Geral
Após estrangulamento de menor, Justiça do Acre afasta Rafael Almeida do comando do ISE
A morte por estrangulamento de um menor infrator de 13 anos, ocorrida em novembro de 2017, continua rendendo dor de cabeça ao Instituto Socioeducativo do Acre (ISE). A juíza Rogéria Silva, da 1ª Vara de Infância e da Juventude de Rio Branco, determinou o afastamento imediato do diretor-presidente da órgão Rafael Almeida.
Segundo a magistrada, a morte do menor se deu, em parte, pela não separação de internos que cometeram crimes mais graves ou gravíssimos, e, ainda, por questão de idade. Com 13 anos, o garoto morto estava internado com infratores de até 18 anos, o que se configura ingerência de Rafael Almeida sobre a gestão do ISE.
“Assim, não vislumbro outra medida, a não ser o afastamento provisório do Diretor-Presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, em razão da notícia, posterior à instauração da presente providência da morte de outro adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de internação”, pontuou a magistrada.
O problema dentro do ISE é tão grave, que a não separação dos menores pelos critérios estabelecidos pela legislação podem estar causando a morte dos infratores internados nas unidades do sistema estadual. Não suficiente, Rogéria determinou que o novo chefe do Instituto adeque a entidade às regras da lei.
Rafael Almeida, “conforme demonstrado, pelas provas de plano, não tem mais o controle dos Centros Socioeducativos, desta Capital, já que não possui condições suficiente para manter a integridade física e mental dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação”, completou o juíza.
Comentários
Geral
Criminosos agridem mulher e roubam moto em via pública em Rio Branco; ação foi registrada em vídeo
Um dos assaltantes, monitorado por tornozeleira eletrônica, foi preso junto a um adolescente após perseguição e acidente; vítima foi agredida com faca e simulacro.
Comentários
Geral
Jovem morre após colidir com poste em avenida movimentada de Rio Branco Submanchete:
Romulo Cunha de Lima, de 27 anos, perdeu o controle da motocicleta e morreu no local; causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Comentários
Geral
Jovem morre em acidente trágico ao cair em triturador de barro em cerâmica em Cruzeiro do Sul
Elias Silva, de 22 anos, sofreu ferimentos graves no local de trabalho; Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso
Um acidente de trabalho fatal chocou a cidade de Cruzeiro do Sul (AC) na manhã deste sábado (19). Elias Silva, 22 anos, morreu após cair em um triturador de barro enquanto trabalhava em uma cerâmica no bairro Saboeiro. Natural de Mâncio Lima, o jovem estava radicado no município há algum tempo.
De acordo com relatos de moradores, o impacto da queda causou fratura no pescoço e dilacerações nas pernas, levando-o a óbito ainda no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para remover o corpo, enquanto a Polícia Civil inicia investigações para apurar as causas do acidente. O caso deixou colegas de trabalho e a comunidade profundamente abalados.
Você precisa fazer login para comentar.