Felipe Melo (dir.) disputa lance com flamenguista em jogo no Allianz Parque
MARCELLO ZAMBRANA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO – 27.9.2020
Por R7

Após uma semana polêmica, marcada por reviravoltas em decisões jurídicas e ameaças de paralisação do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Flamengoentraram em campo neste domingo (27), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, os rivais empataram em 1 a 1, com gols de Patrick de Paula (Palmeiras) e Pedro (Fla).

O resultado mantém os dois últimos campeões brasileiros (Flamengo, em 2019, e Palmeiras, em 2018) entre os seis melhores do campeonato. O Palmeiras tem 19 pontos e ocupa a quarta posição. O Flamengo, com 18 pontos, é o sexto colocado.

Jogo da discórdia

A partida esteve ameaçada de não acontecer até pouquíssimos minutos antes do horário marcado pela CBF em razão de uma polêmica jurídica deflagada pelas tentativas do Flamengo de suspender o confronto. O clube carioca solicitou o adiamento por enfrentar o surto de covid-19 entre jogadores e outros funcionários.

Entretanto, uma decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho), assinada pelo ministro Vieira de Mello Filho, vice-presidente do órgão, após solicitação da CBF, derrubou a liminar do TRT-RJ (Tribunal Regional do Trabalho do Rio) e confirmou a realização do jogo.

Com a possibilidade de cancelamento do jogo, o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, disse que iria cobrar a paralisação do campeonato. Outros dirigentes de clubes da Série A se manifestaram favoravelmente à interrupção da competição.

A partida

undefined

O Palmeiras tomou a iniciativa do jogo e tinha mais posse de bola. No entanto, mesmo diante de um adversário composto por muitos jogadores das categorias de base, mesclado com titulares, tinha dificuldades de finalização.

Leia também: Suárez estreia com gols e Bayern é goleado; veja a rodada na Europa

A primeira jogada aguda da partida aconteceu aos 24 minutos, quando o centroavante flamenguista Pedro disparou uma bomba para o gol de Weverton, que fez grande defesa e evitou a abertura do placar.

Aos 38, o Flamengo chegou novamente e obrigou Weverton a se esticar para espalmar uma bola em chute do meia chileno Arrascaeta do bico direito da área palmeirense.

No segundo tempo, o time alviverde voltou disposto a abrir o placar e criou uma boa oportunidade logo aos 4 minutos.

COSME RÍMOLI: Vexame do Palmeiras de Luxa. Empata com o destroçado Flamengo

Após boa triangulação de ataque, o meia Raphael Veiga — colocado após o intervado na vaga de Gabriel Menino, que havia sido advertido com um cartão amarelho — bateu de canhota da entrada da área e deu trabalho para a defesa de Hugo, que estava bem colocado.

Então, aos 9 minutos, o meio-campista Patrick de Paula recebeu passe de Adriano e arriscou de longe. O chute não era forte, mas a bola desviou em Thiago Maia e enganou o goleiro Hugo: 1 a 0.

Mas a alegria do torcedor palmeirense durou pouquíssimo. Um minuto depois, o Flamengo desceu pela direita com Arrascaeta. O meia cruzou na medida para o desvio de Pedro, que estava livre de marcação e dentro da pequena área e empatou a partida.

Aos 13 minutos, o lateral-esquerdo Matías Viña cruzou com precisão para Luiz Adriano, que cabeceou no contrapé de Hugo. No entanto, o goleiro flamenguista foi buscar e evitou o segundo gol do time alviverde.

Nos minutos seguintes, o jogo ficou mais aberto e as duas equipes se alternaram no ataque e na criação de boas chances de gol.

Pelo lado do Flamengo, Arrascaeta, Pedro e Gerson mostravam protagonismo na elaboração das jogadas ofensivas. No Palmeiras, Raphael Veiga, Patrick de Paula, Luiz Adriano e Wililan se destacavam na busca pelo gol da vitória.

Porém, o time carioca conseguiu segurar o ímpeto do Palmeiras e saiu de campo com um bom resultado em razão dos problemas enfrentados com os desfalques que tinha no elenco. Já o Palmeiras deixou o campo cabisbaixo, após o sétimo empate no campeonato nacional.

Próximos confrontos

Ambos os clubes voltarão a campo na próxima quarta-feira (30) para compromissos válidos pela Copa Libertadores.

Líder do Grupo B, com 10 pontos, o Palmeiras terá a visita do Bolívar-BOL, às 19h15. Pouco depois, às 21h30, o Flamengo — segundo colocado do Grupo A, com 9 pontos — receberá o Independiente Del Valle, no Maracanã.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Palmeiras receberá o Ceará, no sábado que vem, às 19h, também no Allianz Parque. Novamente no Maracanã, o Flamengo enfrentará o Atlhetico-PR, no domingo, às 16h.

Comentários