Acre
Após Dia do Evangélico, deputado do Acre quer criar Dia do Católico
Projeto de lei quer instituir data comemorativa para dia 20 de janeiro.
Padre Mássimo Lombardi diz que data é ‘desnecessária’.
G1
Após o Dia do Evangélico, comemorado no Acre no dia 23 de janeiro, o deputado estadual Manoel Moraes (PSB) quer criar o Dia do Católico.
O projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) quer instituir a comemoração para o dia 20 de janeiro.
Segundo o autor do projeto, nada mais justo do que ter um dia para lembrar de uma das religiões mais antigas e que tanto contribuiu com a história do Brasil.
“A intenção é dar o mesmo direito aos católicos. Além disso, é porque muitos municípios do Acre têm como padroeiro São Sebastião e com isso, muitas pessoas vão pagar promessa nesses municípios. Quando a data cai na semana, a pessoa não tem como ir e não cumpre suas promessas. Com o feriado, elas vão poder ir”, diz o deputado.
Padre diz que data é ‘desnecessária’
O padre Mássimo Lombardi, da Igreja Católica de Rio Branco, não concorda com a criação do Dia do Católico.
Segundo Lombardi, datas comemorativas como essas são para entidades e classes que se sentem prejudicadas ou inferiores e têm algo a reivindicar.
“Existe o Dia da Consciência Negra para lembrar esses povos que tanto sofreram, o Dia da Mulher, porque ela tem que ser mais valorizada. O Católico não precisa de um dia. Nós católicos somos felizes e não temos nada para reivindicar”, afirma o padre.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.