Cotidiano
Após filho doar parte do fígado para mãe, mulher comemora data no AC: ‘me deu a vida de volta’
Maria Derbenir passou pelo transplante no ano passado para tratar câncer no fígado. ‘Eu devolvi só um pouco do que ela já me deu’, conta o filho.

Após filho doar parte do fígado para mãe, mulher comemora data no AC: ‘me deu a vida de volta’ — Foto: Arquivo pessoal
Por Mazinho Rogério
A aposentada Maria Derbenir da Silva, de 62 anos, há mais de ano comemora uma nova oportunidade de vida. Ela teve hepatite aos 17 anos e não conseguiu se livrar da doença, que evoluiu para um câncer que comprometeu o fígado.
Depois de dois anos na fila do transplante, a aposentada que é mãe de oito filhos recebeu de um deles a oportunidade de aumentar os seus anos de vida.
Aos 17 anos, Derbenir teve o primeiro diagnóstico de hepatite do tipo A e anos depois foi confirmado o vírus do tipo B.
Em 2012, os médicos descobriram que houve uma evolução para hepatite delta. Depois de muito tratamento, a doença causou nódulos no fígado da aposentada, o que causou câncer.
Os longos anos lutando pela recuperação foram de muito sofrimento não apenas para a paciente, mas também para todos os familiares que a cada dia ficavam mais preocupados com o agravo da doença.
Esperança
Em 2017, ela entrou na fila do transplante e ainda foi duas vezes a São Paulo para tentar receber um fígado, mas os médicos avaliaram que o caso dela era tão grave que não seria mais possível implantar o órgão de um doador morto.
Para salvar a vida da aposentada, a única solução seria então, encontrar um doador compatível com vida. Uma nova corrida contra o tempo começou.
“Depois dos exames em São Paulo, os médicos disseram que não tinha mais como esperar o órgão de um morto e orientou que os filhos tinham que fazer o exame para ver qual deles era compatível. Eles me disseram que eu tinha apenas 3 meses de vida se não fizessem o transplante”, lembra Debenir.
Convencer os filhos a fazer os exames para doar parte do fígado não foi difícil. Dos oito, apenas dois não passaram pela avaliação, porque a mais velha já estava acima da idade permitida e o mais novo ainda era menor de idade. Os outros seis realizaram o diagnóstico e foi comprovado que todos poderiam fazer a doação.
A escolha do filho que passaria pelo processo para retirar parte do órgão para a mãe também não foi difícil. Todos que fizeram os exames ficaram disposto a fazer a doação. No entanto, o professor Heliomar Nunes, de 33 anos, foi quem teve a missão de salvar a vida da mãe.
“Sempre falo que Deus me preparou para esse momento. Como, de todos, eu era quem tinha feito mais coisas que não deveria fazer para afetar o fígado, pois eu bebia e meus irmãos nunca beberam, pedi a Deus a oportunidade de curar minha mãe e os exames comprovaram que eu estava em melhores condições físicas. O fígado e tudo perfeito. Então, entendi que Deus me deu a resposta e eu fui’, conta o Nunes.
O transplante
O procedimento foi feito em São Paulo no dia 5 de abril do ano passado. A aposentada ainda está em acompanhamento médico em Rio Branco. Atualmente, ela ainda reclama de muitas dores, mas os médicos afirmam que já não tem mais câncer, tampouco hepatite.
___________
“Acredito que somos metade do pai e metade da mãe. Como meu pai já morreu, não precisa mais da parte dele, mas minha precisou e eu devolvi só um pouco do que ela já me deu. Estou muito feliz, pois sabemos que, se ela não tivesse feito o transplante, já não estava mais entre nós”, diz o professor.
Debernir vai passar o dia das mães na casa de um filho que mora na capital acreana, pois os outros moram em Cruzeiro do Sul. Ela se emociona ao falar do gesto de amor que teve por parte do filho que se submeteu a cirurgia para salvar a sua vida.
___________
“O filho faz isso porque tem muito amor mesmo, pois não é fácil, mas sei que meu filho tem muito amor no coração. Não tenho palavras para falar dessa coragem que ele teve. Agradeço muito a ele por isso. Deus me deu a oportunidade de dar a vida a ele e ele me deu a vida de volta”, diz a aposentada.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre confirma pontos facultativos para o Carnaval; folgas serão nos dias 3, 4 e 5 de março
Servidores públicos terão recesso na segunda, terça e quarta-feira de Carnaval, mas serviços essenciais como saúde e segurança seguirão funcionando normalmente
Com a proximidade do Carnaval, o governo do estado do Acre confirmou os pontos facultativos para o período, conforme decreto publicado ainda em 2024. Os servidores públicos terão folga nos dias 3, 4 e 5 de março, segunda, terça e quarta-feira de Carnaval, respectivamente. As atividades nas secretarias de estado e na Organização em Centros de Atendimento (Oca) retornam normalmente na próxima quinta-feira, 6 de março.
Apesar do recesso, serviços essenciais como Saúde e Segurança Pública seguirão em pleno funcionamento. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e as delegacias estarão abertas para atender a população durante o feriado.
A medida visa garantir o descanso dos servidores públicos durante um dos períodos mais festivos do ano, sem comprometer o atendimento à população em áreas críticas. O governo reforça que a decisão já estava prevista e segue o planejamento estabelecido para 2024.
Comentários
Cotidiano
Investigado em crimes de roubo e sequestro é preso pela Polícia Civil, em Mâncio Lima
O grupo criminoso rendeu uma mulher e subtraiu celulares e depois obrigou a vítima a realizar transferência via PIX para uma conta em nome de outro investigado

Agentes de Mâncio Lima se debruçaram nos elementos de informação colhidos no inquérito policial, e chegaram a todos os envolvidos. Fotos: arquivo/ PCAC.
A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu na manhã da última quarta-feira, 26, um investigado pelos crimes de roubo, sequestro e furto. O homem, das iniciais D. B. N., foi preso no bairro da Cobal, por força de um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Estadual do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco.
De acordo com as investigações, o preso faz parte de um grupo criminoso e está ligado a vários roubos e furtos em diversos bairros de Mâncio Lima. Em um dos roubos, que ocorreu no mês de agosto do ano passado no bairro São Francisco, o grupo criminoso rendeu uma mulher e subtraiu celulares e depois obrigou a vítima a realizar transferência via PIX para uma conta em nome de outro investigado.
Desde a primeira prisão, que ocorreu no ano passado, os agentes de Mâncio Lima se debruçaram nos elementos de informação colhidos no inquérito policial, e chegaram a todos os envolvidos, dando uma resposta célere ao caso, e deixando os autores à disposição da Justiça.
Segundo o delegado, José Obetânio, que preside os inquéritos da delegacia de Mâncio Lima, com as recentes prisões, percebe-se um clima de harmonia e paz na sociedade, e isso deve-se ao esforço contínuo e ao trabalho eficiente do corpo da Polícia Civil de Mâncio Lima, com a colaboração dos cidadãos de bem.
Comentários
Cotidiano
Prefeito de Capixaba recebe Conselheira do TCE-AC em visita institucional que reforça transparência e parceria
Manoel Maia e equipe discutem gestão pública e fiscalização com Naluh Gouveia, em encontro que contou com a presença de secretários e autoridades locais

A Conselheira Naluh Gouveia reforça a importância da parceria entre o município e o Tribunal de Contas, visando o fortalecimento da gestão e a garantia de uma administração transparente. Foto: assessoria
O Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, recebeu na manhã desta quarta-feira, 26/02, a Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), Naluh Gouveia, em uma visita institucional que reforçou a parceria entre o município e o órgão de controle. O encontro, que contou com a presença de autoridades locais, como o Presidente da Câmara, Diego Paulista, e secretários municipais, destacou a importância da transparência e da boa gestão pública.
Durante a reunião, foram discutidos temas relevantes para a administração municipal, com foco no aprimoramento das contas públicas e no alinhamento com as diretrizes do TCE-AC. O Prefeito Manoel Maia ressaltou o compromisso de sua gestão com o diálogo aberto e a colaboração com as entidades fiscalizadoras. “Estamos sempre dispostos a colaborar e ouvir as orientações do TCE-AC,” afirmou Maia.
A visita da Conselheira Naluh Gouveia reforça a importância da parceria entre o município e o Tribunal de Contas, visando o fortalecimento da gestão e a garantia de uma administração transparente e eficiente para a população de Capixaba.
Você precisa fazer login para comentar.