Cotidiano
Após 3 anos, câncer ressurge e adolescente precisa de novo transplante de medula no Acre
Leucemia ressurgiu em Elana Vitória, de 14 anos, em novembro de 2020 e adolescente iniciou o tratamento novamente. Vitória luta contra o câncer desde os 10 anos e em 2017 tinha feito um transplante de medula e a doença sumiu.

Elana Vitória precisou se internar novamente no domingo (10) e precisa de um novo transplante de medula — Foto: Arquivo da família
Por Aline Nascimento
Após três anos de um transplante de medula, Elana Vitória de Souza, de 14 anos, está internada novamente e, após o ressurgimento da leucemia, precisa de um novo transplante. Vitória, como gosta de ser chamada, faz tratamento contra o câncer desde os 5 anos em Rio Branco.
Em 2017, a menina passou pelo transplante em um hospital de Recife (PE) e a doença sumiu. Porém, exames de rotina feitos em novembro de 2020 detectaram a doença novamente e ela precisou ser internada para iniciar o tratamento novamente.
No domingo (10), a menina se internou novamente para reiniciar o tratamento e se preparar para o transplante de medula. Nesta segunda-feira (11), Vitória foi transferida do Hospital do Câncer para o Hospital da Criança, na capital acreana. A mãe dela, Erlonilde de Souza contou que a menina teve uma recaída ano passado e fez uma sessão de quimioterapia.
“Ela fazia consultas há cada 15 dias, fez um exame em novembro, estava com suspeitas. A médica fez um exame mais profundo e constatou que realmente tinha voltado. A Elana sempre foi muito guerreira, mas agora deu uma balançada. É muito cansativo, já trata desde os 10 anos, mas está colaborando e está firme e forte”, destacou.
Ainda segundo a mãe, a adolescente tem uma deficiência muito grande de plaquetas e precisa de doações. Após a transferência para o Hospital do Criança, Vitória vai iniciar a imunoterapia e depois precisa de um transplante de medula
“Para continuar o tratamento precisamos muito da solidariedade das pessoas para doação. Às vezes, o estoque do Hemoacre está muito baixo. Já me pediram para falar que o estoque é baixo e nós precisamos de doações”, lamentou.
Natal no hospital
Após a confirmação do ressurgimento da doença, Vitória precisou se internar novamente no dia 8 de dezembro. Ela ficou internada até o dia 29 de dezembro e saiu para ficar com a família no revéillon.
“Passamos Natal aqui dentro, recebemos alta no dia 29 para passar Ano Novo em casa, dia 30 voltamos para tomar plaquetas. Estamos assim nessa ida e vinda para o tratamento”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.