Conecte-se conosco

Acre

Apesar de preso, Leopoldo ainda pensa em retomada do poder na Bolívia

Publicado

em

Roberto Vaz – de La Paz-Bolívia – Fotos de Oscar Mercado

Em janeiro de 2014 ac24horas negociou uma entrevista com o governador cassado e preso, Leopoldo Fernandez, principal desafeto de Evo Morales que continua em território boliviano. Foram 18 dias de negociação até que a equipe de reportagem recebeu sinal verde para chegar até ele. Depois de um dia e meio de viagem chegamos a La Paz, onde esperamos mais três dias para recebermos a autorização para entrar na casa verde do líder maior da oposição boliviana.

Leopoldo_in2_700

A primeira surpresa boa foi vê-lo forte, sorridente e determinado. Nos recebeu à porta da casa que divide com a esposa, pois não podia atravessar uma faixa amarela, colocada na área, para não infringir a condicional que lhe garante, temporariamente, o cumprimento da pena em seu domicilio, imposta pela Suprema Corte Boliviana.

Ele sabe que está lutando contra o inimigo poderoso, que usa do poder para mantê-lo encarcerado e que qualquer sinal de fraqueza poderá colocá-lo na lista dos políticos desaparecidos, sem que o clamor dos poucos seguidores ganhe força para libertá-lo das garras de Evo Morales. Por isto, Leopoldo Fernandez, mesmo em prisão domiciliar, comanda um grupo de resistência para combater o que classifica de “abuso e populismo” de Evo Morales, que usa indevidamente verbas pública para promoção pessoal e para implantação de programas sociais para se manter no poder. “Ele copiou o modelo de compra de votos do Brasil e da ditadura da Venezuela”, compara o ex-governador da província de Pando-BO, cassado há cinco anos.

Leopoldo_300_interna1Dom Leopoldo explica que esses modelos de governos nacionalistas de “esquerda” proliferaram por toda América do Sul a partir da influência do ex-presidente falecido da Venezuela, Hugo Chaves. Mas faz questão de elogiar Ollanta Humala, presidente do Peru. “Ele está surpreendendo-me. Imaginava que faria como os outros de estabelecer um governo controlador como na Bolívia, Equador e Venezuela. Mas o Humala está sendo democrático,” afirmou.

Nestes cinco anos de prisão, Leopoldo enfrentou tortura psicológica, perda de direitos políticos e a saúde ficou debilitada, tanto que foi obrigado a tirar um rim e hoje se recupera de um câncer numa aconchegante casa da Zona Sul de La Paz. “Tudo eles fizeram para me calar, mas não conseguiram. Luto por uma causa, pela libertação do povo e por democracia plena. Não luto por meus interesses e nem por vantagens deste governo fascista”, desabafa o ex-prefeito do distrito de Pando (Bolívia). E de imediato foi inevitável a primeira pergunta: “Porque estás mesmo preso?” E a resposta curta mostra quão Leopoldo está bem humorado: “Também queria saber! Vamos perguntar ao Evo e ao Juan Quintana (Ministro da Casa Civil Boliviana)?”

Leopoldo e eu já nos conhecemos desde os tempos em que ele jogava futebol no Acre – de 1972 a 1974 e depois de 1975 a 1977. Primeiro atuando pelo Independência Futebol Clube e depois pelo Rio Branco F.C. Nossa primeira conversa foi para lembrar os bons tempos de Acre. Perguntou sobre muitas pessoas, em especial quis saber noticias do amigo (quase irmão) Illimani Suarez. Respondi tudo e ainda contei mais. Falei do futebol que foi a falência depois que passou a profissional e da morte do professor Walter Félix, o Té,  que o deixou muito triste.

Quando sentamos numa poltrona de couro de lhama para começar a gravar uma entrevista, ele se trancou: “não gravo entrevistas, não dou entrevistas. Falo com você porque é meu amigo. Sem gravador, sem filmagem”, advertiu. E assim foi feito.

Como tudo começou – O governador preso conta que sentiu o golpe de perseguição de Evo bem antes do mandado de prisão. E não fugiu porque não quis. Segundo ele, desde o massacre de Povenir, quando ele se manteve contra a matança ordenada por Juan Quintana (uma espécie de Zé Dirceu de Evo Morales) vieram as primeiras ameaças. Ou ele se retrava e recuava ou as forças armadas do governo boliviano passavam por cima. E relata que não podia recuar porque muitos pais de famílias foram mortos, defendendo um pequeno pedaço de terra. Pelo relato de Leopoldo, tinha gente de várias nacionalidades, inclusive um grande número de brasileiros.

Apesar de não ter gravado esta declaração, ele disse que “podem me acusar de tudo, menos de que sou assassino de crianças, mulheres, idosos e trabalhadores”.

Leopoldo Fernández Ferreira foi acusado pelo chamado “massacre de Porvenir”, de 11 de setembro de 2008, que deixou 13 mortos e 54 feridos.  Após vários dias de manifestos, a polícia boliviana o captura, em 16 de setembro de 2008 e leva para a prisão de segurança máxima de Chonchocoro, região de San Pedro (Bolívia), depois sendo transferido para o presídio de San Pedro de La paz.

Foram quase cinco anos de prisão, quando foi diagnosticado um problema de saúde, que o forçou a tirar um dos rins na tentativa de evitar um câncer que se instalava no local. Com isso ganhou o direito de cumprir pena (sem veredicto) em casa. Em 22 maio deste ano, quando completará 62 anos, terá cumprido um ano de cárcere doméstico.

Mesmo com a vigilância constante do governo boliviano, Leopoldo faz reuniões com o que restou da oposição em sua casa, traça as estratégias de combate à política populista de Evo Morales e ainda tem tempo de planejar a próxima campanha contra o cocaleiro que se mantém forte no poder.

Dom Leopoldo explica que tentou trazer para a oposição o atual prefeito de La Paz, um jovem político de 41 anos e bem avaliado numa zona eleitoral em que Evo Morales tem a grande maioria do votos. Trata-se de Luis Revilla Herrero, do Partido Movimiento Sin Miedo (MSM), eleito em 2010, com quase 50% dos votos. “Estive reunido com ele algumas vezes. Mas a tendência é que Luis Revilla seja candidato à presidência numa terceira via,” previu.

Está nítido que ele sonha em ser o candidato a presidente das Forças Contrárias a Evo, mas diz que “o importante neste momento é a união de todos para extirpar o câncer que se instalou na Bolívia”, numa referência clara ao atual presidente boliviano. E neste ponto, é bem claro: o nome melhor é o do empresário Samuel Doria Medina, líder do partido União Nacional (UM).

Apesar de considerar uma chapa forte tendo Medina à frente, ele ainda não demonstra firmeza quando questionado se ganham a eleição: “Difícil dizer com certeza, mas seremos páreo duro para Evo. Se a união for total nós ganhamos, mas se houver dissidente, ele ganhará outra vez”, explica.

Para mostrar que quer mesmo tomar o poder de Evo Morales, o destemido Leopoldo diz que usará as mesmas armas: publicidade e dinheiro. Para cuidar da campanha, ele quer contratar nada mais nada menos que o brasileiro Duda Mendonça e para cuidar da parte financeira foi contratado um executivo americano que trabalhou na equipe financeira de Barack Obama.

Leopoldo Fernandez concorda que a Bolívia vive um bom momento econômico, mas critica a política financeira e social de Evo Morales. “Ele faz um distribuição de renda equivocada e não investe em saneamento básico e saúde. Ele investe na construção de casas, trazendo as famílias do campo para a cidade, criando um grande problema social, um cinturão de miséria em torno da capital”.

Na opinião de Leopoldo, essas medidas são feitas com o único objetivo de conseguir votos, comprando a esperança das pessoas. “É uma cópia mal feita dos programas do Lula e da Dilma”, denuncia ele.

Apesar desse ponto favorável ao atual governo, Leopoldo diz que há um grande sentimento de mudança por parte do povo, pois “Evo Morales não cumpriu as promessas de campanha. Os jovens são os principais adversários do atual modelo de governo. Eles estão nas escolas, nas ruas, nas praças fazendo protesto. E aos poucos o cordão vai engrossando”, observa.

Leopoldo_estra363

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

RIO BRANCO FOOT-BALL CLUB – CONSELHO DELIBERATIVO

Publicado

em

RIO BRANCO FOOT-BALL CLUB

FUNDAÇÃO EM 08 DE JUNHO DE 1919

CNPJ/MF: 04.071.544/0001-03

Avenida Ceará, 1.257 – Centro

Telefone: (68)3223-1747 – Email: [email protected]

CONSELHO DELIBERATIVO

Ata da Reunião da Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada em, 01.01.2026, para dar posse aos membros do Conselho Diretor, Diretores Departamentais, e eleição e posse do Conselho Fiscal do Rio Branco Football Club, biênio 2026/2027.

Ao primeiro dia do mês de janeiro, do ano de dois mil e vinte e seis (01.01.2026), na Avenida Ceará, 1.276, Centro nesta cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre, às vinte horas (20:00), em segunda convocação, com 30 (trinta), conselheiros devidamente constituídos, constantes da Lista de Presença, que integra a presente Ata, reuniu-se o Conselho Deliberativo para dar cumprimento a PAUTA: Dar posse ao Conselho Deliberativo, Diretores Departamentais e eleição e posse do Conselho Fiscal – biênio 2026-2027 do Rio Branco Football Club, em conformidade com o Edital de Convocação publicado em 16.12.25, no Jornal virtual https://oaltoacre.com/, O Janelão, Acre News, A Tribuna, Portal Acre, Edição eletrônica, do dia 16.12.2025, e também, ainda será afixado nas dependências do Clube, tratando (Capítulo III, Seção II). Iniciando a reunião, o Vice-Presidente deste Conselho no exercício, Luiz Carlos Gadelha de Assis, saudou a todos se dizendo muito honrado em estar substituindo o presidente (Wellington Barbosa Pessoa), por encontra-se em viagem fora do Estado, para tratamento de saúde, ao tempo, voltando-se para dar continuidade à pauta da reunião, tratando-se da composição da Mesa Diretora dos Trabalhos, que foi constituída pelos seguintes conselheiros: Luiz Carlos Gadelha de Assis (Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, no exercício da Presidência), Gerson Boaventura de Souza (Presidente eleito do Clube), Valdemar Mendes de Figueiredo Neto (Vice-Presidente), Getúlio Teixeira Pinheiro, Illimani Lima Soares (Conselheiros vitalícios), sendo eu Secretário (Valtemir Evangelista de Souza). Prosseguindo a reunião, procedeu-se a leitura do Edital de Convocação, publicado em 16.12.2025, no Jornal virtual ContilNet. Ato contínuo, foi aprovada a Ata de Eleição da Assembleia Geral Ordinária realizada em 14.11.2025. Continuando, dando cumprimento à pauta assim se procedeu: Item i) Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, no exercício da Presidência, Luiz Carlos Gadelha de Assis, solicitou aos membros da nova Diretoria eleita que ficassem de pé, os quais receberam uma salva de palmas, declarando empossado para um mandato do Conselho Diretor – biênio 2026-2027, iniciando-se de, 01.01.2026 a 31.12.2027, cujos membros seguem qualificados, sendo maiores de idade e em pleno gozo de suas capacidades civis a seguir: CONSELHO DIRETOR – biênio 2026-2027: GERSON BOAVENTURA DE SOUZAPRESIDENTE DO CLUBE, brasileiro, casado, defensor público estadual, natural de Rio Branco/AC, RG: 168.360 SSP/AC, CPF: 360.522.302-82, residente à Rua Tapajós, 578, Bairro Nova Estação, nesta cidade; Valdemar Mendes de Figueiredo NetoVice-Presidente, brasileiro, solteiro, empresário, natural de Rio Branco/AC, CPF: 434.873.192-68, RG 233.754 SSP/AC, residente à Rua Vênus, 68, Bairro Morado do Sol, nesta cidade; Euvaldo Gonçalves da Silva1° Secretário, brasileiro, casado, servidor público aposentado, RG: 6.833.386 SSP/SP, CPF: 767.180.268-91, residente à Rua Jatobá, 290, bairro Vila Nova, nesta cidade; Valtemir Evangelista de Souza2° Secretário, brasileiro, casado, professor universitário, natural de Boca do Acre/AM, RG: 060.230 SSP/AC, CPF: 078.741.892-72, residente à Rua 12, 31 Conj. Tucumã, nesta cidade; Ezequias Moizeis de Oliveira1° Tesoureiro, brasileiro, divorciado, microempresário, natural de Sena Madureira/AC, RG: 119.247, CPF: 138.424.472-72, residente à Rua 10 de Junho n° 432, bairro: Tropical, nesta cidade; Francisco das Chagas de Almeida Gomes2° Tesoureiro, brasileiro, casado, PM aposentado, natural de Rio Branco/AC, RG:120.041-0 CBM/AC, CPF: 051.632.772-00,  à rua Venezuela, 675, Bairro Habitasa, nesta cidade. Item ii) Não houve posse de Diretor Departamental pela ausência de associados voluntários naquele momento; Item iii) Eleição e posse do CONSELHO FISCAL – biênio 2026-2027, iniciando-se em, 01.01.2026 a 31.12.2027, cujos membros seguem qualificados, sendo todos membros sendo maiores de idade e em pleno gozo de suas capacidades civis a seguir: Conselho FiscalTitulares: Zenon Lopes de Oliveira, brasileiro, solteiro, contador, natural de Rio Branco-AC, RG:74.100 SSP/AC, CPF: 078.711.982-20, residente no Conjunto Universitário I, Q-35, C-20, bairro: Distrito Industrial, nesta cidade; Marco Aurélio Paes Pereira, brasileiro, solteiro, servidor público, natural de Rio Branco-AC, CPF:663.194.042-72, residente à Rua Chile, Quadra B Casa 83, Bairro Habitasa, nesta cidade; Roberto Lima da Silva, brasileiro, casado, Servidor Público Federal, natural de Tarauacá-AC, RG: 106.447 SSP/AC e CPF: 128.886.052-87, residente à Rua Marechal Deodoro, 1.000, bairro: Ipase, nesta cidade; Suplentes: Itamar Zanin, casado, empresário, natural de Lauro Muller-SC, RG: 11.221.112-4 SSP/SP, CPF: 690.670.828-72, residente à Rua Milton Matos, 70, bairro Bosque, nesta cidade; Atalíbio Bady Casseb, brasileiro, casado, advogado, natural de Boca do Acre-AM, RG: 038.852 SSP/AC, CPF: 024.974.252-72, residente à Avenida Vitória Régia, 240, bairro: São Francisco, nesta cidade; Paulo Roberto de Oliveira, brasileiro, casado, servidor público aposentado, brasileiro, casado, funcionário público, natural de Sena Madureira-AC, RG: 082.923 SSP/AC e CPF: 119.808.692-00, residente no Residencial Bouganvilli, Rua Jaguari, 70 Casa 19, bairro: Isaura Parente, nesta cidade. Cumprindo a pauta sendo facultada a palavra. O presidente empossado para seu primeiro mandato (2026-2027), Gerson Boaventura de Souza, disse que se sentia honrado em presidir o RBFC, que deixava de ser “pedra para tornar-se vidraça” a) O conselheiro, Getúlio Teixeira Pinheiro Junior: Se pronunciou chamando atenção para a importância da UNIÃO pelo Clube, Rio Branco Football Club, se colocando à disposição para ajudar ao Clube, na Caminhada na Gestão da Diretoria Eleita; b) Márcio: Se pronunciou chamando atenção, para somar esforços em prol do Clube, Rio Branco, visando superar as questões as internas e voltar a alcançar o Sucesso; c) Síglia: Se manifestou sobre a questão patrimonial do Clube. Alertando para o cuidado de endividamento e todos buscando contribuir para o fortalecimento do Rio Branco Futebol Clube, inclusive como vice-presidente da Acisa, para evoluir com planejamento e ajudar no processo de Reconstrução. Que é preciso haver profissionalismo para melhorar do Clube, utilizando-se de parcerias; d) Outro que também se pronunciou, foi o presidente eleito, Gerson Boaventura, dizendo de sua alegria de Representar o Clube, deixando de ser pedra, para torna-se vidraça. Agradeceu ao atual presidente, Neto Alencar, destacou a necessidade de buscar calendário para 2027. Procurar desenvolver um trabalho sintonizado com o Conselho Deliberativo, sob a presidência do Bira. Na ocasião disse, dispor de metade de um time; e) Por fim, José Macedo, destacou a longa existência do Clube, que precisa ser observado e respeitado, que deve-se procurar honrar os compromissos.

Rio Branco-AC, 01 de janeiro de 2026.

Luiz Carlos Gadelha de Assis

Vice-Presidente no Exercício do Conselho Deliberativo do RBFC

Biênio – 2026-2027

GERSON BOAVENTURA DE SOUZA –

 Presidente do Conselho Diretor

Biênio – 2026-2027

 

 

 

 

 

Valtemir Evangelista de Souza

2° Secretário do Conselho Diretor

Biênio – 2026-2027

 

 

 

 

Zenon Lopes de Oliveira

Presidente do Conselho Fiscal

Biênio – 2026-2027

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Programa de Intercâmbio Internacional “Acre no Mundo” entra na pauta da Aleac

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Os estudantes da rede pública estadual de ensino poderão a partir do próximo ano serem contemplados com um Programa de Intercâmbio Internacional batizado de “Acre no Mundo. A proposta foi encaminhada pelo governador Gladson Cameli nesta terça-feira, 16, para ser analisado nas comissões e aprovados no plenário da Assembleia Legislativa.

De acordo com o governo, a proposta visa à instituição de um programa estruturado de intercâmbio internacional voltado aos estudantes da rede pública estadual de ensino, objetivando promover a imersão de estudantes na língua oficial do país de destino.

“Por meio desta proposta, serão oferecidas oportunidades de desenvolver competências globais, domínio de língua estrangeira e capacidade de atuar em contextos culturais diversos, as quais, em regra, estão restritas a famílias com maior poder aquisitivo”, pontuou a mensagem governamental para os deputados.

Ainda segundo o Estado, o Programa “Acre no Mundo” busca justamente enfrentar essa desigualdade, por consistir em uma política pública que possibilita a estudantes da rede pública estadual, selecionados por critérios de mérito e desempenho escolar, a vivência educacional em instituições de ensino no exterior, com suporte financeiro adequado por meio de bolsa-intercâmbio, de forma que a condição socioeconômica deixe de ser um obstáculo para que nossos jovens tenham acesso a experiências formativas de alto impacto.

“Em síntese, o Programa representa um investimento estratégico na juventude acreana, contribuindo para a promoção da igualdade de oportunidades, fortalecimento do ensino público e formação de lideranças capazes de representar o Acre e o Brasil em um cenário global cada vez mais interconectado”, frisa o governador no final da mensagem.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Para arrecadar mais, governo envia à Aleac para análise a criação da Loteria do Acre

Publicado

em

O governador Gladson Cameli encaminhou a Assembleia Legislativa do Acre nesta terça-feira, 16, um projeto de lei que cria o Serviço de Loteria do Estado do Acre. De acordo com o Estado, esse serviço é um instrumento legítimo de arrecadação de recursos públicos, em conformidade com a legislação federal vigente e com a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal, permitindo ao Estado a exploração de modalidades lotéricas autorizadas em âmbito nacional.

Segundo a mensagem a governamental encaminhada ao parlamento, o Serviço de Loteria do Estado do Acre busca a ampliação da capacidade de financiamento de políticas públicas socialmente relevantes, especialmente nas áreas de seguridade social, habitação, segurança alimentar, cultura, lazer, turismo e desenvolvimento social, assegurando que a exploração da atividade lotérica seja realizada com responsabilidade social, transparência, controle estatal e observância aos princípios da prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

O Projeto estabelece diretrizes para a organização, exploração e fiscalização do serviço lotérico estadual, assegurando a proteção dos apostadores, a imposição de deveres e requisitos aos operadores, a adoção de práticas de jogo responsável, bem como medidas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, em consonância com a legislação federal, fortalecendo o papel do Estado na regulação e no controle dessa atividade econômica.

“Assim, pretende-se gerar receitas não tributárias para o Estado, a serem aplicadas prioritariamente em políticas públicas socialmente relevantes e na promoção da justiça fiscal, contribuindo para o fortalecimento das finanças públicas sem onerar o Tesouro Estadual, e coibir a atuação do chamado mercado cinza, atualmente exercido sem parâmetros regulatórios, sem proteção adequada aos consumidores e sem controle estatal. Além disso, vislumbra-se potencial impacto positivo da medida sobre a economia local, tendo em vista a necessidade de infraestrutura, tecnologia e mão de obra para a operacionalização do serviço, com estímulo à geração de empregos diretos e indiretos e à atração de investimentos privados”, disse.

Comentários

Continue lendo