Cotidiano
Após 3 anos, câncer ressurge e adolescente precisa de novo transplante de medula no Acre
Leucemia ressurgiu em Elana Vitória, de 14 anos, em novembro de 2020 e adolescente iniciou o tratamento novamente. Vitória luta contra o câncer desde os 10 anos e em 2017 tinha feito um transplante de medula e a doença sumiu.

Elana Vitória precisou se internar novamente no domingo (10) e precisa de um novo transplante de medula — Foto: Arquivo da família
Por Aline Nascimento
Após três anos de um transplante de medula, Elana Vitória de Souza, de 14 anos, está internada novamente e, após o ressurgimento da leucemia, precisa de um novo transplante. Vitória, como gosta de ser chamada, faz tratamento contra o câncer desde os 5 anos em Rio Branco.
Em 2017, a menina passou pelo transplante em um hospital de Recife (PE) e a doença sumiu. Porém, exames de rotina feitos em novembro de 2020 detectaram a doença novamente e ela precisou ser internada para iniciar o tratamento novamente.
No domingo (10), a menina se internou novamente para reiniciar o tratamento e se preparar para o transplante de medula. Nesta segunda-feira (11), Vitória foi transferida do Hospital do Câncer para o Hospital da Criança, na capital acreana. A mãe dela, Erlonilde de Souza contou que a menina teve uma recaída ano passado e fez uma sessão de quimioterapia.
“Ela fazia consultas há cada 15 dias, fez um exame em novembro, estava com suspeitas. A médica fez um exame mais profundo e constatou que realmente tinha voltado. A Elana sempre foi muito guerreira, mas agora deu uma balançada. É muito cansativo, já trata desde os 10 anos, mas está colaborando e está firme e forte”, destacou.
Ainda segundo a mãe, a adolescente tem uma deficiência muito grande de plaquetas e precisa de doações. Após a transferência para o Hospital do Criança, Vitória vai iniciar a imunoterapia e depois precisa de um transplante de medula
“Para continuar o tratamento precisamos muito da solidariedade das pessoas para doação. Às vezes, o estoque do Hemoacre está muito baixo. Já me pediram para falar que o estoque é baixo e nós precisamos de doações”, lamentou.
Natal no hospital
Após a confirmação do ressurgimento da doença, Vitória precisou se internar novamente no dia 8 de dezembro. Ela ficou internada até o dia 29 de dezembro e saiu para ficar com a família no revéillon.
“Passamos Natal aqui dentro, recebemos alta no dia 29 para passar Ano Novo em casa, dia 30 voltamos para tomar plaquetas. Estamos assim nessa ida e vinda para o tratamento”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
3ª rodada do Campeonato Acreano começa neste sábado com dois jogos na Arena da Floresta
Independência enfrenta o São Francisco à tarde, e Vasco encara a Adesg à noite em confrontos decisivos pela reação no estadual.

Foto: Samuel Moura/Secom
Comentários
Cotidiano
Independência terá mudanças contra o São Francisco

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Kaike(bola) confia em uma grande atuação contra o São Francisco
Independência e São Francisco fazem neste sábado, 24, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta, mais uma partida da 2ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. As duas equipes irão em busca da primeira vitória na competição e terão mudanças.
Independência
No Independência, o técnico Ivan Mazzuia confirmou as entradas do lateral direito Rafael França, do zagueiro Bruno Santos e do atacante Pitel na equipe titular.
“Realizamos as alterações para deixar o time mais forte. Essa variação de atletas de um jogo para outro é natural e a ideia é sempre tirar o máximo do grupo”, explicou o comandante do Tricolor.
São Francisco
O atacante Adriano, com uma lesão no tornozelo, será o desfalque do São Francisco. O técnico Daniel Pereira vai promover a estreia do lateral esquerdo Gustavo, mas a definição dos titulares vai ocorrer somente na Arena.
Trio definido
Fábio Santos apita Independência e São Francisco. Verônica Severino e Douglas Santos serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Vasco e Adesg terão estreias em um duelo importante

Foto Sueli Rodrigues: Manga reestreia no Vasco com a missão de aumentar a criatividade
Vasco e Adesg fecham neste sábado, 24, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, a 2ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Os dois times terão mudanças e irão tentar a primeira vitória no torneio.
Vasco
Depois da derrota para o Rio Branco na estreia, o técnico Erick Rodrigues resolveu promover mudanças no Vasco. O volante Zueirinha e o meia Manga serão as novidades e a equipe da Fazendinha será ofensiva.
Adesg
O técnico Rodrigo Deião ganhou reforços na Adesg e resolveu mudar o time. Breno e Gabriel entram nas vagas de Daniel e Thalis e a ideia é tornar o Leão mais ofensivo para conquistar o primeiro triunfo.
No apito
O jogo Vasco e Adesg terá o comando de Marcos Santos. Rodrigo Sousa e Jackson da Silva serão os auxiliares.

Você precisa fazer login para comentar.