Acre
ANP licita blocos de exploração de gás natural no Acre
Em agosto, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) havia informado ao deputado Marcio Bittar (PSDB-AC) que a ANP licitaria as áreas a partir de 29 de outubro
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) licita hoje e amanhã, no Windsor Hotel, no Rio, um total de 240 blocos exploratórios terrestres com potencial para gás natural em sete bacias sedimentares em 12 Estados. O Acre é um dos Estados que integram a licitação, informou a assessoria de imprensa da ANP.
As áreas em licitação estão localizadas no Acre, Amazonas, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Paraná e São Paulo. Elas totalizam 168.348,42 Km², segundo a ANP.
Em agosto, o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, havia informado ao primeiro-secretário da Câmara, deputado Marcio Bittar (PSDB-AC), que a ANP deveria licitar os blocos para pesquisas exploratórias na Bacia do Acre, no Alto Juruá, a partir do dia 29 de outubro. No mês de abril, Bittar pediu à ANP e a Lobão ANP informações detalhadas sobre as pesquisas da agência no Acre para a prospecção de petróleo e gás natural em território acreano.
Na resposta a Bittar, a ANP explica que já investiu R$ 60 milhões na Bacia do Acre em estudos de aerolevantamento geofísico, levantamento geoquímico, processamento sísmico e levantamento sísmico 2D. Tais estudos, conforme a Agência, “são métodos indiretos de investigação, que comprovam a existência de condições propícias à geração e à acumulação de petróleo e gás natural” nas áreas pesquisadas no Acre.
Gás e óleo fino detectados
A ANP detectou gás natural e óleo fino na região do Vale do Juruá. Essas descobertas teriam ocorrido a partir de pesquisas iniciadas em 2007. Os estudos teriam identificado gás nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
Ainda na resposta a Bittar, o ministro Edison Lobão afirma que, de julho de 2012 até março deste ano, os pesquisadores da ANP deram sequência ao levantamento sísmico 2D. Diz ele que, mesmo ainda carecendo de processamento, os dados já coletados indicam que “parte da Bacia Sedimentar do Acre reúne condições geológicas favoráveis à geração e acumulação de hidrocarbonetos”.
Conforme Lobão, “a presença de petróleo e a quantidade necessária para tonar a descoberta comercial somente serão confirmadas com a perfuração de poços exploratórios”. Também na resposta, o ministério afirma que a implantação da infraestrutura necessária ao desenvolvimento e produção de eventuais campos produtores no Acre, só poderá ser dimensionada com a descoberta de novas acumulações comerciais. Diz também o ministro que “ainda são necessários estudos detalhados para melhor entendimento da bacia e de seu potencial petrolífero”.
Assessoria
Comentários
Acre
Com vagas para o Acre, divulgado o gabarito preliminar do concurso da Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira, 15, o gabarito preliminar das provas objetivas do concurso público regido pelo Edital nº 001/2025. O certame oferece 403 vagas em todo o país, sendo nove destinadas ao estado do Acre, além da formação de cadastro reserva.
No estado, são oito vagas para o cargo de Analista, que exige nível superior, e uma para Assistente Administrativo, de nível médio. As oportunidades para Analista são voltadas a profissionais com formação em Administração (3 vagas), Ciências Contábeis (1 vaga) e Engenharia Agronômica (4 vagas).
As provas foram aplicadas no último domingo, 13, e o gabarito está disponível no site do Instituto Consulpam, organizadora do certame. Os candidatos que desejarem interpor recursos contra alguma questão ou resposta terão os dias 15 e 16 de julho para realizar o procedimento, por meio da Área do Candidato no portal da banca. É necessário apresentar o recurso devidamente fundamentado, conforme previsto no edital.
O concurso da Conab é um dos mais aguardados da área administrativa federal. Estão sendo ofertadas 34 vagas para o cargo de Assistente e 369 para Analista, ambos de nível superior, com salários que podem ultrapassar R$ 8 mil, dependendo da especialidade.
Para mais informações e acesso ao gabarito, os candidatos devem acessar o site:www.consulpam.com.br.
Comentários
Acre
TJ do Acre convoca estagiários aprovados para entrega de documentos
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, publicou nesta terça-feira, 15, o Edital nº 42/2025, convocando acadêmicos aprovados no seletivo simplificado para estágio nas comarcas do estado.
Os convocados devem enviar a documentação exigida em até cinco dias úteis para o e-mail gedep@tjac.jus.br, sob risco de perder a vaga. Entre os documentos requeridos estão CPF, RG, comprovante de matrícula, certidão negativa de antecedentes criminais e declaração de não possuir outro vínculo de estágio, além de comprovante de conta salário para depósito da bolsa.
A convocação visa garantir o funcionamento adequado das unidades judiciais e administrativas, com a atuação dos estagiários em atividades essenciais. O edital também ressalta a importância da atualização cadastral para agilizar o contato com os candidatos conforme surgem vagas durante a validade da seleção.
Comentários
Acre
Ieptec convoca candidatas aprovadas para atuação como bolsistas
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) publicou nesta terça-feira, 15, a convocação de duas candidatas aprovadas nos editais dos seletivos simplificados nº 01/2025 e nº 02/2025, para atuação como profissionais bolsistas nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual.
No município de Cruzeiro do Sul, a convocada é Nayara Costa de Sousa, aprovada em 1º lugar com nota final de 32 pontos, para a vaga de profissional bolsista docente mensalista, com carga horária de 25 horas semanais. A atuação será na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo período de 12 meses.
Já no município de Porto Acre, foi convocada Zoraide Martins Ferreira, aprovada com nota final de 58 pontos, para a vaga de profissional bolsista não docente horista, com carga horária de 72 horas, destinada à execução de atividades administrativas e acadêmicas no programa Mulheres Mil. O vínculo terá duração de 12 meses. As candidatas devem comparecer com a documentação exigida nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 8h às 12h.
A lista de documentos inclui RG, CPF, diploma ou declaração de escolaridade, certidões negativas da Justiça, comprovantes de residência, conta bancária ativa, quitação eleitoral e militar (quando aplicável), além do cadastro como credora junto à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e uma foto 3×4 colorida. Servidores públicos também devem apresentar documentação que comprove a situação funcional.
Você precisa fazer login para comentar.