Conecte-se conosco

Acre

Após desabrigar peruanos e acreanos, Rio Acre estabiliza na tríplice fronteira

Publicado

em

Alexandre Lima, com Marcus José

Rio Acre chegou próximo à praça da cidade de Iñapari (Peru) – Foto: Alexandre Lima

Após dois dias enchendo, Rio Acre resolveu dar uma trégua na tríplice fronteira, onde faz divisas entres o Peru, Bolívia e Brasil. Durante a madrugada desta quarta-feira, dia 15, o nível registrou 11,58mt e desabrigou cerca de 18 famílias na cidade de Assis Brasil que foram levadas para o abrigo. Já na cidade de Iñapari (lado peruano), foram cerca de 95 no geral.

No lado boliviano onde tem o quartel militar, ficou totalmente debaixo d’água e todos os desabrigados foram conduzidos aos abrigos improvisados. No lado peruano de Iñapari, as famílias dormiram na quadra esportiva e somente pela manhã, as barracas chegaram juntamente com o alimento fornecido pela prefeitura local.

Ponte da Integração, que liga o Brasil ao Peru, mostra o nível do Rio Acre – Foto: Alexandre Lima

Em Assis Brasil, os moradores desabrigados, cerca de 18 famílias (88 pessoas ao todo), receberam ajuda na retirada e 10 ficaram aguardando em suas residências. Cerca de 8 ou 10 poderão estar voltando às suas casas no período da tarde.

A Secretária de Ação Social, Helem Duarte, está coordenando a alimentação e o CRAS e CREAS estão realizando atividades do PET dentro abrigo para as crianças. Segundo ela, a Prefeitura em conjunto com a Defesa Civil e Bombeiros, estão em alerta para ajudar quem vier precisar e monitorando o Rio Acre.

Por volta das 11 horas, o rio já tinha baixado para a marca de 11,46mt e continuava. Já durante a tarde, se aproximava da marca de 11,00mt, deixando os moradores bem mais aliviados, mas, sabendo que os próximos dias serão decisivos, dependendo das chuvas nas ‘cabeceiras’.

Famílias peruanas recebendo alimento e barracas no abrigo improvisado no lado peruano – Foto: Alexandre Lima

Um dos afluentes, o Igarapé São Pedro, distante cerca de 7km da cidade, recebeu muita água, mas, deu sinal de vazante pela madrugada deixando sinal que o Rio Acre irá baixar seu nível nos próximos dias.

Toda essa água recebida pelo rio Acre, irá passar pelas cidades Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri até chegar na Capital, Rio Branco até este final de semana, podendo atingir os ribeirinhos e até mesmo, desabrigar algumas famílias.

Segundo foi informado, a prefeitura de Brasiléia se reuniria junto com coordenadores da Defesa Civil, Bombeiros, PM e demais órgãos públicos, para definir estratégias direcionadas às famílias que por ventura, venham precisar ser evacuadas para abrigo e outras ajudas.

Rio Acre iniciou vazante mas ainda desabrigou algumas famílias na tríplice fronteira – Fotos: Alexandre Lima

Já na cidade de Brasiléia, no dia 10 deste mês o nível do Rio Acre vinha marcando abaixo dos 2 metros, nível de verão, o que deixou muita gente desconfiado, uma vez que nesse mesmo período em anos passados, já deveria estar marcando os 8 ou 9 metros.

A subida repentina de mais de 7 metros em menos de três dias, assustou a todos desde a cidade de Assis Brasil. Em Brasiléia, o Rio Acre já estava se aproximando da régua dos 9 metros na tarde desta quarta-feira, dia 15, e continua subindo.

A cota de alerta em Brasiléia é de 10,40mt. A de transbordamento é de 11,40mt.

Igarapé São Pedro, que é afluente do Rio Acre secou bastante durante o dia desta quarta-feira, dia 15.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro

Publicado

em

Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.

As lesões constatadas na vítima, notadamente múltiplas perfurações por arma branca e indícios de tentativa de degolamento, não se mostram, em um primeiro exame, compatíveis com a dinâmica típica desse tipo de delito patrimonial, sugerindo, ao contrário, violência exacerbada e desnecessária ao fim de subtração de bens.
Trata-se de padrão de agressão que, com frequência, revela desprezo pela condição da vítima e se associa a crimes praticados por motivação de ódio, fenômeno que infelizmente se repete em contextos diversos, como nos assassinatos de mulheres e na eliminação violenta de pessoas homossexuais. Típica ação de homofobia.
Moisés Alencastro era servidor público comprometido com o enfrentamento dessas formas de violência, atuando no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre, junto ao Centro de Atendimento à Vítima, justamente na defesa da dignidade humana e da responsabilização penal adequada dos agressores.
Sua morte não pode ser tratada como mais um episódio banal de violência. Ela expõe, de forma dolorosa, a realidade que ainda vivemos e reforça a necessidade de avanços concretos na construção de uma sociedade mais tolerante, livre de toda discriminação, preconceito e homofobia , fundada no respeito à condição humana de todos.
Espera-se que os fatos sejam rigorosamente apurados, com a correta definição jurídica do crime e a responsabilização penal proporcional à gravidade da conduta, para que essa morte não permaneça impune — como o próprio Moisés sempre defendeu em sua atuação institucional.

Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira

Publicado

em

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.

A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.

Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.

Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.

Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.

Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)

Publicado

em

Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida 

O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).

O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.

— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.

Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.

Comentários

Continue lendo