Acre
Aos 79 anos, idoso tira certidão de nascimento pela 1ª vez durante projeto do TJ no AC: ‘ficou muito feliz’
Documento foi obtido durante projeto ‘Registre-se!’, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), realizado este mês. Prima contou que idoso, natural de Sobral (CE), perdeu os pais ainda muito novo e nunca teve registro.

Após mais de sete décadas sem nenhuma documentação que comprovasse sua identificação, o cearense Francisco Afonso Neves de Souza, que vive no Acre desde a década de 80, tirou a primeira certidão de nascimento aos 79 anos durante projeto ‘Registre-se!’, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), que ocorre neste mês.
Souza nasceu no dia 2 de agosto de 1943, na cidade de Sobral, no Ceará. Segundo relato da prima Virgínia Prado, ele era filho de pais de origem muito humilde, que tiveram 13 filhos e desses, sete faleceram na primeira infância. Quando ele tinha 9 anos de idade, o pai dele faleceu e a mãe ficou viúva criando seis filhos. E, quando ele completou 14 anos, a mãe também faleceu.
Virgínia conta que Souza e os cinco irmãos passaram a ser criados separados, em casas de parentes diferentes. E a mãe dela, que era prima dele de primeiro grau, quando casou, o levou para morar com ela.
“Em 1986 toda minha família veio morar em Rio Branco, no Acre, e ele veio junto porque fazia parte da nossa família desde que minha mãe casou. Durante esse tempo todo, ele não tinha documento nenhum, não foi registrado e minha mãe quando acolheu ele, proveu todas as necessidades dele. Nunca teve trabalho formal, nunca casou, nunca teve filhos. E todas as necessidades dele eram supridas pelo meu pai e mãe, inclusive, despesas médicas, sempre foi muito saudável. Agora, já na boa idade, foi que apresentou alguns problemas de doenças”, relata.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/p/O/x5lE3CTE6he3UQDvFE4A/whatsapp-image-2023-05-25-at-08.46.47.jpeg)
Após tirar certidão de nascimento, o senhor Francisco Afonso também solicitou título de eleitor — Foto: Arquivo pessoal
A prima, que é quase uma irmã para o idoso, diz que a família sempre se preocupou com o fato de ele não ter documentos, mas que a distância e falta de contato com os demais parentes que continuaram morando no Ceará, acabava dificultando a situação.
“Quando começou essa era WhatsApp, redes sociais, nos aproximamos mais dos familiares que ficaram no Ceará e começamos a perguntar sobre a questão dos documentos dele. Todas as pessoas, irmãos dele que ainda estão vivos, tios, sempre relataram que ele nunca tinha tirado certidão de nascimento. Nós fizemos pesquisa nos cartórios de Sobral e todos disseram que ele não tinha registro, procuramos também nas cidades do entorno. Após essa etapa, de busca nos cartórios, nós procuramos nas igrejas para ver se ele tinha sido batizado e também não foi encontrado nenhum registro dele”, conta.
Foi então que Virgínia soube, por uma reportagem de televisão, sobre o projeto do Poder Judiciário, que iria acontecer em todo país e decidiu levar o primo no primeiro dia da ação, em Rio Branco.
“No mesmo dia foi dado entrada no processo de requerimento do registro de nascimento dele, sendo marcada audiência para o dia seguinte com o juiz, representante do MP e defensor. O juiz de direito foi muito sensível à causa, deu muita atenção e, após apuração, acolheu o pedido de registro e no dia 17 de maio foi expedida a certidão de nascimento dele”, lembra.
De posse da certidão, o idoso já solicitou os demais documentos, como CPF, título de eleitor e RG. “Ele ficou muito feliz, muito grato a Deus e a todos os envolvidos por este feito, ele se mostra muito orgulhoso segurando a certidão de nascimento dele e nós prosseguimos para tirar os demais documentos para que, posteriormente, a gente possa solicitar os benefícios previdenciários para ele.”
Registre-se no Acre
Mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade social foram atendidas entre os dias 12 e 13 em Rio Branco durante o Projeto “Registre-se!” do Poder Judiciário do Acre. A ação faz parte da Semana Nacional do Registro Civil.
Ao todo, foram 1.090 atendimentos com emissão de certidão de nascimento, 1ª e 2ª via do RG, CPF, e título de eleitor, além de cadastro no CadÚnico e orientações jurídicas. O público foi atendido no Palácio da Justiça, na capital.
A emissão do RG foi um dos serviços mais procurados. Ao todo, cerca de 160 atendimentos foram realizados para retirada do documento.
Comentários
Acre
Brasileia lidera realização de eletrocardiogramas no Acre e se destaca em cuidado preventivo

O município de Brasileia alcançou destaque na área da saúde pública ao registrar a maior taxa de realização de eletrocardiogramas (ECG) entre todos os municípios do Acre. Os dados foram apresentados pelo Núcleo de Telessaúde do Estado durante reunião virtual realizada nesta terça-feira (20), mostrando o avanço das ações de diagnóstico e prevenção de doenças cardiovasculares no município.
De acordo com o levantamento, Brasileia atingiu a marca de 119,8 eletrocardiogramas por mil habitantes, resultado da realização de 3.357 exames ao longo de 2025.
Os procedimentos são ofertados tanto nas unidades de saúde de referência do município quanto no Hospital Regional do Alto Acre, garantindo amplo acesso à população.

Fotos: Secom/Prefeitura de Brasileia
O prefeito Carlinhos do Pelado destacou que o resultado é fruto de planejamento, investimentos e compromisso com a saúde da população. “Esse número mostra que estamos no caminho certo junto ao governo do Estado. Investir em prevenção salva-vidas e reduz a necessidade de tratamentos mais complexos no futuro. Nossa gestão tem trabalhado muito para garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa, com qualidade e eficiência”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, ressaltou que a Secretaria vem intensificando a realização dos exames, inclusive em regiões de difícil acesso. “Temos ampliado a oferta de eletrocardiogramas não apenas na zona urbana, mas também na zona rural, levando esse serviço essencial as comunidades mais distantes. O Telessaúde tem sido um grande aliado nesse processo, permitindo diagnósticos mais rápidos e seguros”, explicou.
O Programa Telessaúde Acre foi criado com a missão de fortalecer a Atenção Primária à Saúde no estado, oferecendo suporte clínico-assistencial e educação permanente aos profissionais da área. Por meio da tecnologia, exames como o eletrocardiograma podem ser realizados nos municípios e analisados por especialistas, agilizando diagnósticos e condutas médicas.

Fotos: Secom/Prefeitura de Brasileia
O eletrocardiograma é um exame simples, rápido e indolor, que registra a atividade elétrica do coração em forma de gráfico. Ele é fundamental para avaliar o ritmo e os batimentos cardíacos, além de detectar problemas como arritmias, infartos, isquemias, aumento das câmaras cardíacas e distúrbios na condução elétrica.
Mesmo em pacientes sem sintomas, o ECG é uma ferramenta essencial para o diagnóstico e o acompanhamento de diversas doenças cardiovasculares.
Comentários
Acre
Rio Acre mantém nível acima da cota de transbordo às 9h desta quarta

Foto: Sérgio Vale
O Rio Acre em Rio Branco registrou às 9h desta quarta-feira, 21, um nível de 14,36 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, segundo o Boletim da Defesa Civil.
O boletim aponta que nas últimas 24 horas choveu 47,6 mm na capital acreana, e a cota de alerta está fixada em 13,50 metros
O nível do rio já apresentava 14,29 metros às 5h19, e a tendência, até o momento, é de leve elevação, reforçando a necessidade de atenção às famílias que residem em áreas de risco.
Comentários
Acre
Prefeitura decreta nomeação de aprovados em concursos de 2019 e 2024

Foto: Secom
A Prefeitura de Rio Branco publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21) dois decretos que tratam da nomeação e posse de candidatos aprovados em concursos públicos municipais, referentes aos certames de 2019 e 2024.
Por meio do Decreto nº 78, de 20 de janeiro de 2026, o prefeito Tião Bocalom nomeou uma candidata aprovada no Concurso Público nº 001/2019, destinado ao provimento de cargos efetivos da Prefeitura de Rio Branco. A nomeação considera a homologação do concurso em janeiro de 2020 e decisão administrativa que autorizou a entrega de documentação fora do prazo, após parecer favorável da Procuradoria-Geral do Município, reconhecendo motivo justificável apresentado pela candidata.
Conforme o Anexo I do decreto, a nomeada é Géssica Shewane Souza de Melo, classificada na 373ª colocação, para o cargo de Professora da Educação Infantil (Pré-Escola), na Secretaria Municipal de Educação (Seme).
A candidata deverá comparecer à Junta Médica do Município, localizada na Rua Alvorada, nº 281, bairro Bosque, das 13h às 17h, para orientações sobre os exames admissionais. Após a homologação médica, deverá apresentar a documentação exigida na Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, no mesmo endereço, das 8h às 14h, em dias úteis.
O prazo para cumprimento das etapas é de 30 dias, prorrogável por igual período, contados a partir da data de publicação do decreto. O não cumprimento acarretará a perda da nomeação.
Já o Decreto nº 81, também de 20 de janeiro de 2026, trata da posse e exercício de candidato aprovado no Concurso Público nº 001/2024/PMRB, homologado em maio de 2024.
O candidato empossado é Mateus Cavalcante dos Santos Filho, classificado em 4º lugar, para o cargo de Analista de Suporte – Especialização em Segurança da Informação, na modalidade de ampla concorrência.
O decreto determina que o candidato compareça ao Gabinete da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, na Rua Alvorada, nº 281, bairro Bosque, no dia 21 de janeiro de 2026, às 8h, para assinatura do Termo de Posse. A posse e o início do exercício ocorrem no mesmo dia, conforme prevê a legislação municipal e o edital do concurso.

Você precisa fazer login para comentar.