal. É possível pesquisar se o produto é fruto de roubo. A polícia também utiliza a ferramenta para localizar possíveis donos ao apreender esse tipo de material.
“Houve um cadastramento inicial bem acentuado e as informações têm sido utilizadas pelos policias que atuam na execução, quando na abordagem de pessoas no dia a dia o que possibilita ou não identificar se o celular que está portando é fruto de furto ou roubo”, disse o secretário, sobre o período de vigência do site.
A segurança ainda informou que o site tinha sido lançado em caráter experimental e que a proposta de teste era para 1,5 mil cadastros, o que fez com a adesão chegasse a pelo menos 83% do esperado. A partir de agora está aberto para quem desejar fazer o cadastro.

Mais de 1,2 mil aparelhos foram cadastrados em site da Sejusp — Foto: Alcinete Gadelha/G1
“O lançamento da proposta teve uma resolução impactante de roubos de celulares. Mas, o maior objetivo dele é a localização por meio da abordagem ao receptador e isso tem sido feito”, acrescentou o secretário.
Qualquer pessoa pode fazer o cadastro do aparelho utilizando o Imei do celular e, ocorrendo o roubo ou furto desse equipamento, essa mesma pessoa pode entrar no site e registrar a ocorrência. A medida dificulta a ação de pessoas que receptam o produto roubado para comercializar posteriormente.
Em relação a quantos celulares já foram recuperados, a segurança informou que ainda não tem esse dado, mas que na próxima etapa do projeto já vai ter esse quantitativo.
Cadastro
Na página, primeiro é feito um cadastro com dados pessoais do dono do aparelho. Em seguida, é feito o cadastro do aparelho celular informando dados básicos como marca/modelo e Imei e também orienta como o dono pode conseguir o número do Imei.
Em caso de o aparelho ser furtado ou roubado, a pessoa deve acessar a conta e informar o que aconteceu. Quando a polícia apreender esse tipo de produto, faz a consulta e, caso esteja no cadastro, faz o contato com o dono para devolução.
Comentários
Flash
Acre terá aumento de voos para Cruzeiro do Sul, Manaus e Brasília a partir de maio
Novas frequências ampliam conexões aéreas e devem fortalecer o turismo e a economia no estado
Uma boa notícia para os acreanos que precisam utilizar o transporte aéreo: a partir do mês de maio, o estado passará a contar com novos voos nas rotas que ligam Rio Branco a Cruzeiro do Sul, Manaus e Brasília.
A ampliação das frequências foi confirmada durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (9), no aeroporto administrado pela Infraero, com representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Acre (ABAV-AC). O encontro ocorreu após sucessivas solicitações da entidade às companhias aéreas pedindo reforço nas rotas que atendem o estado.
Para o trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, será disponibilizado mais um voo aos sábados, mantendo o mesmo horário das operações atuais. Já a rota entre Rio Branco e Manaus passará a contar com três novos voos semanais, com operações de segunda a sábado e saída da capital acreana às 23h50.
Outra novidade é a inclusão de um voo diurno na rota Brasília–Rio Branco aos sábados, oferecendo mais uma opção de deslocamento com saída da capital acreana às 14h50.
As passagens para os quatro voos semanais da Gol Linhas Aéreas já estão disponíveis no sistema de vendas, ampliando as alternativas de viagem para a população.
Segundo o presidente da ABAV no Acre, a articulação para ampliar a oferta de voos faz parte do compromisso da entidade em fortalecer o setor de turismo e apoiar os agentes de viagens do estado. Ele destacou ainda que a associação mantém diálogo com a Embratur, com o aeroporto e com companhias aéreas para ampliar ainda mais a conectividade aérea do Acre.
De acordo com a entidade, o aumento da malha aérea pode contribuir diretamente para o desenvolvimento regional, incentivando o turismo, gerando empregos e movimentando a economia local.
Comentários
Flash
Deputado Tadeu Hassem participa de Encontro Nacional de Conselheiros de Contabilidade em Brasília
O deputado estadual Tadeu Hassem participa nesta semana, em Brasília, do Encontro Nacional de Conselheiros de Contabilidade do Brasil, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O evento reúne conselheiros titulares e suplentes de todo o país para discutir planejamento estratégico, governança e os rumos da profissão contábil no Brasil.
Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC-AC), Tadeu destacou que o encontro marca o início de um ciclo de trabalho e integração entre os representantes do sistema CFC/CRCs, responsável por orientar e fortalecer a atuação dos profissionais da contabilidade em todo o território nacional.
“Este é o primeiro grande evento do nosso mandato de quatro anos no Conselho. É um momento importante de diálogo, troca de experiências e construção de estratégias para fortalecer a contabilidade brasileira”, afirmou.
Além de conselheiro do CRC-AC, Tadeu Hassem também preside a Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Segundo ele, a experiência no parlamento contribui para ampliar o debate sobre a importância da contabilidade na gestão pública e no planejamento responsável dos recursos.
O encontro nacional reúne representantes de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade e integra o processo de alinhamento do planejamento estratégico do sistema contábil brasileiro para os próximos anos. A programação inclui debates técnicos, apresentações institucionais e momentos de integração entre os conselheiros.
Para o parlamentar, fortalecer a contabilidade significa também fortalecer a transparência e a governança no país. “Uma contabilidade forte contribui para uma gestão pública mais eficiente, responsável e transparente”, concluiu.
Comentários
Flash
Bocalom se reúne com produtores rurais em Brasiléia
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se reuniu na tarde deste domingo com produtores rurais do município de Brasiléia, na região do Alto Acre.
O encontro aconteceu na propriedade de dona Laiz Rodrigues Bispo e do senhor Markuedoubes de Souza Neto, que moram no Ramal do quilômetro 18 da Estrada do Pacífico desde 1980. A família trabalha, junto com os filhos, na pecuária e na produção agrícola.
No Ramal 18 vivem cerca de 50 famílias de produtores rurais que sobrevivem principalmente da pecuária e do cultivo de café e milho.
A reunião, que os organizadores chamaram de 1º Encontro dos Produtores Rurais de Brasiléia, reuniu importantes lideranças da região. O objetivo foi ouvir do pré-candidato ao governo do estado, Tião Bocalom, quais propostas ele pretende apresentar para melhorar o setor produtivo em um eventual governo.
Segundo os produtores, uma das principais necessidades da região é o investimento em logística, especialmente na melhoria das estradas de acesso.
O microempresário Jorge da Fazenda defendeu um governo voltado para políticas de fortalecimento do setor produtivo. “Precisamos de um governo que defenda a produção e o agronegócio. O Acre precisa crescer, e esse é o modelo que pode trazer riqueza para nossas famílias”, afirmou.
O produtor rural Raimundo Nonato de Souza, filho de dona Laiz, disse ter esperança no desenvolvimento do setor produtivo no estado. “Já está na hora de o Acre encontrar o caminho do desenvolvimento. Está mais do que provado que é o campo que pode proporcionar isso. Precisamos eleger um governador determinado a ajudar o homem do campo para que possamos trabalhar”, declarou Raimundo Nonato.
Tião Bocalom afirmou ter ficado satisfeito com o convite para participar do encontro com os produtores rurais do ramal e deixou uma mensagem de otimismo à comunidade. “Desde 1998 eu ando por essa região falando da importância de valorizar o homem do campo e de fazer do setor produtivo uma prioridade de governo. Em 2006 comecei a defender o programa Produzir para Empregar. Sempre disse: campo rico, cidade rica. Sonho em ser governador para trabalhar junto com os prefeitos e estabelecer, de fato, uma política agroindustrial para este estado”, disse Bocalom.









Você precisa fazer login para comentar.