Acre
Aplicativo ‘Buracômetro’ vai reunir denúncias de falta de estrutura em ruas de Cruzeiro do Sul
Ferramenta foi criada por deputado do Amazonas, em parceria com o gabinete do vereador Clerton Souza (PSD), do Acre. Além do segundo maior município acreano, aplicativo foi lançado em outras quatro cidades brasileiras.
Foi lançado em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, o aplicativo ‘Buracômetro’, que permite aos moradores que comuniquem e alertem sobre problemas nas ruas da cidade, como buracos ou desbarrancamentos. Por meio da ferramenta, os usuários também podem divulgar fotos que ilustrem os possíveis problemas.
A ideia é que as notificações recebidas no aplicativo sejam repassadas à prefeitura pela equipe responsável pela plataforma.
O projeto foi idealizado pelo deputado federal Amon Mandel (Cidadania), do Amazonas, e na cidade acreana contou com parceria do gabinete do vereador Clerton Souza (PSD).
“O Buracômetro vai otimizar tempo, tendo em vista que todo e qualquer cidadão poderá mostrar os problemas das suas ruas”, explica Souza.
Fazem parte da parceria as seguintes cidades:
- Cruzeiro do Sul, no Acre;
- Barbacena, em Minas Gerais;
- Bela Vista, no Mato Grosso do Sul;
- Itamaraju, na Bahia;
- Presidente Figueiredo, no Amazonas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/6/CcbfF4SmAJ9YALOxm20g/whatsapp-image-2023-05-31-at-15.10.06.jpeg)
Aplicativo permite que moradores alertem sobre buracos e desbarrancamentos em ruas de Cruzeiro do Sul — Foto: Rayza Lima/Rede Amazônica Acre
Moradores vão poder registrar reclamação pelo aplicativo — Foto: Rayza Lima/Rede Amazônica Acre
O Buracômetro está disponível nas principais lojas de aplicativos para smartphones. Após baixar o aplicativo, o usuário deve informar, dentro da ferramenta, em qual das cidades está localizado. É necessário fazer um cadastro para registrar reclamações.
O aplicativo também reúne estatísticas baseadas nos registros feitos pelos usuários, onde são listados os bairros com mais problemas e a concentração entre zona rural e urbana. O vereador também afirma que vai sugerir à administração do município que instale a ferramenta nos setores relacionados à infraestrutura para que acompanhem os alertas.
“Dará mais agilidade para que se possa fazer um diagnóstico dos pontos críticos. Dentro do gerenciador, teremos todos os dados estatísticos e relatórios”, destaca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/h/0/YUTFYYSEysWVOBF0WhSg/whatsapp-image-2023-05-31-at-11.03.29.jpeg)
Aplicativo exibe estatísticas e mostra regiões que concentram reclamações — Foto: Reprodução
Comentários
Acre
Brasileia encerra semana dedicada à luta contra malária com ações educativas
A prefeitura de Brasileia encerrou nessa sexta-feira, 25, as atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, com um “pit stop” educativo.
O evento marcou o encerramento de uma semana inteira dedicada à conscientização sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.
A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a importância das medidas preventivas contra a malária
Durante a semana, diversas ações foram realizadas, como palestras em unidades de saúde e na Escola Kairala José Kairala (KJK). Participação no programa de rádio ‘A Hora de Brasiléia’ e gravação de vídeo institucional falando sobre a doença.
Para o secretário de saúde, Francelio Barbosa, as ações realizadas foram essenciais. “Esta mobilização é fundamental através da educação e prevenção, estamos levando informação e destacando a importância de acontecer o combate à malária”, destacou Francelio.
VEJA AS FOTOS:
Comentários
Acre
Justiça manda Ariquemes (RO) retirar nomes de pessoas vivas de bens públicos
A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Ariquemes (RO) retire, em até 15 dias, os nomes de pessoas vivas de sete imóveis públicos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
A decisão atende à Lei Federal nº 6.454/1977, que proíbe homenagens a vivos em bens públicos para evitar promoção pessoal de autoridades. Um dos locais afetados é o estádio municipal Gentil Valério, batizado em homenagem ao ex-prefeito ainda vivo.
Cinco escolas e o Centro Administrativo Municipal também deverão ser renomeados em até 90 dias. Segundo o MPF, a prática viola o princípio da impessoalidade previsto na Constituição. A prefeitura deve comprovar à Justiça o cumprimento da ordem. Cabe recurso.
Comentários
Acre
Aos 114 anos, idosa de Sena Madureira recebe nova Carteira de Identidade Nacional

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) garante cidadania a idosa centenária em Sena Madureira. Foto: cedida.
Maria Justina da Silva, de 114 anos, recebeu nesta semana a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante uma edição especial da ação de cidadania realizada pelo governo do Acre.
Moradora do seringal Baturité, na zona rural de Sena Madureira, a idosa foi atendida por uma equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil, que se deslocou até a região para realizar a emissão da segunda via do documento.
“Essa é a missão da Polícia Civil do Acre: servir e proteger, promovendo cidadania e inclusão. Levar a nova carteira de identidade à dona Maria Justina, no meio da floresta, mostra que o nosso compromisso vai muito além dos centros urbanos”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel.

Equipe do Instituto de Identificação durante atendimento a dona Maria Justina, de 114 anos, no seringal Baturité. Foto: cedida.
O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, ressaltou a importância da nova CIN, que padroniza a identificação em todo o território nacional. “A nova carteira garante mais segurança ao cidadão, usando o CPF como número único. Esse avanço facilita a vida das pessoas e combate fraudes”, destacou.
Atualmente, o Acre é o segundo estado brasileiro com maior emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, com mais de 222 mil documentos já entregues.
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Você precisa fazer login para comentar.