Extra
Após análise, auditores do DAFO determinam que Sebastião exonere cargos comissionados
Além de apontar todas a ilegalidades contidas na contratação de milhares de cargos comissionados no âmbito do governo do Acre, o relatório conclusivo de análise técnica elaborado pela Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária (DAFO), do Tribunal de Contas do Estado do Acre, obtido com exclusividade por ac24horasaponta medidas drásticas a serem tomadas pelo gestores do Palácio Rio Branco.
LEIA A SÉRIE DE REPORTAGENS DO AC24HORAS
>>Governo do Acre ainda mantém exército de mais 7 mil temporários
>>Secretaria de Carioca tem mais “comandantes” do que “comandados”
>>Análise revela irregularidades na contratação de comissionados e rombo
Os auditores do TCE encaminharam todas as informações contidas no relatório para o gabinete do Conselheiro relator Antônio Cristovão Correia de Messias, o mesmo que negou que os dados se tornassem públicos através do requerimento do deputado federal Major Rocha (PSDB), que teve que ingressar com um mandado de segurança na justiça sob alegação de “segredo de justiça”.
No despacho, os auditores sugerem ao Conselheiro que determine que a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, e o governador Sebastião Viana exonerem os cargos comissionados que ultrapassem o limite máximo de 1650 cargos e desembolso mensal R$ 5,8 milhões, sob pena de responsabilidade. Atualmente, o governo do Acre tem pouco mais de 2 mil cargos comissionados. Até então essa determinação vinha sido mantida em sigilo tanto pelo TCE quanto pelo próprio governo.
Ainda no documento, os gestores do Deracre, Detran, FEM, IMAC e ISE devem proceder com a redução do pagamento em excesso e sem previsão legal para cargos comissionados na Administração Indireta. Os diretores, segundo o despacho, devem apresentar ainda uma série de justificativas acerca das irregularidades apontadas no relatório conclusivo.
O despacho dos auditores determina ainda que Sebastião Viana proceda com a adequação e a comprovação das medidas de regularização no prazo de 90 dias e que também altere via Assembleia Legislativa a Lei Complementar 314/2015, no sentido de tornar evidente a descrição das atribuições dos cargos e funções comissionadas no prazo de 120 dias.
Ainda segundo os auditores, após os prazos estabelecidos serem cumpridos, uma nova inspeção no âmbito do poder executivo será realizada para comprovar as resoluções por parte dos gestores públicos.
O despacho é datado de 5 de julho de 2018 e conta com as assinaturas dos auditores Alexsandro Souza, Suely Lameira e Arão Cavalcante.
Comentários
Extra
Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes
O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.
Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.
Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.
Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.
Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.
Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.
Comentários
Extra
Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco
Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.
O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.
A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.
O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.
Comentários
Extra
Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.
Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.
A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.
A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.
A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.
Você precisa fazer login para comentar.